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Comunicação nos Media Sociais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2022/2023 - 2S

Código: CS30026    Sigla: CMS
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 41 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ricardo Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc

 Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
 Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
 Produz texto crítico sobre fenómenos comunicacionais emergentes.

Conteúdos programáticos

1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) nos media (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
Youtube
Whatsapp
Instagram
Twitter
Snapchat
Facebook


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceptual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.

Metodologias de ensino

Aulas expositivas.

COMPONENTES OBRIGATÓRIAS

OBRIGATÓRIO - Trabalho em equipa - 40% - "Equipamentos Culturais Públicos no Distrito de Setúbal" constitui o tema do trabalho colectivo que pretende fazer o mapeamento e análise das estratégias adoptadas pelas autarquias do distrito de Setúbal face aos equipamentos que administram. Assenta em grupos de trabalho autónomos, orientados em tutoria.
Recursos: Zoom, Email, Whatsapp.
Trabalhos de grupo: 22 de Fevereiro a 19 de Abril. – 40%
Fichas analíticas (4) - 20%


OBRIGATÓRIO: FICHA ANALÍTICA -
- Análise individual (4). 1 folha A4. Matriz. – 40%

OBRIGATÓRIO - RECENSÃO CRÍTICA - entrega a 22 de março – 20%

OBRIGATÓRIO- Partilha de recensões: 5 de Abril; -

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa e um posicionamento crítico.

Metodologia e provas de avaliação

Componentes OBRIGATÓRIAS:

1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (10%)
2. Recensão crítica (20%)
3. Ficha analítica (40%)
4. Trabalho de grupo (40%)

Bibliografia

NOTA PRÉVIA: caso haja alguma dificuldade em aceder a algumas das referências online, deve contactar o docente.

Amaral, Inês (2016).Redes Sociais na Internet: sociabilidades emergentes. https://labcom.ubi.pt/book/286

Cádima, Francisco Rui (2015). A Era Digital, Lisboa, Media XXI

Cádima, Francisco Rui (2010). A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Lisboa, Formalpress

Cádima, Francisco Rui ( 2009). Media, Redes e Comunicação, Lisboa, Quimera

Canavilhas, João, Catarina Rodrigues e Fábio Giacomelli (Orgs.) (2019) Narrativas jornalísticas para dispositivos móveis. https://labcom.ubi.pt/book/321

Fidalgo, António; Canavilhas, João (Org.) (2014)
Comunicação Digital – 10 anos de investigação. https://labcom.ubi.pt/book/116

Cardoso, Gustavo Coord. (2013). A Sociedade dos ecrãs. Lisboa: Tinta da China.

Cardoso, Gustavo (2009). Media, Redes e Comunicação - Futuros e Presentes. Lisboa: Quimera

Cardoso, Gustavo (2014). Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

Castells, Manuel (2004). A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F,(2015) Digital Marketing , 6th Edition, Pearson.

Gillmor, D. (2005). Nós os Media. Lisboa: Editorial Presença

Jenkins, Henry (2006) Comvergence Culture - la cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Barcelona: Paidós Comunicación

Marques, Vasco (2021). Redes Sociais 360, Como Comunicar Online.

Francisco Merino, Luís Frias e Manuela Penafria (Eds.) (2022). StoryBits I – Narrativa e Media Digitais. https://labcomca.ubi.pt/storybits-i-narrativa-e-media-digitais/

Obercom (2022). Digital News Report 2022 Portugal. https://obercom.pt/digital-news-report-2022-portugal/

Obercom (2022). Distribuição digital não autorizada de jornais em Portugal. Dados, impactos e perspetivas: os casos de Whatsapp e Telegram. https://obercom.pt/distribuicao-digital-nao-autorizada-de-jornais-em-portugal-dados-impactos-e-perspetivas-os-casos-de-whatsapp-e-telegram/

Obercom (2021). Impacto do Coronavírus e da crise pandémica no sistema mediático (Versão III – Fevereiro 2021). https://obercom.pt/impacto-do-coronavirus-e-da-crise-pandemica-no-sistema-mediatico-versao-iii-fevereiro-2021/ Nota: ver edições anteriores

Obercom (2020). Agências de Notícias e fact-checking. https://obercom.pt/agencias-de-noticias-e-fact-checking/

Obercom (2020). Pandemia e consumos mediáticos. https://obercom.pt/pandemia-e-consumos-mediaticos/

Obercom (2020). Reuters Institute Digital News Report 2020 – PORTUGAL. https://obercom.pt/reuters-institute-digital-news-report-2020-portugal/

Qualman, ERIK (2010). Socialnomics, Como os Media Sociais estão a transformar o modo como vivemos e como fazemos negócios. Lisboa: Editorial Presença

Rheingold, H. (1993). A Comunidade Virtual. Lisboa: Gradiva.

Retrevo (2010). Is Social Media a New Addiction?Disponível em
http://www.retrevo.com/content/blog/2010/03/social-media-new-addiction%3F, acedido a 18 de
Agosto

Rosen, J. (2006). The people formerly known as the audience. Disponível em
http://journalism.nyu.edu/pubzone/weblogs/pressthink/2006/06/27/ppl_frmr.html, acedido a 17
de Agosto de 2010.

Ryan, D. (2014). Understanding Digital Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation , 3rd edition, Kogan Page.

Ryan, D. (2015). Understanding Social Media , Kogan Page.

Shirky, C. (2002a). Communities, Audiences, and Scale. Disponível em
http://shirky.com/writings/community_scale.html, acedido a 12 de Agosto de 2010.

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Página gerada em: 2024-05-14 às 02:17:58 Última actualização: 2010-07-19