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Comunicação e Património Literário
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
DESP10001 |
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Sigla: |
CPL |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
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Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e pela expressão literária
enquanto espaço de formação e de representação dos diferentes valores culturais das nossas múltiplas
identidades humanísticas.
Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os discursos descritivos,
narrativos, opinativos e argumentativos.
Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente, sobre temas de cariz literário e cultural.
Compreender o valor da comunicação e do património literário como fator de coesão, representação e
transformação social.
Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor regional, nacional e universal e pertinência
formativa, com destaque para os textos contemporâneos.
Programa
Evolução semântica dos conceitos de comunicação e literatura.
Modelos de comunicação e conceitos de literatura.
Tipologias textuais; o literário e o não literário.
O conceito de património.
Textos literários e representação do património.
Literatura tradicional e oral: sua importância e funções.
O património literário local:
lendas do distrito de Setúbal;
as representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa);
representantes do património literário local e a sua intervenção social.
Literatura e sociedade.
Literatura e desporto.
Literatura e outras linguagens estéticas
Métodos de Ensino
1. O processo compreenderá:
a) Leitura, discussão e análise de textos;
b) Recensão escrita e/ou oral de textos;
c) Elaboração de pequenos comentários críticos;
d) Elaboração de trabalhos escritos;
e) Apresentação e discussão dos trabalhos;
f) Exposição de diversas temáticas;
g) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos.
h) Acompanhamento tutorial (Apoio presencial e à distância aos trabalhos de grupo e às pesquisas individuais.
2. Esperase que cada estudante:
a) Esteja presente em 75% das aulas e participe de forma ativa, crítica e construtiva na discussão das
questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo;
b) Leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados;
c) Execute os trabalhos programados.
3. Avaliação contínua (trabalhos de pesquisa, fichas de leitura e interpretações literárias).
Avaliação sumativa (um trabalho de grupo e um teste final)
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Bibliografia
Bibliografia:
COELHO, Adolfo (org.) (1999) Contos populares portugueses. Lisboa: Quixote.
DIAS, Jorge (1986) O essencial sobre os elementos fundamentais da cultura portuguesa. Lisboa: INCM.
GAMA, Sebastião da (2011) Obra completa. Lisboa: Editorial Presença.
GUERREIRO, Manuel Viegas (1983) Para a história da literatura popular portuguesa. Lisboa: ICLP.
PEDROSO, Consiglieri (1985) Contos populares portugueses. Lisboa: Editora Veja.
PINTOCORREIA, João David (org.) (1984) Romanceiro Tradicional Português. Lisboa: Editorial Comunicação.
SARAIVA, António José; LOPES, Óscar (1987) História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora.
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e (1986) Teoria da Literatura. 8ª edição. Coimbra: Almedina.
TELES, Viriato (2009) – As voltas de um andarilho – Fragmentos da vida e obra de José Afonso. Lisboa: Assírio
e Alvim.
VILHENA, António Mateus; PIRES, Daniel (seleção e notas) (2002) A Serra da Arrábida na poesia portuguesa.
Setúbal: Centro de Estudos Bocagianos.
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