Desafio Juntos por Todos
Partilhe a sua experiência e recomendações

A situação atual obrigou a mudanças significativas nas nossas rotinas, estando a
grande maioria da nossa comunidade académica a estudar e/ou a trabalhar a partir de
casa. Contudo, a distância que devemos manter, agora, não deve ser
sinónimo de separação. Por esse motivo, lançamos o desafio a toda a comunidade de
partilhar a sua experiência e recomendações para viver, da melhor forma, o presente e o
futuro. Estes testemunhos são publicados nas nossas páginas nas
redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e nesta página (do Portal IPS),
para aproximar e inspirar toda a nossa comunidade.
Aqui ficam as "vozes" do IPS:
"Nunca estivemos tão
isolados, mas, simultaneamente, em contacto uns com os outros"

Mariana Brigantim | Estudante IPS | Licenciatura
em Enfermagem
|
Como finalista da Licenciatura em Enfermagem, neste momento, nada que nos seja
ensinado à distância poderá substituir o Estágio de Integração à Vida Profissional. Sem
dúvida que, do ponto de vista académico, a suspensão desse momento, tão antecipado, foi
a maior desilusão. Porque, ao longo dos quatro anos da licenciatura, vamos ganhando
determinadas expetativas, e moldando os nossos interesses pessoais e profissionais, até ao
momento de escolhermos o local/serviço onde vamos estagiar, e isso não aconteceu.
Ao início, foi complicado, porque vivemos um período de grande incerteza. Porque nada
substitui a prática clínica! Contudo, embora a adaptação tenha sido complicada, os
professores têm-se mostrado muito disponíveis para colaborar connosco, com o objetivo de
nos informar, sempre, em relação ao nosso futuro como estudantes.
Como não existia qualquer matéria que pudesse ser adiantada, os nossos professores
fizeram o "quase impossível", neste período tão sui generis, e "adiantaram-
nos" o que estava ao seu alcance: formação e orientação, em tempo recorde, sobre o
SARS-COV2, realidade com a qual, de certeza, iremos contactar num futuro próximo.
Depois desta pandemia, sem dúvida que vou começar a valorizar a vida de forma
diferente. Este acontecimento vai influenciar as minhas decisões futuras. São as
experiências menos boas que nos fazem valorizar as melhores, e isto vai ser algo que
ninguém vai esquecer tão cedo!
Nunca estivemos tão isolados, mas, simultaneamente, em contacto uns com os outros.
Temos mais tempo para refletir no que passou, ou no que poderíamos ter feito de diferente.
As idas ao cinema, saídas com amigos e passeios à praia são substituídos por séries,
vídeochamadas, ler livros ou cozinhar pão! Tudo parte da nossa capacidade de adaptação
aos obstáculos que encontramos no nosso caminho.
|
|
"...acabei por ter o apoio do IPS, através de
um programa de empréstimo de meios informáticos, o que foi uma grande ajuda."

Carolina Rodrigues | Estudante IPS | Licenciatura
em Bioinformática
|
Esta nova situação, que todos estamos a viver, trouxe alguns desafios e necessidade de
adaptação rápida. No meu caso, como, inicialmente, não tinha o equipamento
informático necessário para acompanhar as aulas, dependia dos apontamentos de colegas.
Isso foi o maior desafio que senti para me adaptar ao ensino à distância. Mas, depois,
acabei por ter o apoio do IPS, através de um programa de empréstimo de meios
informáticos, o que foi uma grande ajuda.
Esta nova modalidade de ensino, tornou tudo mais impessoal. A distância dificulta a
tarefa dos professores, que não conseguem perceber tão bem o ritmo de aprendizagem, e
nós, os estudantes, deixamos de ter o apoio presencial, fulcral ao nosso estudo.
Também é mais difícil manter a concentração/atenção, porque estamos no conforto das
nossas casas e não temos aquelas rotinas matinais que nos ajudam a preparar e motivar,
diariamente.
Por outro lado, tendo mais tempo (que normalmente se perderia em transportes, por
exemplo), podemos aproveitar para estudar e praticar a matéria lecionada, desenvolver
outras capacidades, fazendo cursos online, por exemplo, ler ou até mesmo descansar, sem
deixar de ter momentos de lazer e "conviver" com os nossos colegas, por vídeo-chamada
ou jogos online.
Ainda assim, confesso que sinto falta da família e do convívio presencial com os
amigos.
Mas esta experiência está a ajudar-nos a ver, praticamente, tudo de outra perspetiva.
Passamos a dar valor a coisas simples, como uma ida ao café ou um simples passeio pelo
jardim, e ajuda-nos, também, a expandir o pensamento na resolução de problemas, entre
reuniões e trabalhos de grupo. Apesar de não termos o convívio habitual, as atividades
passaram a ser mais pragmáticas. Deixando de haver a possibilidade de nos reunirmos,
apercebemo-nos que muitos dos problemas podem ser resolvidos com o envio de um
simples email.
|
|
|

Luís Oríola e Sofia Figueiredo | Diplomado IPS |
Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa
"... é preciso salvaguardar que todos
tenham acesso à informação de forma rápida e equitativa..."
Luís e Sofia são intérpretes de LÍngua Gestual Portuguesa com presença diária nos
ecrãs televisivos, dividindo o mesmo plano com a diretora-geral e a ministra da Saúde, nas
conferências de imprensa sobre a COVID-19.
Fomos entrevistar estes dois diplomados que fazem chegar a informação à comunidade
surda. Saiba mais aqui.
|
|
|

Tiago Machado | Diplomado IPS | Licenciatura
em Fisioterapia
|
"Adivinham-se tempos difíceis,
precisamos da ajuda de todos"
O Tiago é fisioterapeuta na Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos (UCIC) do
Hospital Egas Moniz, com um papel fundamental na recuperação dos doentes com Covid-
19.
A entrevista está disponível aqui.
|
|
|

Joana Mestrinho | Diplomada IPS| Licenciatura em
Enfermagem
|
"O mais doloroso é mesmo não poder dar um
beijinho ao próprio filho"
A Joana está na linha da frente do combate à Covid-19, na Unidade de Cuidados
Intensivos do Hospital de Santa Maria. Conversámos com ela, numa entrevista para ler aqui.
|
|
"...temos que continuar a lutar por aquilo que
queremos..."

Andreia Figueira | Estudante IPS | Licenciatura em
Engenharia do Ambiente
|
Olá a todos, o meu nome é Andreia Figueira, sou um dos rostos IPS e venho apelar a
toda a comunidade IPS para que fiquem em casa.
Sei que neste momento não é fácil para nós estudantes, mas temos que continuar a
lutar por aquilo que queremos, continuar a lutar pelo nosso futuro, por favor não desistam.
Sabemos que ter aulas online não é a mesma coisa do que ter aulas presenciais,
mas temos todos que fazer esse esforço, para que no fim possamos sair fortes e unidos no
meio deste vírus. Nesta batalha que agora enfrentamos, não existem diferenças, cada
um deve desempenhar a seu papel, seja grande ou pequeno.
Cuidem de vós para que seja mais fácil cuidarmos de quem amamos.
E não te esqueças que juntos fazemos o amanhã. Fica em casa.
O vídeo da mensagem da Andreia está disponível aqui.
|
|
"...Não percam o ânimo, reinventem-se..."

André Correia | Estudante IPS | Licenciatura em
Gestão de Recursos Humanos
|
Realmente a situação que enfrentamos, inicialmente, pode ter sido motivo de
desmotivação ou desalento e até mesmo de desleixo, mas agora que já estamos com 2
semanas de aulas "virtuais", na minha opinião, comprova-se que este paradigma até trouxe
bastantes benefícios para os estudantes, nomeadamente: o tempo que ganhamos por não
termos de nos deslocar para o Campus Universitário, o que nos dá mais tempo para estudar
ou adiantar trabalhos de grupo, ou ainda o facto de que para estudantes- trabalhadores
tornou-se mais fácil conciliar trabalho e estudo, o que diminuirá seguramente as
probabilidades de termos que faltar a certas aulas por razões de força maior.
Pessoalmente, tento ser o mais organizado possível e montar um plano de estudos de
acordo com o meu horário semanal. Quanto ao meu método de estudo, nada mudou desde
que iniciou a Quarentena mas noto, sem qualquer tipo de dúvida, que tenho mais tempo
para me preparar para as aulas e para consolidar a matéria dada.
A minha recomendação para a comunidade IPS é que não percam o ânimo,
reinventem-se e como o meu pai diz sempre: "Há tempo para tudo." Cabe a cada um de
nós aproveitá-lo da melhor forma, sendo o mais produtivos possível.
|
|
Como está a estudar e/ou trabalhar? Tem alguma
palavra
de esperança e/ou recomendação? Pode enviar o seu testemunho num
dos seguintes formatos:
1) Grave um vídeo de curta duração (no máximo 60 segundos), na vertical;
2) Tire uma foto ilustrativa, com um testemunho escrito.
Envie para o email: gi.com@ips.pt

|
|