This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS30004
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Carteira de Competências

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - A

Código: CS30004    Sigla: CCOMP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - A

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 47 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Maria Isabel Jesus   1,00
Orlando César   0,50


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

As aprendizagens e competências a desenvolver têm como referência as competências desejáveis ao futuro
profissional e na sua construção considerou­se a interação entre 3 vertentes: Competências Gerais da ESE,
Competências Específicas e Competências Profissionalizantes do Curso. As primeiras são consideradas uma
dimensão da matriz formativa da instituição e, portanto, “unificam” perspetivas e práticas dos professores
tutores que intervêm nos diferentes cursos. As competências associadas ao curso de CS são duas outras
dimensões da matriz que remetem para os perfis do estudante de CS e do futuro profissional. Assim, por esta
via, esta UC é também um instrumento de integração e acompanhamento do estudante, um dispositivo tutorial.
As competências associadas ao curso podem resumir­se a: domínio de conhecimentos de várias áreas do
saber que permitem a compreensão da complexidade das sociedades e dos contextos e processos onde se
inserem os fenómenos comunicacionais.

Programa

Esta UC não tem conteúdos fixados a priori. Ela pretende valorizar e creditar as aprendizagens e competências
decorrentes da participação do(a) estudante em ações /atividades de natureza diversa, de diferentes domínios,
ao longo do seu percurso formativo na ESE, aproveitando oportunidades de participar, por exemplo, em:
Domínio 1 ­ Profissional/Técnico: estágios não­curriculares, atividades de comunicação e organização de
eventos e de tempos livres (grupos desportivos, IPSS, gabinetes de comunicação e outros), cursos de curta
duração, cursos de formação profissional, organização de eventos, etc.
Domínio 2 ­ Científico: conferências, encontros, seminários, publicações em suporte papel ou multimédia,
artigos, etc.
Domínio 3 ­ Académico (não letivo): associação de estudantes, conselho pedagógico, concelho de
representantes, voluntariado no CRECM, etc.
Domínio 4 ­ Social e de Cidadania: ações de voluntariado, movimento associativo, ONGs intercâmbios nacionais
e internacionais, etc.


Métodos de Ensino

Existem tutores por grupos de cerca de 15 estudantes, que os(as) acompanham do 1º ao 3º ano. (A) tutor(a) é
o(a) seu/sua docente orientador(a) sobre atividades, competências, relatórios, etc., valorizando as estratégias
de auto­formação, motivando­os(as) a procurar e desenvolver, ao longo dos 3 anos, atividades significativas,
relevantes e diversificadas, que proporcionem enriquecimento pessoal, social e profissional.
A modalidade de trabalho são os encontros com o(a) tutor(a), individuais ou de pequeno grupo, previamente
combinados, pressupõem, por princípio, a definição prévia dos conteúdos /objetos de trabalho desses
encontros e podem exigir a prévia entrega pelo estudante de um produto sumário (explicitação de intenções de
observação/participação ou do pré­projecto, dúvidas, etc.) e visam preparar a elaboração e/ou discussão dos
relatórios do estudante e do seu portefólio. Obrigatoriamente, em cada ano, há pelo menos três reuniões gerais
com estudantes.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
BELL, Judith (2002) – Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
COUTINHO, Clara Pereira (2011) – Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e
prática. Porto: Almedina.
VAZ, Rute (2010) – Carteira de Competências [portefolio]. 2 volumes. Setúbal: ed. Autora.
ZABALA, Antoni, ARNAU, Laia (2010) ­ Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre [Brasil]: Artmed,
2010.

Opções
Página gerada em: 2025-12-07 às 16:49:10 Última actualização: 2010-07-19