| 
 | 
                
                
                
Estágio
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
| Código: | 
CS30029 | 
   | 
Sigla: | 
EST | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências da Comunicação | 
 
 
Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
• Organiza e planeia o trabalho pessoal.
 • Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
 • Intervém de forma eficiente e organizada.
 • Trabalha de forma autónoma.
 • Auto-regula o seu desempenho lidando com a incerteza. 
Conteúdos programáticos
• Princípios orientadores para a realização do estágio;
 • Atitudes e princípios de inserção em contextos desconhecidos;
 • Os papéis e funções do estagiário;
 • Natureza das instituições;
 • Orientação para a elaboração de relatórios.
 Os recursos da uc estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle da ESE. 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
 Este estágio curricular tem a duração de 1 mês a tempo inteiro e perspetiva-se numa pedagogia de
 ensino em alternância escola  vida ativa. O acompanhamento dos trabalhos durante o estágio, e para a
 discussão do relatório é feito em regime de tutoria.
  Espera-se que cada estudante:
 (a) seja assíduo e pontual; (b) participe na discussão preparatória do estágio; (c) esteja preparado para prever
 problemas e apresentar soluções; (d) execute os trabalhos programados pela empresa; e) elabore e apresenta
 o relatório de estágio.
 Os parâmetros de avaliação são dados à entidade que faculta o Estágio e apresentados aos estudantes nas
 sessões presenciais preparatórias do estágio.
 Elementos de avaliação:
 a) Presença; b) Assiduidade; c) Realização do Relatório de Estágio; d) Apresentação do Relatório de Estágio; e)
 Avaliação qualitativa do Coordenador Externo; f) Exame – reapreciação do Relatório de Estágio reformulado  
Metodologias de ensino
Avaliação distribuída com exame final
 
 NOTA: Embora já tivesse sido definida uma metodologia de trabalho, centrada em aulas expositivas e recurso à plataforma Moodle, a mesma foi redirecionada com recursos de comunicação lectiva a distância: Zoom. Assim, manteve-se praticamente toda a planificação inicialmente previstas, tendo sido ajustada nos métodos e técnicas de trabalho. 
Metodologia e provas de avaliação
Aulas expositivas e active learning
 Elaboração de relatório de estágio
 Exame (apenas para reformulação do relatório apresentado perante o júri)
 
  
Regime de assiduidade
Obrigatório 
Bibliografia
Ceia, Carlos, "Normas para apresentação de trabalhos científicos", Editorial Presença,  Lisboa, 2008 
 
 Dourado, Alcina e Nunes, Ricardo – Regulamento de Estágios Curriculares – Curso de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação, Setúbal, 2003
 
 Frada, João José Cúcio, "Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos", Edições Cosmos, Chamusca, 1999
 
 Loff, Ana Margarida Tortadés, "Guia prático para a elaboração de currículos e relatórios críticos de actividades", Formasau, Coimbra, 2003
  
Observações
O programa desta uc é reforçado pelo Regulamento de Estágio (apresentado à CC do Depto. CCL de 20.02.2018) no qual se inscrevem informações de natureza prática e normativa sobre o funcionamento da mesma. 
             | 
                
            
                
 |