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Relações Interpessoais e Gestão de Grupos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: LGP10002    Sigla: RIGG
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 20 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Moura   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática

Conteúdos programáticos

1. Elementos chave no relacionamento interpessoal
- A percepção do eu:
Importância das relações precoces
Auto-conceito – a chave da comunicação
- A percepção do outro:
atitudes, impressões, estereótipos
preconceito, discriminação
- Efeitos da presença do outro:
facilitação, inibição e desmobilização sociais

2. A relação entre os individuos e/ou os grupos
condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação

3. Conflitos interpessoais
- A natureza do conflito
- O estilo pessoal nos conflitos:
Comportamento agressivo
Comportamneto passivo
Comportamento manipulador
Comportamento assertivo
- diferentes modelos de resolução dos conflitos

4. Os Grupos:
- Conceito de grupo
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos;
- questões chave para a gestão de grupos.

5. Processos de comunicação nos grupos ou nas organizações
- O que é comunicar, tipos de comunicação, barreiras à comunicação interpessoal

6. Melhorar o seu estilo de comunicação interpessoal
- Comunicação positiva ou negativa
- Reagir de maneira não defensiva à critica
- Saber escutar

7. Temas em aberto. Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.

1. Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto-aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.

2. Orientação tutória
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.

3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.

Para além da participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas e realização dos trabalhos propostos pelo docente é incentivada a participação em a
tividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Outras atividades poderão ocorrer caso a turma/ docente sintam essa necessidade no decurso do semestre.

Metodologias de ensino

O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1 Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.
2 Orientação tutórica
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.

Para além da participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas e realização dos trabalhos propostos pelo docente é incentivada a participação em atividades extra curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Outras actividades poderão ocorrer caso a turma/ docente sintam essa necessidade no decurso do semestre

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Em termos globais, as metodologias de ensino permitem a realização dos resultados de aprendizagem esperados pois incidem em:
a) apropriação e utilização de conceitos diferenciados e pertinentes relacionados com as temáticas desenvolvidas na UC;
b) domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas permitindo a autonomização na sua aplicação;
c) contextualização das aprendizagens propostas pela UC no curso e no desempenho do papel profissional;
d) seleção e organização de informação, a partir de diferentes tipos de suporte produção de textos de dimensões e problemáticas variáveis evidenciando análise crítica e reflexão;
e) apresentação pública de trabalhos.

Metodologia e provas de avaliação

Existem duas modalidades de avaliação na UC: o regime de avaliação contínua e o de avaliação sumativa.
Os estudantes deverão optar entre as modalidades de Avaliação Contínua e de Exame Final. Caso opte pela Avaliação Contínua, o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas; para além da sua participação qualificada nas dinâmicas propostas, a classificação final de cada estudante terá por base:
- Realização (50%) e apresentação (50%) de um trabalho de grupo sobre um dos temas constituintes do programa. As aulas de apresentação dos trabalhos de grupo são de presença obrigatória.

Em alternativa à Avaliação Contínua, o estudante poderá optar pelo Exame Final, a realizar na época prevista para o efeito.

Regime de assiduidade

Caso opte pela Avaliação Contínua, o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas;

Bibliografia

Adler, R. & Towne, N. (1991). Communication et interactions : la psychologie des relations humaines. Montréal : Études Vivantes.
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Brawley, L. R. & Martin, K. A. (1995). The interface between social and sport psychology. The Sport Psychologist, Vol 9(4), 469-497.
Carreira, F. (2011). A arte de bem comunicar no século XXI. Lisboa: Edições Sílabo.
Castanyer, O. (2005). A assertividade: Expressão de uma auto-estima saudável.
Coimbra: Tenacitas.
Fachada, M. Odete (2000). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo.
Ferreira, J.; Neves, J. & Caetano, A. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Forsyth, D. R. (1999). Group dynamics. Belmont: Wadswort Publishing Company.
Freire, M. S. (1999). Comunicação, Comportamento Humano e Empresa. Portalegre: Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico de Portalegre.
Garcia Marques, T. & Garcia Marques, T (2003). Estereótipos e a sua Influência no processamento da informação. Lisboa: ISPA.
Hopson, B. & Scally, M. (1989). Lifeskills teaching programmes. Leeds : Lifeskills association.
Nascimento, Inês (2003). A dimensão interpessoal do conflito na escola. In M.E. Costa (Org.), Gestão de conflitos na escola (192-255). Lisboa: Universidade Aberta.
Neto, F. (2000). Psicologia Social – Volume II. Lisboa: Universidade Aberta.
Poirier, et al (1995). Histórias de vida. Oeiras: Celta.
Tajfel, H. (1983). Grupos Humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte.
Torkildsen, G. (1999). Leisure and recreation management. London: Spon.
Vala, J. & Monteiro, M. B. (orgs.) (2004). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Vala, J.; Monteiro, M. B.; Lima, L. & Caetano, A (1995). Psicologia Social das Organizações. Oeiras: Celta.
Watzlawick, P.; Beavin, J. & Jackson, D. (1967). Pragmática da Comunicação Humana. São Paulo: Editora Cultrix.

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