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Desportos II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2016/2017 - 2S
| Código: | 
DESP08 | 
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Sigla: | 
DESII | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências do Desporto | 
 
 
Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas. Observação e análise das habilidades desportivas.
 
 Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.
 
 Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para  organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
 
 Didática aplicada em contexto desportivo. Relacionar a didática e pedagogia e identificar as suas interdependências no contexto específico da prática desportiva.
 
 Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os fatores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.
  
Conteúdos programáticos
GINÁSTICA
 - Caracterização geral das diferentes atividades/modalidades gímnicas: Elementos técnicos fundamentais das atividades gímnicas; A especificidade das diferentes atividades/modalidades gímnicas: terminologia, a vertente artística e as ações motoras; As vertentes educativa, competitiva e recreativa/lazer. 
 - Organização e condução das atividades: A especificidade das diferentes atividades/modalidades gímnicas: recursos materiais e segurança; A Instrução; a Demonstração; Organização da sessão; A motivação e as formas de facilitação de participação dos praticantes: progressões; meios facilitadores; ajudas; dificuldade/complexidade das tarefas; O aquecimento geral e o aquecimento específico; Treino da flexibilidade; Treino coreográfico. 
 - Destrezas Gerais: Deslocamentos; Saltos e impulsões; Lateralidade; Combinações; Posições fundamentais do corpo; Eixos de rotação; Posições do corpo face aos diferentes aparelhos gímnicos; Composição dos exercícios - componente artística.
 - Progressões; Ajudas; Erros comuns:
 - Ginástica Artística Masculina/Feminina: Construção, execução e aperfeiçoamento de um exercício/sequência por aparelho (Solo; Cavalo; Cavalo com arções; Paralelas simétricas; Barra-fixa; Trave Olímpica; Paralelas Assimétricas - deslocamentos; saltos; rotações e habilidades básicas).
 - Ginástica Acrobática: Estrutura da Ginástica Acrobática; Elementos individuais; Elementos de par grupo; Exercícios de competição; Técnicas específicas da Ginástica Acrobática (pontos de contacto / pegas); Análise de tarefas de equilíbrio e dinâmico; Exercícios de pares femininos, mistos e masculinos; Exercícios de grupos (trios) femininos e grupos (quadras) masculinas; Construção/elaboração exercícios de competição.
 - Trampolins: As competições de trampolins/aparelhos: Mini-trampolim; Duplo-mini Trampolim; Trampolim (cama elástica); Os saltos: verticais; rotações no eixo transversal; Rotações no eixo longitudinal; Minitrampolim (aquisição, execução e aperfeiçoamento dos seguintes saltos e respectivas ajudas): Salto em extensão (vela); 1⁄2 Pirueta; Pirueta vertical; Salto engrupado; Carpa de pernas afastadas; Carpa de pernas juntas.
 
 ATLETISMO
 - Regras e Regulamentos: A organização das competições em Atletismo. As especialidades da modalidade e as formas de competição. Os regulamentos da modalidade. Evolução das técnicas e dos materiais e a adaptação dos regulamentos.
 - Caracterização geral: O papel e a importância do Atletismo no processo global das atividades físicas e desportivas; Estudo e análise das técnicas, tendo por base o sistema de gestos característicos de cada uma das diferentes especialidades do atletismo; Domínio das ações motoras comuns no atletismo, relativamente ao ajustamento postural, ao tipo de apoios e aos exercícios técnicos básicos das várias especialidades; Domínio das principais formas de introdução do ensino de cada especialidade; As lesões associadas a cada especialidade.
 - Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas das corridas: de velocidade; de meio fundo e fundo (provas de obstáculos; provas de corta-mato); de barreiras; de estafetas. Normas regulamentares das provas de Corrida; Modelo organizativo de competições de corridas; lesões mais frequentes nas provas de corrida e sua prevenção. Marcha: A técnica de marcha; O tipo de apoios; As questões regulamentares.
 - Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos saltos: comprimento; triplo-salto; altura;  salto com vara. Normas Regulamentares das provas de saltos; Modelo organizativo de competições de saltos; Lesões mais frequentes nas provas de saltos e sua prevenção.
 - Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos lançamentos: do peso; do disco; do dardo; do martelo.
 - As Provas Combinadas: O decatlo. O heptatlo. 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Esta UC pretende desenvolver-se como um meio aplicado assente no contributo das várias áreas/blocos que a compõem de forma a fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática das atividades desportivas, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação. 
Metodologias de ensino
As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas diversificadas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades. 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática das matérias abordadas na UC; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões, nas modalidades abordadas e em diferentes contextos de prática desportiva.
 
 Na ginástica pretende-se facultar aos alunos os conhecimentos teóricos e de prática pedagógica, no âmbito desta modalidade, na vertente didático/metodológica e pedagógica, orientados para todos os níveis escolares. Proporcionar aos alunos uma experiência vivenciada da modalidade, através de diversificadas situações de aprendizagem para cada elemento gímnico e acrobático abordados de modo a proporcionar uma tomada de consciência mais concreta e efetiva das sensações e dificuldades que, por sua vez, os seus futuros alunos terão pela frente procurando facilitar, assim, intervenções mais seguras e objetivas por parte do professor. Dotar os alunos de noções práticas de organização de uma unidade didática, valorizando e potenciando todo o valor de índole pedagógico. Criar nos alunos hábitos de trabalho organizado e de uma atitude dinâmica, interventiva e disciplinadora, durante os tempos letivos.
 
 No Atletismo pretende-se dar a conhecer as várias disciplinas do atletismo através da sua vivência, do conhecimento dos regulamentos e das principais formas de abordagem às mesmas nos vários níveis de desenvolvimento. A amplitude de estimulações que a modalidade promove e as potenciais associações a outras modalidades e áreas do exercício físico são também aspectos considerados como de valor acrescentado. A evolução obtida através da prática das várias disciplinas, num sistema de progressão pedagógica e de treino, com crescente domínio técnico para ultrapassar as dificuldades sentidas por cada um, com promoção da avaliação técnica entre pares e da contínua intervenção dos mesmos no sentido de desenvolver a capacidade de observar, analisar e de produzir informação técnica revelante, são outros aspetos importantes na formação dos estudantes. A congregação dos aspectos anteriores com a organização e implementação de sessões práticas pelos estudantes, destinadas ao desenvolvimento técnico dos seus pares, possibilita uma real noção do trabalho que deverá ser desenvolvido quando há necessidade de assumir e conduzir um grupo numa sessão/ aula de atletismo.
  
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação e classificação:
 - Componente de processo (60%). Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora).
 
 GINÁSTICA:
 - Participação/Assiduidade - 10%.
 - Didática aplicada em contexto desportivo - 20%.
 - Avaliação prática de desempenho – 30%.
 
 ATLETISMO: 
 - Assiduidade - 10%.
 - Didática aplicada em contexto desportivo - 14%.
 - Participação e empenhamento– 15%.
 - Avaliação prática de desempenho – 21%.
 
 - Componente de Produto (40%). Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
 
 GINÁSTICA
 Planificação das progressões pedagógicas - 5%. 
 Frequência escrita - 35%. 
 
 ATLETISMO: 
 Frequência escrita - 40%. 
 
 CLASSIFICAÇÃO NA UC
 A obtenção da classificação final na UC resulta da média ponderada dos diferentes módulos, em função dos fatores de ponderação atribuídos na proporção da carga horária de cada módulo.
 
 Ginástica: 56 horas (f= 5.6)	Atletismo: 40 horas (f=4)
 
 Assim, a classificação final na UC será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
 M1*f+M2*f /sf
 em que M é a classificação do módulo, f  o respetivo fator  de ponderação e sf o somatório dos fatores de ponderação dos módulos da UC 
 O estudante obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, podendo num dos módulos ter uma classificação inferior a 9.5 valores. O estudante que obtiver uma classificação inferior a 7.5 valores em algum módulo não obterá aprovação na respetiva UC.
 
 EXAME FINAL 
 A avaliação em exame final é parcial, sendo relativa, apenas, à componente de produto dos vários módulos. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtidos na avaliação contínua) e das componentes de produto (obtidos na prova de exame) dos vários módulos que integram a UC. 
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
 O estudante que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida ou, no caso dos estudantes com estatutos especiais, que não conseguir fazer o acompanhamento regular de algum módulo de acordo com os critérios definidos pelo docente, não obterá aprovação na respetiva UC. 
Bibliografia
GINÁSTICA
 - Albuqurque, A. (1995). Ginástica Desportiva. Como se Joga?. Porto: Porto Editora.
 - Araújo, C. (2013). Manual de Ajudas em Ginástica. Lisboa: Editora ULBRA.
 - ASEP (2011). Coaching Young Gymnastics. Champaign: Human Kinetics.
 - Benn, B., Benn, T., Maude, P. (2007) A Pratical Guide to Teaching Gymnastics. Chelsea: Coachwise.
 - Barcellos, V. (2008), Necessidades de Formação dos Professores de Educação Física do ensino fundamental, relacionados à Ginástica como conteúdo escolar, Dissertação elaborada com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica, UTL – FMH
 - Gallardo, J. e Azevedo, L. (2007). Fundamentos Básicos da Ginástica Acrobática de Competição. SP: EAA LDA.
 - Nunes, E. (2001). A Competência de Observação de Diagnóstico evidenciada por treinadores de Ginástica Acrobática, atendendo a algumas Variáveis de Presságio. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa.
 - Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual. Atitude Corporal Face ao Executante, FMH, Cruz Quebrada.
 - Turoff, F. (1991). Artistic Gymnastics: A comprehensive guide to performing and teaching skills for beginners and advanced beginners. USA: McGraw-hill.
 
 ATLETISMO
 - Bragada, J. (2003) O Atletismo na Escola - Lançamentos Leves, Escola Superior de Educação de Bragança, Artigo publicado na: Horizonte-Revista de Educação Física e Desporto, vol XVII, nº 99, Jun-Jul.
 - Bravo, Júlio et al (1990). Atletismo (I)- Marchas y Carreras. Madrid: Comité Olímpico Español.
  -Bravo, Júlio et al (1990). Atletismo (II)- Saltos. Madrid: Comité Olímpico Español.
 - Bravo, J.; Martínez, J.; Durán, J. e Campos J. (1990). Atletismo (III) – Lanzamientos. Madrid: Comité Olímpico Español.
 - Bompa, T., Haff, G. (2009). Periodization – Theory and Methodology of Training. (5ª edição) Stanningley: Human Kinetics
 - Carr, J. (1999). Fundamentals of track and field. Champaign: Human Kinetics.
 - Daniels, J. (2014). Lá Fórmula de Daniels para Corredores - Métodos de Entrenamento
 de probada eficácia para lograr el éxito desde los 800m hasta al maratón. Madrid: Edición Tutor.
 - FPA. (2012). Dossier do Professor. Lisboa: Federação Portuguesa de Atletismo.
 - Graça, A. (2006). Sector de Meio-fundo. Lisboa: Federação Portuguesa de Atletismo.
 - Grossocórdon, , J. M., Piqueras, J. e Beivide, Á. (2007). Jugando al Atletismo. 2ª edición. Madrid: Real Federacion Española de Atletismo. 
 - IAAF (2007). Competition Rules 2008. Mónaco: International Association of Athletics Federations.
 - IAAF (2004).  Regras de Competição 2004-2005. Lisboa: Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo.
 - Kramer, K. (1993). Atletismo – lanzamientos, fundamentos, habilidades e técnicas. Barcelona: Pai do tribo.
 - Molfetta, D. (2009a). A programação do treino do Jovem Atleta como ponto de partida para os resultados do futuro. Lisboa: Revista técnica da Federação Portuguesa de Atletismo, 6, 15-22;
 - Molfetta, D. (2009b). O Treino da força nos jovens atletas: dos aspectos fisiológicos e metodológicos à prática. Lisboa:Revista técnica da Federação Portuguesa de Atletismo, 6, 8-14.
 - Rosado, A. (1989) O ensino do atletismo na escola e no clube. Lisboa: ISEF.
 - USATF. (2015). Track & Field Coaching Essentials: USA Track & Field level 1 coach education manual. Champaign: Human Kinetics. 
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