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Desportos II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
| Código: | 
DESP08 | 
   | 
Sigla: | 
DESII | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências do Desporto | 
 
 
Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas. Observação e análise das habilidades desportivas.
 
 Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.
 
 Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para  organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
 
 Didática aplicada em contexto desportivo. Relacionar a didática e pedagogia e identificar as suas interdependências no contexto específico da prática desportiva.
 
 Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os fatores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.
  
Conteúdos programáticos
GINÁSTICA
 A - Teórica geral:
 1. Enquadramento da Ginástica
 2. Aquecimento e Preparação Específica adaptada à Ginástica 
 3. Fundamentos da Ginástica 
 4. Planeamento da Sessão de Treino e Controlo do Treino 
 5. Noções Básicas de Segurança na prática
 B - Técnico-prática geral:
 6. Enquadramento da Ginástica
 7. Treino das Capacidades Físicas
 8. Fundamentos da Ginástica 
 9. Música e Coreografia
 10. Elementos Técnicos Gerais
 11. Manipulações de Aparelhos Portáteis
 C - Técnico-Prática específica
 12. Ginástica Artística Masculina/ Ginástica Artística Feminina
 13. Ginástica Acrobática
 14. Trampolins
 15. Ginástica Rítmica
 16. Ginástica Aeróbica
 17. TeamGym
 
 
 ATLETISMO
 - Regras e Regulamentos: A organização das competições em Atletismo. As especialidades da modalidade e as formas de competição. Os regulamentos da modalidade. Evolução das técnicas e dos materiais e a adaptação dos regulamentos.
 - Caracterização geral: O papel e a importância do Atletismo no processo global das atividades físicas e desportivas; Estudo e análise das técnicas, tendo por base o sistema de gestos característicos de cada uma das diferentes especialidades do atletismo; Domínio das ações motoras comuns no atletismo, relativamente ao ajustamento postural, ao tipo de apoios e aos exercícios técnicos básicos das várias especialidades; Domínio das principais formas de introdução do ensino de cada especialidade; As lesões associadas a cada especialidade.
 - Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas das corridas: de velocidade; de meio fundo e fundo (provas de obstáculos; provas de corta-mato); de barreiras; de estafetas. Normas regulamentares das provas de Corrida; Modelo organizativo de competições de corridas; lesões mais frequentes nas provas de corrida e sua prevenção. Marcha: A técnica de marcha; O tipo de apoios; As questões regulamentares.
 - Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos saltos: comprimento; triplo-salto; altura;  salto com vara. Normas Regulamentares das provas de saltos; Modelo organizativo de competições de saltos; Lesões mais frequentes nas provas de saltos e sua prevenção.
 - Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos lançamentos: do peso; do disco; do dardo; do martelo.
 - As Provas Combinadas: O decatlo. O heptatlo. 
Software
NA
 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Esta UC pretende desenvolver-se como um meio aplicado assente no contributo das várias áreas/blocos que a compõem de forma a fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática das atividades desportivas, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação. 
Metodologias de ensino
As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas diversificadas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades. 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática das matérias abordadas na UC; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões, nas modalidades abordadas e em diferentes contextos de prática desportiva.
 
 Na ginástica pretende-se facultar aos alunos os conhecimentos teóricos e de prática pedagógica, no âmbito desta modalidade, na vertente didático/metodológica e pedagógica, orientados para todos os níveis escolares. Proporcionar aos alunos uma experiência vivenciada da modalidade, através de diversificadas situações de aprendizagem para cada elemento gímnico e acrobático abordados de modo a proporcionar uma tomada de consciência mais concreta e efetiva das sensações e dificuldades que, por sua vez, os seus futuros alunos terão pela frente procurando facilitar, assim, intervenções mais seguras e objetivas por parte do professor. Dotar os alunos de noções práticas de organização de uma unidade didática, valorizando e potenciando todo o valor de índole pedagógico. Criar nos alunos hábitos de trabalho organizado e de uma atitude dinâmica, interventiva e disciplinadora, durante os tempos letivos.
 
 No Atletismo pretende-se dar a conhecer as várias disciplinas do atletismo através da sua vivência, do conhecimento dos regulamentos e das principais formas de abordagem às mesmas nos vários níveis de desenvolvimento. A amplitude de estimulações que a modalidade promove e as potenciais associações a outras modalidades e áreas do exercício físico são também aspectos considerados como de valor acrescentado. A evolução obtida através da prática das várias disciplinas, num sistema de progressão pedagógica e de treino, com crescente domínio técnico para ultrapassar as dificuldades sentidas por cada um, com promoção da avaliação técnica entre pares e da contínua intervenção dos mesmos no sentido de desenvolver a capacidade de observar, analisar e de produzir informação técnica revelante, são outros aspetos importantes na formação dos estudantes. A congregação dos aspectos anteriores com a organização e implementação de sessões práticas pelos estudantes, destinadas ao desenvolvimento técnico dos seus pares, possibilita uma real noção do trabalho que deverá ser desenvolvido quando há necessidade de assumir e conduzir um grupo numa sessão/ aula de atletismo.
  
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação e classificação:
 - Componente de processo (60%). Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora).
 
 GINÁSTICA:
 - Participação/Assiduidade - 10%.
 - Didática aplicada em contexto desportivo - 20%.
 - Avaliação prática de desempenho – 30%.
 
 ATLETISMO: 
 - Assiduidade - 10%.
 - Didática aplicada em contexto desportivo - 14%.
 - Participação e empenhamento– 15%.
 - Avaliação prática de desempenho – 21%.
 
 - Componente de Produto (40%). Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
 
 GINÁSTICA
 Planificação das progressões pedagógicas - 5%. 
 Frequência escrita - 35% (6 valores de nota mínima). 
 
 ATLETISMO: 
 Frequência escrita - 40% (6 valores de nota mínima).
 
 CLASSIFICAÇÃO NA UC
 A obtenção da classificação final na UC resulta da média ponderada dos diferentes módulos, em função dos fatores de ponderação atribuídos na proporção da carga horária de cada módulo.
 
 Ginástica: 70 horas (f= 7)	Atletismo: 60 horas (f=6)
 
 Assim, a classificação final na UC será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
 M1*f+M2*f /sf
 em que M é a classificação do módulo, f  o respetivo fator  de ponderação e sf o somatório dos fatores de ponderação dos módulos da UC 
 O estudante obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, podendo num dos módulos ter uma classificação inferior a 9.5 valores. O estudante que obtiver uma classificação inferior a 7.5 valores em algum módulo não obterá aprovação na respetiva UC.
 
 EXAME FINAL 
 A avaliação em exame final é parcial, sendo relativa, apenas, à componente de produto dos vários módulos. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtidos na avaliação contínua) e das componentes de produto (obtidos na prova de exame) dos vários módulos que integram a UC. 
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
 O estudante que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida ou, no caso dos estudantes com estatutos especiais, que não conseguir fazer o acompanhamento regular de algum módulo de acordo com os critérios definidos pelo docente, não obterá aprovação na respetiva UC. 
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição | 
Tipo | 
Tempo (horas) | 
Data de Conclusão | 
 
| Participação presencial (estimativa) | 
 Aulas  | 
0 | 
 | 
 
|   | 
Total: | 
0 | 
 
 
Bibliografia
GINÁSTICA
 - Albuquerque, A. (1995). Ginástica Desportiva. Como se Joga?. Porto: Porto Editora.
 - Araújo, C. (2013). Manual de Ajudas em Ginástica. Lisboa: Editora ULBRA.
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 - Benn, B., Benn, T., Maude, P. (2007) A Pratical Guide to Teaching Gymnastics. Chelsea: Coachwise.
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 - Turoff, F. (1991). Artistic Gymnastics: A comprehensive guide to performing and teaching skills for beginners and advanced beginners. USA: McGraw-hill.
 
 ATLETISMO
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 - Bravo, J.; Martínez, J.; Durán, J. e Campos J. (1990). Atletismo (III) – Lanzamientos. Madrid: Comité Olímpico Español.
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