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Percursos Horizontais na Natureza
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
DN06 |
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Sigla: |
PHN |
Áreas Científicas: |
Desporto |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer as características específicas das atividades.
Conhecer as características dos contextos onde as atividades se desenvolvem.
Identificar e saber manusear os materiais específicos utilizados nas atividades.
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática das atividades.
Identificar e saber executar os gestos técnicos das atividades.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.
Conteúdos programáticos
A - ORIENTAÇÃO
Enquadramento: História e enquadramento da Orientação em Portugal e no Estrangeiro.
Principais referências históricas; FPO e IOF; Outros sistemas de organização: Desporto Militar; Desporto Escolar.
Caracterização da modalidade: Materiais; O mapa; Baliza, suporte, cartão, SICard, bússola, porta-mapa (OriBTT).
Materiais complementares; equipamento, calçado, porta-sinalética.
Fundamentos técnicos: Orientação e manuseamento do mapa; Técnica do polegar; Técnicas de progressão; Azimute,
azimute de segurança, cortar cantos, progressão por linhas seguras.
Didática específica: Percursos; Na sala; Na escola; No campo; Jogos de Orientação; Puzzles, estafeta dos pontos cardeais,
estafeta da sinalética, copiar mapas, modelos de relevo, labirinto, micro-o, etc.
Organização de atividades: Simplificadas; Regras para desenhar percursos; Partida, chegada, união de pontos,
numeração.
Cuidados e segurança: Formais; Divulgação; Informações importantes; Recolha e processamento de inscrições;
Reconhecimento do terreno e traçado do percurso; Sorteio de partidas; Produção de listagens; Materiais necessários;
Colocação de fitas e pontos.
Organização de partidas e chegadas: Recolha e registo de resultados; Produção de classificações; Produção de mapas
simplificados a preto e branco.
B - BICICLETAS DE TODO O TERRENO (BTT)
Enquadramento: História e enquadramento da modalidade em Portugal e no estrangeiro; Referências históricas ao
desenvolvimento da atividade como modalidade desportiva.
Caracterização da modalidade: Definição do conceito – disciplinas do BTT; Materiais ; A bicicleta; Material individual de
proteção; Materiais complementares; Mecânica elementar da bicicleta; Organização de atividades simplificadas.
C - PEDESTRIANISMO
Contexto Geral: Conceitos e Definições dos Desportos de Montanha; Fundamentos Éticos, Sociais, e Pedagógicos da
Montanha; Enquadramento Legal e Federativo dos Desportos de Montanha; História e Evolução dos Desporto de
Montanha; Introdução à Meteorologia; Prevenção e Segurança em Montanha; Noções de Anatomia e Fisiologia;
Introdução à Geografia de Montanha.
Contexto Especifico: Introdução aos Percursos Pedestres; Planificação de Percursos Pedestres; Normas para a Marcação
de Percursos Pedestres; Técnicas de Progressão; Normas e Cuidados na Prática do Pedestrianismo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas nos percursos horizontais na natureza tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.
Metodologias de ensino
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado aos percursos horizontais na natureza.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Trabalho em grupo - 30%.
- Testes - 25%.
- Avaliação da prática - 35%
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Bibliografia
ORIENTAÇÃO
Federação Portuguesa de Orientação (sd), “Orientação no Mundo”, disponível em
http://www.fpo.pt/manuais/Historial_da_Orientacao.doc.
Baltazar, J. (1999), “Documento de apoio para Acções de Formação de praticantes de Orientação”, FPO (disponível em
http://www.fpo.pt/manuais/doc_apoio_form_pratic/Doc_apoio_form_pratic.html).
Clube de Orientação do Centro (sd), “Técnicas Elementares de Orientação”, disponível em
http://www.coc.pt/textos/index.html.
Federação Portuguesa de Orientação (2003), “DVD Aprender”, FPO.
Manual de Escalada, Hoffman, Michael, 4ª edição em castelhano, Madrid, Ediciones. Desnível, 1997
Luebben, Craig, 2ª edição em castelhano, Madrid, Ediciones Desnível, 1995.
Planificación del entrenamiento en escalada deportiva, Macia, David, 1ª edição, Madrid, Ediciones Desnível, 2002.
Prevención Seguridad y Autorrescate, Murcia, Máximo, 1ª edição, Madrid, Ediciones Desnível, 1996.
Care and Maintenance, McMillan, Neville, 1ª edição, Manchester, edições BMC, 2001.
Cuerdas y nudos de alta resistencia, Núñez, Tino, 1ª edição em castellano, Madrid, Ediciones Desnível, 2002.
Rock Climbing for instructors, Richardson, Alun, 1ª edição, Marlborough, The Crowood Press Ltd, 2001.
BICICLETAS DE TODO O TERRENO (BTT)
Halon, T. (1998). The Sports Rules Book . USA: Human Kinetics.
Mood, D., Musker, F. & Rink, J. (1999). Sports and Recreational activities. (12ªEd). USA: McGraw-Hill.
PEDESTRIANISMO
Manual de Trekking; José Ramón Bacelar y Salvador Acaso; Col. Manuales Grandes Espacios; Madrid: Desnível.
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