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Comunicação Empresarial e Marketing
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2021/2022 - 1S
| Código: | 
LAS12 | 
   | 
Sigla: | 
CEM | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências da Comunicação | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LAS | 
67 | 
Plano de estudos_2021 | 
2º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Objetivo geral
 
 Compreender conceitos, disciplinas e técnicas da comunicação institucional e organizacional numa ótica de Marketing e aprender a desenvolver e a aplicar estratégias / técnicas de comunicação em organizações são os objetivos centrais da unidade curricular.
 
 Objetivos específicos
 
  Compreender o papel da comunicação no desempenho das organizações, em particular de âmbito cultural e social;
  Desenvolver competências para a implementação de estratégias e técnicas de comunicação;
  Conhecer os diferentes sectores da comunicação institucional e as suas especificidades;
  Atuar nos distintos campos do trabalho de comunicação empresarial e do marketing;
  Interagir com as diversas tecnologias, ferramentas e produtos da comunicação;
  Aprender a conceber, aplicar, gerir e avaliar uma estratégia de comunicação aplicada ao setor social. 
Conteúdos programáticos
1. Objetivos da disciplina, conteúdos, metodologia, sistema de avaliação, calendarização, modo de funcionamento das sessões presenciais e apresentações
 
 2. Processo de comunicação e evolução histórica da comunicação empresarial e do marketing
 
 3. Campos da comunicação institucional.
 - Tipologia de organizações (Empresas privadas, Organizações corporativas e representativas, Organizações públicas e órgãos de governo, Organizações não-governamentais)
 
 4. Comunicação empresarial e marketing - Conceitos básicos
 - Conceito de gestão de Marketing, marketing estratégico e marketing-mix
 - Meio envolvente de Marketing (o Micro ambiente e macro ambiente de marketing)
 
 5. - Particularidades da gestão de Marketing
 – O Marketing Social e o marketing nas organizações sem fins lucrativos
 
 6. Estratégia de comunicação
 - Do diagnóstico à estratégia: a Análise SWOT
 - Comportamento e processo de compra, consumo e adesão
 - Públicos-alvo, StakeHolders e ShareHolders
 - Missão, identidade e imagem corporativa
 
 7. Planeamento estratégico no contexto das instituições
 - Funções, alvos, processo e objetivos
 - Elementos básicos da imagem das organizações
 - Estratégias de Comunicação e Marketing
 - O Plano de Comunicação
 - Os meios de comunicação social
 - O Mix de Comunicação de Marketing: publicidade, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, marketing direto e Patrocínio e mecenato – conceitos fundamentais, funções e objetivos
 - Gestão da comunicação: a execução da estratégia, serviços externos, gestão dos profissionais, distribuição e disseminação, serviços e práticas, processos de avaliação, gestão de crises.
 
 8. Especificidades das ferramentas da comunicação e do Marketing: objetivos, alvos, produtos, processos, técnicas e características particulares de cada ferramenta
 
 9. Limites éticos e legais na comunicação empresarial
 - Ética e Responsabilidade Social 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
No âmbito desta uc propõe-se um conjunto de atividades que levam cada estudante a realizar, na prática, diversas experiências de aprendizagem relativas aos conteúdos programáticos com o objetivo de compreender o alcance e utilidade dos conceitos abordados. 
Metodologias de ensino
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como em exercícios a partir quer da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância Moodle ou Teams.
 Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas. Ênfase em métodos ativos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos, com destaque para a realização de exercícios propostos pelo docente.
 Inclui-se ainda a discussão orientada sobre temas relacionados, a partir de vários documentos-base, nomeadamente materiais audiovisuais e textos, podendo apresentar-se em várias línguas para além da língua portuguesa e provenientes de várias fontes.
 Apresentação dos resultados das diferentes atividades (recorrendo a diferentes métodos de apresentação, incluindo comunicação oral e powerpoint.
 Recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância, o que implica o recurso às respetivas ferramentas de comunicação como os fóruns. Sugere-se que os alunos venham munidos de equipamento informático portátil que facilite o acesso e/ou a realização de atividades no âmbito da uc, caso o docente o indique explicitamente.
 A plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ese.ips.pt/ servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de atividades teórico-práticas e permitir a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente, em particular no caso do discente trabalhador estudante.
 Excecionalmente e durante o período coincidente com Estágios ou devido a outros motivos que impossibilitem a realização de sessões letivas presenciais, as atividades correspondentes podem desenrolar-se via plataformas de ensino a distância.
 Acompanhamento tutorial: o docente estará presente em quatro modelos possíveis: i) em sessões presenciais, de acordo com o calendário letivo; ii) através de marcação de reunião de acompanhamento em modelo de orientação tutória solicitada previamente pelo aluno ou grupo de alunos em horário a definir e via videoconferência; iii) através de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela instituição de ensino, recorrendo às ferramentas mais indicadas para o efeito, nomeadamente fóruns, chats ou troca de mensagens; iv) através de contacto via correio eletrónico institucional. Os procedimentos e contatos são divulgados na própria plataforma de acordo com o tipo de atividades a realizar ao longo do ano letivo.
 As sessões de apoio servirão, fundamentalmente, para auxiliar alunos e grupos de alunos (em especial trabalhadores-estudantes) aquando da realização da avaliação, entre outras atividades teórico-práticas, podendo decorrer em sessão plenária ou em reuniões individualizadas, preferencialmente a distância. Estarão sempre sujeitas a confirmação.
 Após o términus das atividades letivas a plataforma de ensino a distância fica disponível até ao final da época de exames de recurso. 
Metodologia e provas de avaliação
a) Teste – 50% da nota, com realização em data a definir segundo calendário próprio;
 b) Exercícios, individuais ou em pequenos grupos, podendo incluir apresentação escrita e oral – 50% da nota, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio. Este elemento de avaliação pode ser substituído pela realização de um trabalho individual no caso de estudantes que beneficiem de estatuto e comprovadamente não possam frequentar as aulas.
 Em avaliação contínua a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*50%)+(B*50%).
 Esta fórmula pode ser sujeita a alteração após o início do ano letivo, devendo, nesse caso ser divulgada em documento próprio.
 De modo geral considera-se ainda aspetos como a qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interação de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
 Espera-se que cada aluno esteja presente em cada aula e participe nas questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo, nomeadamente discussões; reúna a documentação aconselhada, leia e analise os textos de apoio de modo a estar preparado para os discutir; execute os trabalhos programados; aceda à plataforma de ensino a distância e participe de forma ativa e colaborante nas atividades aí propostas. 
Regime de assiduidade
A avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas através das atividades propostas.
 O estudante trabalhador-estudante ou abrangido por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva em comunicação escrita. Nestes casos, a participação na plataforma de ensino a distância e equivalentes é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor. 
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição | 
Tipo | 
Tempo (horas) | 
Data de Conclusão | 
 
| Participação presencial (estimativa) | 
 Aulas  | 
0 | 
 | 
 
|   | 
Total: | 
0 | 
 
 
Bibliografia
Caetano, J., & Rasquilha, L. (2005). Gestão da comunicação. Quimera.
 Eiró-Gomes, M. (Ed.). (2017). Comunicação E Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento. Plataforma Portuguesa das ONGD e ESCS-IPL.
 Lindon, Denis, Lendrevie, Jacques, Lévy, Julien, Dionísio, Pedro, Rodrigues, J. V. (2008). Mercator XXI (11th). Lisboa: Publicações D. Quixote.
 Martins, R. (2010). Comunicação de gestão da mudança: como (re)criar uma organização de confiança no terceiro sector. In J. W. Azevedo, Carlos, Franco, Raquel Franco, Meneses (Ed.), Gestão de organizações sem fins lucrativos (pp. 273–284). Porto: Imoedições.
 Santos, C.O. (2012). Melhorar a vida. Um guia de marketing social. Fundação CEBI
 
 Serão facultados textos complementares ao longo do funcionamento da uc. 
Observações
Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao
 longo da lecionação da disciplina nas aulas, através da plataforma de ensino a distância
 da ESE.
 Páginas na internet
 Associação Portuguesa Comunicação de Empresa
 http://www.apce.pt/
 Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing
 http://www.apap.co.pt/
 Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações
 Públicas
 http://www.apecom.pt/
 Entidade Reguladora para a Comunicação Social
 http://www.erc.pt/
 SOPCOM
 https://www.sopcom.pt/page/home
 
 Esta UC com o código LAS12 é de frequência obrigatória aos alunos inscritos no 2º ou 3º ano de Animação e Intervenção Sociocultural (c.f. alteração do plano de estudos em 2021.22).
 A Língua de Ensino é o Português.
 Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
 O Programa será apresentado na 1ª sessão letiva presencial, para além de disponibilizado no portal institucional podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de atividade letiva do ano a que diz respeito, momento a partir do qual passa a versão definitiva para o atual ano letivo. Até lá a versão definitiva para o ano letivo a que diz respeito é sujeita a revisão. Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
 Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC diretamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
 O acesso à plataforma de ensino a distância Moodle é condição essencial para acompanhar a uc.
 Dispositivos online passíveis de serem utilizados: Zoom Colibri; e-mail; Moodle; Messenger; Whatsapp, sem menosprezo por outros que estão sob análise como o Skype, Teams e Stream, para além de sugestões dos estudantes e soluções que entretanto sejam disponibilizadas. O objetivo é permitir que as soluções se adaptem às condições dos estudantes ao mesmo tempo que se garante o cumprimento da planificação.
 
 A calendarização das atividades e as especificidades de cada uma serão disponibilizadas em documento próprio. 
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