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Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP10003 |
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Sigla: |
RIGG |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
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Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática
Programa
1. Elementos chave no relacionamento interpessoal
- A percepção do eu:
Importância das relações precoces
Auto-conceito – a chave da comunicação
- A percepção do outro:
atitudes, impressões, estereótipos
preconceito, discriminação
- Efeitos da presença do outro:
facilitação, inibição e desmobilização sociais
2. A relação entre os individuos e/ou os grupos
condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação
3. Conflitos interpessoais
- A natureza do conflito
- O estilo pessoal nos conflitos:
Comportamento agressivo
Comportamneto passivo
Comportamento manipulador
Comportamento assertivo
- diferentes modelos de resolução dos conflitos
4. Os Grupos:
- Conceito de grupo
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos;
- questões chave para a gestão de grupos.
5. Processos de comunicação nos grupos ou nas organizações
- O que é comunicar, tipos de comunicação, barreiras à comunicação interpessoal
6. Melhorar o seu estilo de comunicação interpessoal
- Comunicação positiva ou negativa
- Reagir de maneira não defensiva à critica
- Saber escutar
7. Temas em aberto. Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.
Métodos de Ensino
O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1. Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto-aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.
2. Orientação tutória
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Para além da participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas e realização dos trabalhos propostos pelo docente é incentivada a participação em a
tividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Outras atividades poderão ocorrer caso a turma/ docente sintam essa necessidade no decurso do semestre.
Modo de Avaliação
Observações
Adler, R. & Towne, N. (1991). Communication et interactions : la psychologie des relations humaines. Montréal : Études Vivantes.
Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica dos pequenos grupos. Porto: Afrontamento.
Brawley, L. R. & Martin, K. A. (1995). The interface between social and sport psychology. The Sport Psychologist, Vol 9(4), 469-497.
Carreira, F. (2011). A arte de bem comunicar no século XXI. Lisboa: Edições Sílabo.
Castanyer, O. (2005). A assertividade: Expressão de uma auto-estima saudável.
Coimbra: Tenacitas.
Fachada, M. Odete (2000). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo.
Ferreira, J.; Neves, J. & Caetano, A. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Forsyth, D. R. (1999). Group dynamics. Belmont: Wadswort Publishing Company.
Freire, M. S. (1999). Comunicação, Comportamento Humano e Empresa. Portalegre: Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico de Portalegre.
Garcia Marques, T. & Garcia Marques, T (2003). Estereótipos e a sua Influência no processamento da informação. Lisboa: ISPA.
Hopson, B. & Scally, M. (1989). Lifeskills teaching programmes. Leeds : Lifeskills association.
Nascimento, Inês (2003). A dimensão interpessoal do conflito na escola. In M.E. Costa (Org.), Gestão de conflitos na escola (192-255). Lisboa: Universidade Aberta.
Neto, F. (2000). Psicologia Social – Volume II. Lisboa: Universidade Aberta.
Poirier, et al (1995). Histórias de vida. Oeiras: Celta.
Tajfel, H. (1983). Grupos Humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte.
Torkildsen, G. (1999). Leisure and recreation management. London: Spon.
Vala, J. & Monteiro, M. B. (orgs.) (2004). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Vala, J.; Monteiro, M. B.; Lima, L. & Caetano, A (1995). Psicologia Social das Organizações. Oeiras: Celta.
Watzlawick, P.; Beavin, J. & Jackson, D. (1967). Pragmática da Comunicação Humana. São Paulo: Editora Cultrix.
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