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Comunicação Interpessoal
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
| Código: |
CS20007 |
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Sigla: |
CINT |
| Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
| CS |
33 |
Plano de Estudos |
2º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - Responsabilidades| Docente | Responsabilidade |
|---|
| Ana Luísa Rebelo de Oliveira Pires | Responsável |
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| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Os objectivos de aprendizagem a desenvolver pelos estudantes são:
Definir e compreender o conceito de comunicação interpessoal;
Discernir da importância da comunicação nas relações interpessoais;
Compreender a importância da comunicação não verbal;
Interpretar os diferentes tipos de comunicação não verbal;
Compreender e identificar os gestos, as expressões faciais e os movimentos corporais que acompanham a
comunicação verbal;
Identificar as diferentes barreiras à comunicação humana;
Identificar os diferentes comportamentos comunicacionais.
Programa
1. Comunicação interpessoal
1.1. Definição de comunicação interpessoal.
1.1.1. Comunicação face a face
1.1.2. Princípios da comunicação face a face
1.1.3. Comunicação mediada
2. Linguagem verbal e linguagem nãoverbal
2.1. Definição de linguagem verbal
2.1.1. Linguagem verbal escrita
2.1.2. Linguagem verbal oral
2.2. Importância da comunicação nãoverbal
2.2.1. O silêncio no processo de comunicação
2.2.2. Os gestos
2.2.3. As expressões faciais
2.2.4. Os movimentos corporais e a comunicação cinética
2.2.5. A distância pública e a comunicação proxémica
2.2.6. Comunicação paralinguística
2.2.7. Roupa e adornos
3. Barreiras à comunicação interpessoal
3.1. Barreiras internas
3.2. Barreiras externas
4. Comportamentos /estilos comunicacionais
4.1. Comportamento Agressivo
4.2. Comportamento Passivo
4.3. Comportamento Manipulador
4.4. Comportamento Assertivo
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino/aprendizagem integram a exposição de conteúdos programáticos, discussão /
reflexão dos estudantes (individual e/ou em grupo) relativamente aos temas e conteúdos programáticos
leccionados, realização de dinâmicas criativas (por exemplo, a dinâmica de grupos) relativamente aos temas e
conteúdos abordados.
Relativamente à avaliação, os estudantes deverão optar entre as modalidades de Avaliação Contínua e de
Exame Final.
Caso opte pela Avaliação Contínua, o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas; a classificação
final de cada estudante terá por base, para além da sua participação qualificada nas dinâmicas propostas a
realização e apresentação de um trabalho de grupo sobre um dos temas constituintes do programa (60%);
Teste individual (40%).
Em alternativa à Avaliação Contínua, o estudante poderá optar pelo Exame Final, que consiste numa prova
escrita, a realizar na época prevista para o efeito.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Bitti, P., Zani, B.(1997). A comunicação como processo social. Lisboa: Editorial Estampa
Carreira, F. (2011). A arte de bem comunicar no século XXI. Lisboa: Edições Sílabo
Castanyer, O. (2005). A assertividade: Expressão de uma autoestima saudável. Coimbra: Tenacitas
Davis, F. (1979). A comunicação nãoverbal. São Paulo: Editora Summos
Fachada, O. (2010). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo
Fast, J. (1986). A linguagem do corpo. Lisboa: Edições 70
Freixo, M. (2011). Teorias e modelos de comunicação. Lisboa: Instituto Piaget
Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2001). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: McGrawHill
Giddens, A. (2010). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Gibbons, B. (2007). Comunicar com êxito. Porto: Porto Editora
Monteiro, A., [et. al.](2008). Fundamentos de comunicação. Lisboa: Edições Sílabo
Vala, J., & Monteiro, M. (2002). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
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