|
|
Bases de Dados
| Código: |
LGDLP1549 |
|
Sigla: |
BD |
| Áreas Científicas: |
Sistemas e Tecnologias de Informação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Língua de Ensino
Português
Objectivos
A. ENQUADRAMENTO
Actualmente as organizações dependem dos seus Sistemas de Informação, dando-se a evolução tecnológica, na generalidade das organizações, de forma gradual e progressiva.
A utilização de Bases de Dados é essencial à tomada de decisão e aquisição de vantagens competitivas por parte das organizações, surgindo como uma necessidade de importância crescente.
Disponibilizar Bases de Dados capazes de armazenar informação necessária às organizações é o desafio dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados Relacionais como suporte ao Sistema de Informação organizacional.
A unidade curricular de Bases de Dados, que se insere no 1º ano (2º semestre) da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística, deve permitir que os estudantes adquiram um conjunto de capacidades que lhes permitam aumentar o seu desempenho face aos desafios que se lhes colocam no mercado de trabalho.
B. SÍNTESE DA UNIDADE CURRICULAR
Com esta unidade curricular pretende-se apresentar os métodos e técnicas de análise e desenho de Bases de Dados, adequando-os ao suporte das actividades organizacionais, considerando como fundamentais os seguintes aspectos:
• Entender a importância das Tecnologias de Informação na vida Empresarial.
• Conhecer e utilizar as Bases de Dados.
• Conhecer e utilizar software de Gestão de Bases de Dados que permita melhorar o desempenho organizacional.
C. CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
-> Macro-competências:
• Capacidade de análise crítica;
• Eficácia individual, interpessoal e grupal;
• Resolução de problemas;
• Criatividade.
-> Competências de Base:
• Capacidade de compreender os requisitos de informação necessários à Gestão de Base de Dados no contexto organizacional;
• Capacidade de definição da informação pertinente para a resolução do problema;
• Capacidade de desenvolver aplicações de gestão de bases de dados que permita melhorar o desempenho organizacional.
-> Competências profissionalizantes
• Capacidade de desenvolver aplicações amigáveis de forma a permitir a utilização das Bases de Dados na tomada de decisão e aquisição de vantagens competitivas.
D. OBJECTIVOS
• Entender a importância das Bases de Dados na organização;
• Conhecer e utilizar as funcionalidades disponíveis nas Bases de Dados;
• Desenvolver aplicações de Gestão de Bases de Dados que permitam melhorar o desempenho individual e organizacional.
Programa
F. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
0. CONTEXTUALIZAÇÃO
0.1. Enquadramento conceptual
0.2. Dados e Informação
0.3. Sistemas de Informação
0.4. Tecnologias de Informação
0.5. A Segurança da Informação
1. BASES DE DADOS
1.1. Ficheiros de Dados
1.2. Métodos de Acesso aos Dados
1.3. Conceitos e Componentes da Base de Dados
1.4. Sistemas de Gestão de Bases de Dados
1.5. Modelos de Bases de Dados
1.6. O Modelo Relacional
2. ESTRUTURA DE DADOS
2.1. Análise e especificação de Requisitos
2.2. Desenho Conceptual, Lógico e Físico
2.3. Sistemas de Gestão de Bases de Dados Relacionais
2.4. Integridade referencial
2.5. Chaves
3. MANIPULAÇÃO DE DADOS
3.1. Criação de tabelas
3.2. Definição dos tipos de dados
3.3. Criação de chaves primárias
3.4. Estabelecimento de relações entre tabelas
3.5. Criação e utilização de formulários
3.6. Sub-formulários
4. APRESENTAÇÃO DE DADOS
4.1. Criação de consultas
4.2. Definição de critérios de pesquisa
4.3. Utilização de operadores
4.4. Criação e formatação de relatórios
4.5. Condições de ordenação e de sumário
4.6. Criação de páginas
5. APLICAÇÕES
5.1. Definição do problema
5.2. Especificação de requisitos
5.3. Construção de aplicações
6. INTEGRAÇÕES
6.1. Criação e utilização de macros
6.2. Associação de macros a botões de comando
6.3. Construção de menus de apresentação
6.4. Integração de aplicações
7. OPTIMIZAÇÕES
7.1. Optimização de componentes
7.2. Optimização de aplicações
Bibliografia Principal
• Pereira, J.L. ;Tecnologia de Bases de Dados, 3ª Edição, FCA, 1998 |
• Scmalz, M.;Integrating Excel and Access, O’Reilly, 2005 |
• Conrad, J.;Microsoft Access 2010 Inside Out, Microsoft Press, 2010 |
• MacDonald, M. ;Access 2010: The Missing Manual, Pogue Press., 2010 |
• Neves, J. ;Fundamental do Access 2010, FCA – Editora de Informática, 2010 |
Bibliografia Complementar
Viescas, J.L. and Conrad, J.;• Microsoft Office Access 2007 Inside Out (Microsoft Office Access Inside Out), Microsoft Press., 2007 |
• Date, C.J. ;An Introduction to Database Systems, 7th Edition, Addison Wesley Publishing Company, 2000 |
• Elmasri, R. and Navathe, S.B. ;Fundamentals of Database Systems, 3rd Edition, Addison Wesley Longman, Inc., 2000 |
• Date, C.J. ;The Database Relational Model: A Rectrospective Review and Analysis, Addison Wesley Longman, Inc., 2001 |
Métodos de Ensino
E. METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Os Métodos a utilizar integram:
▪ Processos Expositivos
▪ Processos Activos com a finalidade de verificar:
o Uma aprendizagem por descoberta pela exploração individual de software específico;
o Uma aprendizagem através da pesquisa subjacente à realização de um trabalho de investigação num domínio especifico
▪ Recurso à simulação visando colocar o aluno no centro do processo de ensino/aprendizagem.
▪ Abordagens do mundo real para maior aproximação do ensino teórico-prático às exigências do mercado de trabalho.
Nas componentes teóricas será utilizada a combinação dos métodos expositivo (conceitos) e interrogativo.
Nas componentes práticas será utilizado o método participativo e de resolução de exercícios.
Software
Microsoft Access 2010
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
| |
Total: |
45 |
Obtenção de Frequência
Avaliação contínua
A avaliação de conhecimentos é constituída por:
• Realização de um Teste Teórico Individual (TTI) (a realizar durante as aulas).
• Especificação e validação do Modelo Relacional (MR) relativo ao TPG.
• Elaboração e discussão de um Trabalho Prático de Grupo (TPG), sendo a discussão individual.
Nota Final = 0,25 TTI + 0,10 MR + 0,65 TPG
- Quando as classificações do TTI, do MR ou do TPG forem inferiores a 9,5 valores, o aluno terá de realizar avaliação final (Época de Recurso).
- Em caso de não comparecer ao Teste Teórico o aluno passa imediatamente para Avaliação Final (Época de Recurso).
A classificação final do TPG será atribuída em função da classificação obtida nas seguintes componentes:
• Elaboração do trabalho prático e respetivo relatório: 35%
• Defesa individual do Trabalho Prático: 30%
Devendo obter uma classificação igual ao superior a 9,5 em ambas as componentes.
Em caso de ausência à defesa do TPG, o aluno reprova e terá de realizar a unidade curricular em avaliação final (Época de Recurso).
Nota: As regras para a elaboração do TPG serão disponibilizadas em tempo oportuno na plataforma Moodle.
Cálculo da Classificação Final
Avaliação final
Existem três épocas de avaliação final:
Época Normal |1ª época (destina-se aos estudantes que não optaram pela avaliação contínua)
A avaliação da época normal é constituída por:
• Realização de um Exame Teórico-Prático (ETP)
Nota Final = 1,00 ETP
Para a obtenção de aprovação no ETP, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 40% do valor atribuído em cada componente, isto é, 40% na componente teórica e 40% na componente prática.
Caso a nota do ETP seja inferior a 9,5 valores, não existirá aprovação.
Época de Recurso | 2ª época (destina-se aos estudantes que não realizaram ou não obtiveram aproveitamento na época normal ou na avaliação contínua)
A avaliação de conhecimentos é constituída por:
• Realização de um Exame Teórico-Prático (ETP)
Nota Final = 1,00 ETP
Para a obtenção de aprovação no ETP, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 40% do valor atribuído em cada componente, isto é, 40% na componente teórica e 40% na componente prática.
Caso a nota do ETP seja inferior a 9,5 valores, não existirá aprovação.
Época Especial/Melhoria de Nota:
O sistema de avaliação é exactamente o mesmo que na Época Normal, sendo ETP a nota do exame da Época Especial/Melhoria de Nota.
Para a obtenção de aprovação no ETP, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 40% do valor atribuído em cada componente, isto é, 40% na componente teórica e 40% na componente prática.
Caso a nota do ETP seja inferior a 9,5 valores, não existirá aprovação.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Exame Mensal | Época Especial:
A avaliação é constituída por:
• Realização de um Exame Teórico-Prático (ETP)
Nota Final = 1,00 ETP
Para a obtenção de aprovação no ETP, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 40% do valor atribuído em cada componente, isto é, 40% na componente teórica e 40% na componente prática.
Caso a nota do ETP seja inferior a 9,5 valores, não existirá aprovação.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Melhoria de Nota:
A avaliação é constituída por:
• Realização de um Exame Teórico-Prático (ETP)
Nota Final = 1,00 ETP
Para a obtenção de aprovação no ETP, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 40% do valor atribuído em cada componente, isto é, 40% na componente teórica e 40% na componente prática.
Caso a nota do ETP seja inferior a 9,5 valores, não existirá aprovação.
|
|