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Comunicação e Património Literário
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
LGP30013 |
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Sigla: |
CPL |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
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Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e
pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos
diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas
- Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os
discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos
- Compreender o valor da comunicação e do património literário como fator de coesão,
representação e transformação social
- Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor regional, nacional e
universal e pertinência formativa, com destaque para os textos contemporâneos
Conteúdos programáticos
- Evolução semântica dos conceitos “comunicação” e “literatura”
- Modelos de comunicação e conceitos de literatura
- Tipologias textuais; o literário e o não literário
- O conceito de património
- Textos literários e representação do património
- Literatura tradicional o oral: sua importância e funções
- O património literário local:
- Lendas do distrito de Setúbal
- As representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa)
- Representantes do património literário local e a sua intervenção social
- Literatura e sociedade
- Literatura e desporto
- Literatura e outras linguagens estéticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A Unidade Curricular de Comunicação e Património Literário é o espaço privilegiado
para equacionar os fenómenos da comunicação, da língua e do património literário, nas
suas dimensões verbal, semiótica e simbólica. O texto literário, nas suas diferentes
modalidades, é encarado na sua complexa articulação com os fenómenos sociais e
culturais, espaço de mediação entre o indivíduo e os outros , entre os diferentes grupos
sociais e entre os diferentes povos. A dimensão comunicativa permite o reforço das
competências do domínio de diferentes registos de linguagem, com maior enfoque no
registo culto. A dimensão literária permite a conquista de novas competências do
imaginário, avaliando formas, manifestações e configurações culturais, assim como o
seu valor na construção das identidades e do desenvolvimento coletivo.
A valorização do património literário regional reforça a autoestima e exige o domínio de
competências de comunicação, assim como de leitura critica.
Metodologias de ensino
5.1. Estratégias de gestão do programa (grupo-turma)
As sessões presenciais terão um carácter teórico e teórico prático, nomeadamente através de métodos
diversificados (exposição pelo/a professor/a ou pelos estudantes de alguns temas a abordar, a discussão
orientada sobre textos previamente disponibilizados pelos docentes ou propostos pelos estudantes. A
participação dos estudantes nas sessões presenciais inclui a participação individual e em grupo, oral e
escrita, através de pequenos comentários críticos, de recensões, de leituras individuais e colectivas
sempre acompanhadas de análise e de discussão.
Para além das sessões presenciais, prevê-se a comunicação professora/estudantes através de alguns dos
recursos informáticos disponíveis.
5.2. Acompanhamento tutorial (presencial ou à distancia)
Haverá também acompanhamento tutorial a pequenos grupos ou estudantes, individuais, sempre que essa
opção se considere válida para promover a aprendizagem dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos
estudantes e dos estímulos introduzidos pela professora. Por isso os métodos usados
terão que ser variados quer na forma quer no conteúdo, de modo a tornar explícito o
interesse da UC no plano de estudos, mas também na formação pessoal e cultural dos
estudantes.
No final do trabalho, os objetivos e as aprendizagens esperadas situam-se em torno
de três grandes domínios:
a) Capacidade de pesquisa, de seleção, de organização e de gestão da
informação, evidenciando uma correta apropriação dos diferentes conceitos;
b) Produção de textos orais e escritos de géneros, modos, registos, dimensões e
problemáticas variáveis, com destaque para os de descrição e interpretação do
texto literário. As competências comunicativas e linguísticas específicas da
leitura e da interpretação evidenciar-se-ão em resumos, relatos, fichas de
leitura, textos de opinião,...
c) Apresentação pública de trabalhos
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação será negociada coletivamente tendo em conta as seguintes propostas:
1. Todos os trabalhos realizados nas aulas e fora das aulas serão objeto de avaliação pormenorizada.
2. Todos os estudantes realizarão uma ficha de avaliação global, no final do processo.
3. Os estudantes terão que elaborar e apresentar um trabalho de pesquisa, em grupo, sobre uma das obras literárias negociadas com os professores. O trabalho visa aprofundar um ou vários conteúdos do programa.
Regime de assiduidade
Os estudantes em regime de avaliação contínua comprometem-se a participar em 80% das sessões presenciais, excluindo os casos previstos pela legislação e pelas regras internas. Os estudantes trabalhadores apenas estão obrigados a participar em 50% do total das sessões presenciais, podendo negociar com o docente uma participação inferior mediante a elaboração de trabalhos complementares e um acompanhamento à distância mais intenso.
Bibliografia
Coelho, A. (org.) (1999). Contos populares portugueses. Lisboa: D. Quixote.
Eusébio, A. M. (O Calafate) (1985). Versos do cantador de Setúbal. 2 Vol. Lisboa: Ulmeiro.
Guerreiro, M. V. (1983). Para a história da literatura popular portuguesa. Lisboa: ICLP.
Pedroso, Consiglieri, (ed.) (2000). Contos Populares, Lisboa: Ulmeiro
Pinto-Correia, J. D. (org.) (1984). Romanceiro Tradicional Português. Lisboa: Editorial Comunicação.
Saraiva, A. J.; Lopes, Ó. (2010). História da Literatura Portuguesa. 17ª Ed. Porto: Porto Editora
Silva, V. M.A. (2007). Teoria da Literatura. 8ª Edição. Coimbra: Almedina.
Vilhena, A. M.; Pires, D. (seleção e notas) (2002). A Serra da Arrábida na poesia portuguesa. Setúbal: CentrodeEstudosBocageanos. Http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/ot_leitliter_a.pdf
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