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Pedagogia do Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
DESP15 |
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Sigla: |
PD |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os princípios e fundamentos técnicos, pedagógicos e metodológicos para devenvolver o processo de planificação da atividade física e desportiva em diferentes âmbitos da prática desportiva.
Dominar o processo de concepção, controlo e avaliação de programas e projetos de intervenção em diferentes âmbitos e contextos de prática recreativa e desportiva.
Dominar o processo de intervenção pedagógica em atividades físicas e desportivas em diferentes âmbitos e contextos desportivos. Planear as bases de uma estratégia para lidar com os pais e encarregados de educação.
Conteúdos programáticos
a) Fundamentos teóricos da atividade física e do desporto. Conceito e âmbito da Pedagogia do Desporto.
b) A motivação no desporto.
c) A eficácia e o sucesso pedagógico em desporto (ex.: modelo da análise da relação pedagógica em desporto, O comportamento do treinador - os treinadores de sucesso). Estilos de ensino na Educação Física.
d) Estádios do processo de desenvolvimento profissional de um professor e/ou treinador.
e) Bases metodológicas para a planificação e intervenção no âmbito da atividade física e do desporto. A importância dos pais na prática de atividade física e desportiva.
1. O Processo de planeamento em desporto
1.1. Projetos, programas e atividades: Os objetivos gerais, específicos e operacionais.
1.2. Etapas do Planeamento (seleção e sistematização de conteúdos, seleção de atividades, estratégias de ação.
1.3. A estrutura da sessão: parte preparatória ou inicial, parte fundamental e parte final.
1.4. Planos a médio, curto e longo prazo.
1.5. Ciclos de treino/unidades didáticas.
1.6. A condução da sessão: Técnicas de Intervenção Pedagógica (TIP) em desporto (dimensão, instrução, clima, gestão e disciplina).
1.7. A avaliação e controlo do processo de intervenção: conceções, métodos e instrumentos.
2. Análise do Processo de Ensino
2.1. Observação, tipos de amostragem, unidades de observação e de métodos de registo.
2.2. Sistemas de observação (ex.: Sistema de observação do comportamento do treinador e do atleta – SOTA; análise do tempo de aula – ATA; comportamento do professor/treinador, comportamento do aluno/atleta, feedback pedagógico, clima de aula, valor das atividades propostas, comportamentos inapropriados).
Software
Lince
Match Vision
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Manifesta a apropriação e a utilização de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas através da produção dos trabalhos propostos. No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) manifesta a apropriação de conhecimentos teóricos sobre as diferentes temáticas abordadas; (b) utiliza, de forma criteriosa e fundamentada, os conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado; (c) demonstra capacidade de pesquisa bibliográfica e análise na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
Metodologias de ensino
Abordagem expositiva e de síntese sobre as bases metodológicas de conceção, controlo e avaliação de planos e programas de atividades físicas e desportivas para diferentes âmbitos e contextos de prática desportiva. Conceção e discussão de propostas metodológicas de intervenção em Desporto em diferentes contextos. Espera-se que cada aluno esteja presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos individuais e em grupo que possam ser solicitados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa no processo, através do desenvolvimento de competências relacionadas com a aquisição de conhecimentos e sua aplicação, de forma criteriosa e fundamentada, a situações práticas. Assim, para além das aulas expositivas, os alunos são solicitados a desenvolverem, individualmente ou em grupo, trabalhos teóricos e práticos/aplicados sobre a matéria. Esta UC pretende que os alunos utilizem os conhecimentos abordados de forma integrada e aplicada.
Metodologia e provas de avaliação
A classificação final resulta de:
Avaliação do Processo: (60%) Expressa através das seguintes tarefas: Elaboração de um Plano de aula/Treino que deverá ser aplicado numa sessão de microensino supervisionada e elaboração de relatório crítico sobre essa sessão (registada audiovisualmente), após descodificação da mesma através de dois sistemas de observação pedagógica (Planeamento 10%, prática 15%, relatório 10%). Trabalho de grupo realizado no âmbito dos conteúdos abordados na UC (20%). Participação (5%).
Avaliação do Produto (40%) Resulta do desempenho do aluno em um teste de avaliação escrito
O somatório dos valores ponderados da componente 1 (processo) e componente 2 (produto) definirá a classificação na UC, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
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