|
|
Carteira de Competências
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - A
| Código: |
CS30004 |
|
Sigla: |
CCOMP |
| Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - A
Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
| CS |
47 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - Responsabilidades| Docente | Responsabilidade |
|---|
| Ricardo Jorge Melo Nunes | Responsável | | Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves | Responsável |
|
| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
As aprendizagens e competências a desenvolver têm como referência as competências desejáveis ao futuro
profissional e na sua construção considerouse a interação entre 3 vertentes: Competências Gerais da ESE,
Competências Específicas e Competências Profissionalizantes do Curso. As primeiras são consideradas uma
dimensão da matriz formativa da instituição e, portanto, “unificam” perspetivas e práticas dos professores
tutores que intervêm nos diferentes cursos. As competências associadas ao curso de CS são duas outras
dimensões da matriz que remetem para os perfis do estudante de CS e do futuro profissional. Assim, por esta
via, esta UC é também um instrumento de integração e acompanhamento do estudante, um dispositivo tutorial.
As competências associadas ao curso podem resumirse a: domínio de conhecimentos de várias áreas do
saber que permitem a compreensão da complexidade das sociedades e dos contextos e processos onde se
inserem os fenómenos comunicacionais.
Programa
Esta UC não tem conteúdos fixados a priori. Ela pretende valorizar e creditar as aprendizagens e competências
decorrentes da participação do(a) estudante em ações /atividades de natureza diversa, de diferentes domínios,
ao longo do seu percurso formativo na ESE, aproveitando oportunidades de participar, por exemplo, em:
Domínio 1 Profissional/Técnico: estágios nãocurriculares, atividades de comunicação e organização de
eventos e de tempos livres (grupos desportivos, IPSS, gabinetes de comunicação e outros), cursos de curta
duração, cursos de formação profissional, organização de eventos, etc.
Domínio 2 Científico: conferências, encontros, seminários, publicações em suporte papel ou multimédia,
artigos, etc.
Domínio 3 Académico (não letivo): associação de estudantes, conselho pedagógico, concelho de
representantes, voluntariado no CRECM, etc.
Domínio 4 Social e de Cidadania: ações de voluntariado, movimento associativo, ONGs intercâmbios nacionais
e internacionais, etc.
Métodos de Ensino
Existem tutores por grupos de cerca de 15 estudantes, que os(as) acompanham do 1º ao 3º ano. (A) tutor(a) é
o(a) seu/sua docente orientador(a) sobre atividades, competências, relatórios, etc., valorizando as estratégias
de autoformação, motivandoos(as) a procurar e desenvolver, ao longo dos 3 anos, atividades significativas,
relevantes e diversificadas, que proporcionem enriquecimento pessoal, social e profissional.
A modalidade de trabalho são os encontros com o(a) tutor(a), individuais ou de pequeno grupo, previamente
combinados, pressupõem, por princípio, a definição prévia dos conteúdos /objetos de trabalho desses
encontros e podem exigir a prévia entrega pelo estudante de um produto sumário (explicitação de intenções de
observação/participação ou do préprojecto, dúvidas, etc.) e visam preparar a elaboração e/ou discussão dos
relatórios do estudante e do seu portefólio. Obrigatoriamente, em cada ano, há pelo menos três reuniões gerais
com estudantes.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
BELL, Judith (2002) – Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
COUTINHO, Clara Pereira (2011) – Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e
prática. Porto: Almedina.
VAZ, Rute (2010) – Carteira de Competências [portefolio]. 2 volumes. Setúbal: ed. Autora.
ZABALA, Antoni, ARNAU, Laia (2010) Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre [Brasil]: Artmed,
2010.
|
|