This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20003
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Sociologia da Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: CS20003    Sigla: SCOM
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 47 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Fernando Almeida   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Fernando Miguel de Matos Vasconcelos AlmeidaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Nesta UC pretende­-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
Conhece e compreende os fenómenos e processos de comunicação enquanto objectos sociológicos.
Desenvolve actividades de investigação no domínio dos fenómenos comunicativos.
Comunica de forma eficaz, usando a língua portuguesa para fins académicos.
Gere eficazmente informação relevante sobre os fenómenos comunicativos e no âmbito da Sociologia da
Comunicação.
Utiliza adequadamente as tecnologias da informação e comunicação.
Organiza e planeia o trabalho pessoal

Programa

A Comunicação como objecto sociológico ­ reducionismo sociológico e pluridimensionalidade da comunicação.
A emergência da sociedade de massas ­ as transformações económicas e sociais no séc XX e os meios de
comunicação social.
A Comunicação de massas ­ Os estudos dos efeitos: O Paradigma de Lasswell e os efeitos ilimitados.
Processos de mediação e os efeitos limitados da comunicação de massas: Os modelos do "two ­step flow" e do "multi­step flow".
A crítica Marxista ­ da manipulação ideológica à cultura de massas.
Dos efeitos das mensagens aos efeitos das tecnologias da comunicação: Mc Luhan e a aldeia global.
A produção da comunicação ­ o "gatekeeping" e os critérios de selecção das notícias
O "Agenda ­setting" e a construção da realidade social.
Tematização e opinião pública.
A comunicação num contexto organizacional As Profissões da comunicação.
Globalização e Revolução Tecnológica: A Sociedade em Rede.


Métodos de Ensino

Nesta uc, prevêem-­se os seguintes processos de trabalho:
Sessões presenciais de enquadramento teórico e metodológico.
Discussão orientada sobre temas, baseada na leitura de textos.
Análise e interpretação colectiva de informações de carácter teórico e empírico.
Comunicação oral dos resultados de diferentes actividades.
Estudo individual baseado na leitura e compreensão de textos diversos.
Comunicação com o professor e colegas por email.
Utilização das páginas da UC na Internet ou da respectiva plataforma interactiva (Moodle).
Realização de tarefas em suporte digital e com recurso a produtos multimédia: vídeo, fotos digitais, powerpoint,
etc.
Realização de um pequeno projecto de investigação em grupo.
Realização de um teste referente aos conteúdos da UC.
Acompanhamento tutorial individual e em grupo.
As atividades desenvolvidas e os produtos delas resultantes serão objeto de avaliação e classificação.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
CARDOSO, Gustavo (et al) ­ A Sociedade em Rede em Portugal. Porto: Campo das Letras, 2005, 342 p.
ESTEVES, João Pissarra – Sociologia da Comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011, 522 p.
ESTEVES, João Pissarra (Org.)­ Comunicação e Sociedade. Lisboa: Livros Horizonte, 2002. 159 p.
JHALLY, Sut ­ Os códigos da publicidade. Porto: Edições Asa, 1995. 286 p.
LUHMANN, Niklas ­ A improbabilidade da comunicação. Lisboa: Vega, 1992. 155 p.
McLUHAN, Marshall ­ La Galaxie Gutemberg. Paris: Mame, 1967.
NEVEU, Érik ­ Sociologia do Jornalismo. Porto: Porto Editora, 2006. 143 p.
RIEFFEL, Rémy ­ Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, 2006. 238 p.
WOLF, Mauro ­ Teorias da Comunicação. Lisboa: Edit. Presença, 1987. 247 p.
WOLTON, Dominique ­ Elogio do grande público: Uma teoria crítica da televisão. Porto: Edições Asa, 1994. 367 p.

Opções
Página gerada em: 2025-12-07 às 16:56:06 Última actualização: 2010-07-19