This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS100007
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Atualidade nos Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CS100007    Sigla: AM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 45 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Orlando César   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Orlando César Antunes GonçalvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Proporcionar os conhecimentos que habilitem os estudantes a compreender, analisar, sintetizar e avaliar os
dados novos que irrompem na sociedade.
Proporcionar as aptidões que permitam uma compreensão reflexiva do que é uma boa informação, a
capacidade de distinguir entre informações pertinentes e não pertinentes, de avaliar as provas, de questionar e
de comparar perspetivas.
Proporcionar a aquisição de competências de investigação, de observação, de capacidade de escrita e de
utilização das técnicas do jornalismo.

Programa

1 .5. Conteúdos programáticos:
Os conteúdos programáticos inscrevem­se em quatro abordagens: (1) O juízo sobre a atualidade: as
caraterísticas do jornalismo; o acontecimento e o relato; (2) Os métodos de pesquisa e de recolha de
informação: a observação, o inquérito, a entrevista, as fontes (documentais e humanas); (3) A seleção e
hierarquização das mensagens, os critérios de noticiabilidade, o agendamento; (4) A linguagem jornalística,
níveis de leitura, as unidades da escrita, o ângulo e os planos jornalísticos.


Métodos de Ensino

Aulas teórico­práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo.
Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho
de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as)
estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução
de problemas.
Avaliação diagnóstica inicial e dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre. A avaliação
sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência. A
classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída aos trabalhos
e à estruturação discursiva e correcção linguística.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Alsina, Miguel Rodrigo (2005), La Construcción de la Noticia, Barcelona, Paidós.
Cascais, Fernando (2001), Dicionário de Jornalismo – As palavras dos media, Lisboa, Editorial Verbo.
Correia, Fernando (1997), Os Jornalistas e as Notícias, Lisboa, Editorial Caminho.
Fontcuberta, Mar de (2010), A Notícia – Pistas para Compreender o Mundo, Lisboa, Casa das Letras.
Gomis, Lorenzo (2001), Teoría del Periodismo – Cómo se Forma el Presente, Barcelona, Paidós Ibérica.
Kovach, Bill e Tom Rosenstiel (2004), Os Elementos do Jornalismo – O que os profissionais do jornalismo
devem saber e o público deve exigir, Porto, Porto Editora.
Ricardo, Daniel (2003), Ainda bem que me pergunta: Manual de escrita jornalística, Lisboa, Editorial Notícias.
Wolf, Mauro (2006, 9ª ed.), Teorias da Comunicação, Queluz de Baixo, Editorial Presença.
Zelizer, Barbie (2004), Taking Journalism Seriously – News and the Academy, Thousand Oaks, Sage
Publications.

Opções
Página gerada em: 2024-05-14 às 08:57:15 Última actualização: 2010-07-19