This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LGP30008
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Linguística Comparada

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2009/2010 - 1S

Código: LGP30008    Sigla: LC
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Secção: zLínguas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 20 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,5
Orientação Tutorial: 1

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,50
José Catarino Soares   2,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
José Catarino Soares   1,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
José Manuel Catarino SoaresResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

ver pontos 1 e 5 do programa

Programa


Autor e docente do programa:José Manuel Catarino Soares

1.Introdução

Esta unidade curricular, assim como as que as precederam (Linguística Portuguesa 1 e 2, Linguística da LGP 1 e 2) tem por objectivo habilitar os estudantes deste curso com conhecimentos teóricos da estrutura da LGP e da estrutura da LP, as suas duas línguas principais de trabalho como futuros tradutores-intérpretes. Sendo, porém, o culminar dos estudos de linguística deste curso, o enfoque será posto na análise tipológica das duas línguas e nas suas implicações para a análise comparativa das suas estruturas sintácticas.

2.Competências a desenvolver

As que constam da peça instrutória F deste curso, com os números 7,8, 9 e 10 do grupo A.

3.Temas e Conteúdos

Análise comparativa e (sempre que pertinente) contrastiva da frasigénese na LP e na LGP. Do desiderato de discurso à frase. Tipologia das línguas.

4. Estratégias e Metodologias de trabalho

4.1 Estratégias de gestão do programa

Aulas expositivas, estudos de caso, investigação aplicada.

4.2 Acompanhamento tutorial

De acordo com as solicitações dos estudantes, ou, sempre que for considerado necessário, por iniciativa do docente.

4.3. Participação dos estudantes

Espera-se dos estudantes a tempo inteiro sejam assíduos e intervenientes, condição essencial do progresso das aprendizagens e do êxito nas avaliações, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC por forma a compensar a sua menor assiduidade.

5.Aprendizagens esperadas

No final desta UC, espera-se que os estudantes

− se tenham apropriado dos conceitos e dos métodos subajacentes à análise da frase nas suas duas línguas de trabalho: LP e LGP

− sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos de forma autónoma.

6.Actividades de desenvolvimento ou complementares da unidade

Participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos exercícios propostos pela docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo (seminários, encontros, conferências e eventos relacionados com a comunidade surda)

7.Avaliação

Avaliação formativa será feita de uma modo contínuo, através das actividades propostas nas aulas. A avaliação sumativa tomará a forma de um trabalho autónomo de investigação aplicada.


8.Bibliografia

8.1. introdutória

O Atlas da Línguas. Origem e Evolução das Línguas no Mundo. Lis Wyse (org.). Editorial Estampa. Lisboa. 1991.

A Linguagem. Edward Sapir. Editora Perspectiva-SA. São Paulo.1980

Language, Cognition and the Brain. Insights from Sign Language Research. Karen Emmorey. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. Mahwah. New Jersey. 2002.

Introduction to Typology: the unity and diversity of languages. Lyndsay J. Whaley. Sage Publications. London, 1997.


8.2. Bibliografia para aprofundamento

The Philosophy of Grammar. Otto Jespersen. The University of Chicago Press. Chicago. 1992.

Éléments de Syntaxe Structurale. Lucien Tesnières. Éditions Klincksieck. Paris. 1988.

Language Typology and Syntactic description. Vol.3. Grammatical categories and the lexicon.Timothy Shopen (org). Cambridge University Press. Cambridge. 1995.

Language Universals and Linguistic Typology. Bernard Comrie. The University Of Chicago Press. Chicago. 1989.

A Semiotic Theory of Language. Sebastian Shaumyan. Indiana University Press. Bloomington and Indianapolis. 1987.

Leçons de Linguistique vol.16. (1941-1942).Théorie du Mot et typologie linguistique: limitation et construction du mot à travers les langues. Gustave Guillaume. Les Presses Universitaires Laval. Québec. 2005.

Leçons de Linguistique vol.5 (1956-1957). Systèmes linguistiques et successivité des systèmes (II). Gustave Guillaume. Les Presses de l Université Laval,


Métodos de Ensino

ver ponto 4 do programa

Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 14:50:31 Última actualização: 2010-07-19