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As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
MP1C20022 |
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Sigla: |
TICP1C |
Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
27 |
Plano de Estudos |
2º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Identifica e compreende as principais conclusões da investigação sobre o papel das TIC na Educação Pré-Escolar (EPE) e no 1.º ciclo.
Compreende a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TIC nas atividades de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas curriculares da EPE e 1º ciclo.
Conhece diferentes perspetivas de utilização das TIC na EPE e 1º ciclo e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas.
Concebe, planifica e analisa criticamente propostas de utilização das TIC em contexto curricular.
Compreende o papel que as TIC podem desempenhar no desenvolvimento profissional nomeadamente através das redes sociais.
-Utiliza as TIC em contexto de trabalho no EPE e no 1º ciclo.
Conteúdos programáticos
- O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo.
- A Internet como recurso educativo das áreas curriculares do EPE e 1ºCiclo.
- Atividades educativas baseadas na Internet.
- Comunidades de aprendizagem.
- Pensamento computacional.
- Análise e avaliação de software de diferentes tipologias (Jogos, imagens, vídeo).
- Ferramentas Web 2.0 na aprendizagem (Blogs, Wikis, Websites, …).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A UC possui duas componentes: uma mais teórica, direccionada a questões de investigação e outra a atividades de sala de aula com as TIC. Na componente mais teórica pretende-se que os alunos conheçam as principais conclusões de investigação quanto às metodologias apropriadas à utilização dasTIC em EPE e 1C, quanto à validade das propostas educativas e ainda no papel que podem desempenhar no desenvolvimento profissional de professores e educadores.
A componente mais prática da UC procura que os alunos, com base na Internet, construam atividades educativas, destinadas nas diversas áreas curriculares da EPE e 1.º ciclo, as discutam procurando-se que adquiram competências relacionadas com o desenvolvimento crítico deste tipo de atividades. Na mesma linha de atividade, os estudantes explorarão robôs de solo com vista ao desenvolvimento do pensamento compiutacional e à rsolução de prolemas. Estas atividades têm por suporte as ferramentas da Web 2.0 (Blogs, Wikis, Websites).
Metodologias de ensino
As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
-Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
-Atividades práticas envolvendo propostas de utilização dasTIC em contexto EPE e 1ºCiclo.
-Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização das TIC na EPE e 1º Ciclo.
-Atividades individuais e em pequeno grupo terão o apoio de uma plataforma colaborativa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As aprendizagens relacionadas com a investigação devem ser desenvolvidas a partir de leitura e discussão de artigos selecionados ou a partir da conclusão de um MOOC da European SchoolNet (The Networked Teacher – Teaching in the 21st Century). Algumas das discussões serão presenciais outras decorrerão com base em propostas de trabalho com o apoio da plataforma colaborativa. Procura-se, desta forma, que os alunos debatam experiências de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo com origem na prática e na investigação educacional
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação da UC deve ter em conta, não só os trabalhos realizados pelos alunos, como a sua participação nas diferentes atividades propostas em aula.
- Assim, devem ser valorizados os trabalhos teóricos e práticos desenvolvidos, a participação nas sessões
presenciais e os contributos deixados na plataforma colaborativa de apoio ao trabalho teórico.
-Os pesos relativos são: trabalho teórico e colaboração (40%); trabalhos práticos (60%).
Regime de assiduidade
Não haverá obrigatoriedade de frequência das aulas mas, muitos dos trabalhos a desenvolver decorrerão ao logo destas sessões.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
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