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Sociologia da Comunicação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
| Código: |
CS20003 |
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Sigla: |
SCOM |
| Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
| CS |
47 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - Responsabilidades| Docente | Responsabilidade |
|---|
| Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida | Responsável |
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| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Nesta UC pretende-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
Conhece e compreende os fenómenos e processos de comunicação enquanto objectos sociológicos.
Desenvolve actividades de investigação no domínio dos fenómenos comunicativos.
Comunica de forma eficaz, usando a língua portuguesa para fins académicos.
Gere eficazmente informação relevante sobre os fenómenos comunicativos e no âmbito da Sociologia da
Comunicação.
Utiliza adequadamente as tecnologias da informação e comunicação.
Organiza e planeia o trabalho pessoal
Programa
A Comunicação como objecto sociológico reducionismo sociológico e pluridimensionalidade da comunicação.
A emergência da sociedade de massas as transformações económicas e sociais no séc XX e os meios de
comunicação social.
A Comunicação de massas Os estudos dos efeitos: O Paradigma de Lasswell e os efeitos ilimitados.
Processos de mediação e os efeitos limitados da comunicação de massas: Os modelos do "two step flow" e do "multistep flow".
A crítica Marxista da manipulação ideológica à cultura de massas.
Dos efeitos das mensagens aos efeitos das tecnologias da comunicação: Mc Luhan e a aldeia global.
A produção da comunicação o "gatekeeping" e os critérios de selecção das notícias
O "Agenda setting" e a construção da realidade social.
Tematização e opinião pública.
A comunicação num contexto organizacional As Profissões da comunicação.
Globalização e Revolução Tecnológica: A Sociedade em Rede.
Métodos de Ensino
Nesta uc, prevêem-se os seguintes processos de trabalho:
Sessões presenciais de enquadramento teórico e metodológico.
Discussão orientada sobre temas, baseada na leitura de textos.
Análise e interpretação colectiva de informações de carácter teórico e empírico.
Comunicação oral dos resultados de diferentes actividades.
Estudo individual baseado na leitura e compreensão de textos diversos.
Comunicação com o professor e colegas por email.
Utilização das páginas da UC na Internet ou da respectiva plataforma interactiva (Moodle).
Realização de tarefas em suporte digital e com recurso a produtos multimédia: vídeo, fotos digitais, powerpoint,
etc.
Realização de um pequeno projecto de investigação em grupo.
Realização de um teste referente aos conteúdos da UC.
Acompanhamento tutorial individual e em grupo.
As atividades desenvolvidas e os produtos delas resultantes serão objeto de avaliação e classificação.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
CARDOSO, Gustavo (et al) A Sociedade em Rede em Portugal. Porto: Campo das Letras, 2005, 342 p.
ESTEVES, João Pissarra – Sociologia da Comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011, 522 p.
ESTEVES, João Pissarra (Org.) Comunicação e Sociedade. Lisboa: Livros Horizonte, 2002. 159 p.
JHALLY, Sut Os códigos da publicidade. Porto: Edições Asa, 1995. 286 p.
LUHMANN, Niklas A improbabilidade da comunicação. Lisboa: Vega, 1992. 155 p.
McLUHAN, Marshall La Galaxie Gutemberg. Paris: Mame, 1967.
NEVEU, Érik Sociologia do Jornalismo. Porto: Porto Editora, 2006. 143 p.
RIEFFEL, Rémy Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, 2006. 238 p.
WOLF, Mauro Teorias da Comunicação. Lisboa: Edit. Presença, 1987. 247 p.
WOLTON, Dominique Elogio do grande público: Uma teoria crítica da televisão. Porto: Edições Asa, 1994. 367 p.
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