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Língua Gestual Portuguesa I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
| Código: | 
LGP10007 | 
   | 
Sigla: | 
LGPI | 
 
| Áreas Científicas: | 
Línguas e Literatura | 
 
 
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
21 | 
Plano de Estudos | 
1º | 
  6,0 | 
72 | 
 162,0 | 
 
 
 Docência - Responsabilidades| Docente | Responsabilidade | 
|---|
 | Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável |  | Maria José Duarte Freire | Responsável |  
  |  
 
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem
Esta UC,assim como todas as que lhe seguirão( LGP II, LGP III, LGP IV, LGP V e LGP VI), tem por objectivo Habilitar os estudantes deste Curso com uma efectiva competência comunicativa na sua principal língua de Trabalho como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa. No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem Praticamente, nos registos discursivos indicados no ponto 3, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos temas e conteúdos aí indicados. 
Programa
1.	Introdução 
 
 Esta UC, assim como todas as que lhe seguirão ( LGP II, LGP III, LGP IV, LGP V e LGP VI), tem por objectivo habilitar os estudantes deste Curso com uma efectiva competência comunicativa na sua principal língua de trabalho como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
 
 2.	Competências a desenvolver
 
 Utiliza adequadamente as técnicas de tradução e interpretação, recorrendo, se necessário, à dactilologia, à escrita, à transliteração, à leitura labial, ao desenho e à pantomima.
 
 Efectua a interpretação simultânea ou consecutiva das mensagens produzidas pelos enunciadores para os seus interlocutores em presença ou para os seus pontenciais destinatários in absentia.
 
 Compreende e transmite, fielmente e de forma clara e precisa, o sentido das mensagens e dos textos ( o seu conteúdo próprio, para além e através da designação e do significado das formas que os constituem) dos interlocutores em presença.
 
 Ajusta o processo de interpretação aos estilos e registos discursivos utilizados pelos interlocutores em presença.
 
 Averigua, sempre que necessário, o seu grau de compreensão das mensagens traduzidas para os seus destinatários surdos e ouvintes, afim de prevenir mal entendidos e perdas de informação.
 
 
 
 3.	Temas e conteúdos 
 
 -Apresentações/ A Comunidade Surda e a Sua Cultura
 -Identificação Pessoal
 -Dactilologia
 -Configurações Dactilologicas e Fanológicas
 -Classificadores (Introdução)
 -Numeração/ Cardinais e ordinais
 -Narrativas/Histórias
 
 4 .  Estratégias e Metodologias de trabalho
 
 
 4.1 Estratégias de gestão do programa
 
 -Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos (gravuras, croquis, banda desenhada)
 -Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, relatar um acontecimento do quotidiano, etc.)
 -Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
 -Técnica do diálogo
 -Técnica da conversação em grupo
 -Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual, embora com apoio do Português escrito no quadro, em questões relativas ao léxico)
 -Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e auto-análise das produções.
 -Simulação de situações de conversação da vida real.
 -Participação directa em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
 
 4.2 Acompanhamento tutorial 
 
 De acordo com as solicitações dos alunos, individualmente ou em pequeno grupo, consoante os casos.
 
 4.3. Participação dos estudantes
 
 Espera-se que os estudantes a tempo inteiro sejam assíduos e intervenientes, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC.
 
 5.	 Aprendizagens esperadas
 
 No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem praticamente, nos registos discursivos indicados no ponto 3, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos temas e conteúdos aí indicados.
 
 6.	Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares 
 
 A indicar na altura. (Visitas de estudo, Colóquios, eventos da comunidade Surda etc.)
 
 7.	Avaliação e Classificação
 
 O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
        I) Avaliação continua
       II) Avaliação Sumativa
 
 8.	Bibliografia essencial
 
 Gestuário – Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação – Livros SNR nº5, 2ª, Ed., 1995
 
 PRATA, 1., Mãos que Falam, Lisboa: Laboratório de Fonética da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Direcção Geral do Ensino Básico, 1981
 
 
 Vídeos;
 
                 - Peça de Teatro Infantil
                 - Mr. Bean I e II
 
  
 
Métodos de Ensino
-Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos (gravuras, croquis, banda desenhada)
 -Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, relatar um acontecimento do quotidiano, etc.)
 -Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
 -Técnica do diálogo
 -Técnica da conversação em grupo
 -Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual, embora com apoio do Português escrito no quadro, em questões relativas ao léxico)
 -Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e auto-análise das produções.
 -Simulação de situações de conversação da vida real.
 -Participação directa em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
 De acordo com as solicitações dos alunos, individualmente ou em pequeno grupo, consoante os casos.
 Espera-se que os estudantes a tempo inteiro sejam assíduos e intervenientes, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC. 
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
        I) Avaliação continua
       II) Avaliação Sumativa
  
Observações
A Língua de ensino desta UC é a LGP  
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