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Retórica e Argumentação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2020/2021 - 1S
Código: |
CS200013 |
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Sigla: |
RA |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de
Definir o que é a retórica e compreender os seus atributos e características.
Conhecer a história da retórica e a sua evolução desde a Grécia clássica à (pós)modernidade tecnológica.
Compreender o sistema retórico e as formas argumentativas para avaliar a força e a falácia dos argumentos e para utilizá-los na comunicação escrita ou falada.
Dominar os principais conceitos da retórica atual e aplicá-los em várias áreas: contexto mediático, visual, publicitário e digital.
Realizar análises retóricas de comunicações escritas ou faladas.
Conteúdos programáticos
O que é a retórica
Fundamentos da retórica: atributos e características
Breve história da retórica
O sistema retórico: dinâmica, géneros, provas artísticas (logos, ethos e pathos) e cânones retóricos
Formas argumentativas
Retórica, comunicação e tecnologia: retórica mediatizada, retórica visual, retórica da publicidade, retórica digital.
Análise retórica: principais elementos analíticos e como fazer
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos permitem aos alunos ter uma compreensão geral sobre a retórica, percebendo a sua evolução ao longo dos séculos e os conceitos do sistema retórico. Estes conhecimentos permitem que os estudantes desenvolvam competências para a elaboração de discursos com argumentos bem fundamentados e para a análise retórica de discursos de terceiros, tendo em conta os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular.
Metodologias de ensino
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a participar em atividades regularmente e apresentam os resultados dos trabalhos que realizam.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A metodologia de ensino permite a aquisição de conhecimentos teóricos sobre a retórica, bem como o desenvolvimento da reflexão crítica e aplicação prática do sistema retórico para a elaboração de diferentes tipos de discurso.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Teste de aferição: 40%
b) Trabalho em grupo: 40%
c) Atividades de participação: 20%
A avaliação também pode ser feita por exame.
Bibliografia
Eyman, Douglas (2015). Digital Rhetoric: Theory, Method, Practice. Ann Arbor: University of Michigan Press.
Aristóteles (1998). Retórica. Lisboa: INCM.
Breton, Phillipe (1998). A Argumentação na Comunicação. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Grácio, Rui Alexandre (1998). Consequências da Retórica – para uma revalorização do múltiplo e do controverso. Coimbra: Pé de Página Editores.
Mateus, Samuel (2018). Introdução à Retórica no Século XXI. Covilhã: Livros Labcom.
Meyer, Michel (1998). Questões de Retórica: linguagem, razão e sedução. Lisboa: Edições 70.
Mulholland, Joan (2005). Handbook of persuasive tactics - A practical language guide. London and New York: Routledge.
Serra, Joaquim Paulo & Ferreira, Ivone (2008). Retórica e Mediatização - da Escrita à Internet. Covilhã: Livros Labcom.
Swatridge, Colin (2014). The Oxford Guide to Effective Argument and Critical Thinking. Oxford: Oxford University Press.
Observações Bibliográficas
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