This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LGP30010
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua Gestual Portuguesa VI

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2018/2019 - 2S

Código: LGP30010    Sigla: LGPVI
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 11 Plano de Estudos 5,0 80 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria José Duarte FreireResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Gonçalves   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Língua de ensino - Língua Gestual Portuguesa.

Esta UC pretende habilitar os estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa na sua principal língua de trabalho como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos mesmos e que utilizem adequadamente as técnicas de expressão em LGP.
Que sejam capazes de produzir enunciados espontâneos ou a partir de temas ou imagens propostos, e de analisar e corrigir a sua produção sempre que detetem imprecisões ou sejam alertados para esse facto.

Conteúdos programáticos

Aprofundamento das estruturas gramaticais da LGP e da compreensão do seu funcionamento. Aperfeiçoamento da produção e receção de enunciados complexos em LGP. Compreender aspetos sobre o contacto entre duas línguas e duas culturas: sensibilização para as diferenças e semelhanças e para as particularidades de cada uma.

Léxico a trabalhar: Astrologia; Geografia; Descobrimentos; Hino nacional; Poesia; Religião.
Exercícios: Narrativas/estórias.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os novos temas, a abordar nesta UC, permitem um alargamento dos contextos semânticos e estruturais, necessários a um bom desenvolvimento linguístico dos estudantes, proporcionando-lhes um aprofundamento das suas capacidades comunicativas em LGP, bem como algum vocabulário específico de diferentes áreas temáticas
O desenvolvimento do vocabulário, bem como das estruturas gramaticais da língua gestual portuguesa, permitirão o desenvolvimento de competências comunicacionais, tanto na perspetiva do emissor como de recetor dos enunciados

Metodologias de ensino

Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos (gravuras, croquis, banda desenhada)
-Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, relatar um acontecimento do quotidiano, etc.)
-Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
-Técnica do diálogo
-Técnica da conversação em grupo
-Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual)
-Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.
-Simulação de situações de conversação da vida real.
-Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
- Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as características próprias de uma língua gestual.
O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos alunos e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
Os alunos são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
A elaboração de textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes vertentes:
Assiduidade e participação (inclui trabalhos autónomos) – 10% da nota final
Trabalhos em Grupo 40%
Trabalho Individual 50%

Bibliografia

Bibliografia de LGP I, II, III, IV, V e:
Vídeos:
-Conferência “ Os Surdos Olhando o Futuro” Torre do Tombo – 1998
-Seminário “Dia Nacional do Surdo” -Instituto Jacob Rodrigues Pereira-2006

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 08:41:38 Última actualização: 2010-07-19