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Sports, Tourism and Leisure

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: SIESE09    Sigla: STL
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
SIESE 10 Study_Plan_2016 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   2,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A emergência de paradigmas resultantes da atual sociedade de lazer e consumo, justificam o surgimento da importância do desporto e turismo em contacto direto com a natureza, permitindo a fruição por espaços e lugares de beleza singular, proporcionando vivências únicas em valor e simbolismo.

Os desportos praticados em meio natural ganham cada vez mais adeptos, sendo necessário habilitar os seus profissionais, com competências que permitam uma intervenção focada no essencial, evitando que sejam cometidos erros que, em alguns casos, poderão ser fatais.

Neste contexto, pretende-se contribuir para a formação de profissionais através da aquisição e aplicação de conhecimentos nas áreas do desporto, turismo e lazer, agregando saberes de natureza teórica e instrumentos práticos que permitam idealizar, desenvolver, implementar e organizar atividades e programas de animação e eventos.

Conteúdos programáticos

1. Desporto, Turismo e Lazer
1.1. Fundamentos, conceitos, contextos e práticas
- Natureza e fundamentos das práticas do Desporto, Turismo e Lazer
- Aproximação conceptual do Lazer e Turismo ao território
- Práticas e contextos sociais, culturais e ambientais do Desporto, Turismo e Lazer
- Classificações de turismo
- Tipologias de turismo
- Procura, mercado e consumo turístico
- Oferta, destino e indústria o sector turístico
- Sistema das relações no turismo

2. Lazer e Recreação
- Retrospectiva da animação e os tempos Livres
- Dinâmicas de grupo
- Mercado de trabalho
- Animação desportiva: origem da animação desportiva; princípios da animação desportiva; campos específicos de atuação da animação desportiva
- Animação turística: abordagem aos tipos de turismo; origem e princípios de desenvolvimento; a concepção da experiência turística; animação turística nos territórios rurais e nas áreas protegidas; criação de pacotes de atividades de animação turística

3. Participação, Expressões e Criatividade
- Workshop´s de estratégias de animação
- Estudos de caso


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que o estudante: Manifeste, no tratamento dos temas que cruzam o desporto, o turismo e o lazer, objetividade e uma atitude de estudo metódica e sistemática, facilitadora à aquisição e aplicação de conhecimentos.

Metodologias de ensino

A abordagem de conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.

Para os estudos práticos os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos estudantes, são a apresentação de temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria e o trabalho de Projeto.

A avaliação é contínua e os estudantes nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Dá-se especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação a situações práticas.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação e classificação
A avaliação da unidade curricular assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:

Ao nível do processo (60%)
- Exercícios de aplicação realizados nas aulas – 20%
- Trabalho de projeto - 40%

Ao nível do produto (40%)
- Prova escrita de conhecimentos – 40%

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade:
a) esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos;
b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados;
c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.

Bibliografia

Araújo, J. (1986). Guia do Animador e Dirigente Desportivo. Lisboa: Editorial Caminho.

Barros, J. (2004). A projecção do quotidiano no turismo e no lazer: o lugar dos actores dos contextos e dos paradigmas. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Byl, J. (2002). Dinamica de grupos - Mas de 100 Juegos para praticar em classe. Co-Ed Recreational Games.

Cunha, L., Abrantes, A. (2013), Introdução ao Turismo, 5a Edição, Lisboa: Lidel.

Cooper, C., Fletcher, J., Gilbert, D., Wanhill, S. (2008), Tourism: Principles and Practice, 4th Edition, Essex: Longman.

Daly, J. (2000). Recreation and Sport Planning and Desingn. USA: Human Kinetics.

De Knoop, Standeven, J. (1998). Sport Tourism. Champaign: Human Kinetics.

Ferreres, O. (2004). La animacion deportiva, el juego y los deportes alternativos. INDE.

Hall, M. (2008), Tourism Planning: Policies, Processes and Relationships. 2nd Edition, Harlow: Pearson Education.

Lança, R. (2004). Animação Desportiva e Tempos Livre. Perspetivas de Organização. Desporto e Tempos Livres. Lisboa: Editorial Caminho.

Lima. A. (1994). A Educação Física de Recreação como Meio Pedagógico Estruturado de Comunicar a Animação Desportiva Escolar. Tese de Mestre (não publicado). Coimbra: Universidade de Coimbra.

Ortiz, J. (2000). Dinamica de grupos: aspetos técnicos, âmbitos de intervención e fundamentos teóricos. Spain: Algibe.

Organização mundial de turismo. (1995). Conceptos, Definiciones y Classificaciones de las Estatisticas de Turismo. Madrid: OMT.

Shivers, J. & Delise, L. (1997). The Story of Leisure: Context, Concepts, and Current Controversy. USA: Human Kinetics.

Soria, M. et al. (2006). Prespectivas Actuales de la Animación Sociocultural – Cultura, Tiempo Libre y Participación Social. Editorial CCS.

Observações

Os estudantes com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos alunos implicados, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua.

Opções
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