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Fisiologia Humana
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
DN03 |
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Sigla: |
FH |
Áreas Científicas: |
Biologia e Bioquimica |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Conhecer a terminologia utilizada no âmbito da Fisiologia Humana.
- Dominar as bases fisiológicas da consciência e do comportamento.
- Dominar os conceitos relativos à resposta funcional do corpo humano ao exercício físico.
- Conhecer as bases da bioenergética e nutrição.
- Dominar os conhecimentos nas áreas da biologia e da bioquímica necessários à fundamentação da atividade física.
- Dominar os conceitos de Fisiologia da Integração e da Adaptação.
Conteúdos programáticos
Adaptações Fisiológicas
Conceitos básicos da Fisiologia Humana do Exercício; Relação estimulo-adaptação; Analogia entre estímulo e carga de treino; Noção de carga, adaptação aguda e adaptação crónica de treino.
A bioenergética Muscular
Caracterização dos principais grupos de nutrientes e as exigências nutritivas dos vários tipos de esforços físicos; Ciclos energéticos biológicos: ressíntese do ATP, a transformação de energia química em mecânica no músculo-esquelético; O processo anaeróbio alatico, anaeróbio lático e aeróbio; Vias metabólicas e substratos energéticos;
Adaptações fisiologicas no idoso com o exercicio fisico;
Fisiologia Cardiorrespiratória
A função cardiorrespiratória na resposta aguda ao esforço aeróbio; Adaptações cardíacas, vasculares e hemodinâmicas musculares. Alterações dos volumes pulmonares, da frequência cardíaca, da pressão arterial e do debito cardíaco na adaptação aguda ao esforço; Noção de consumo de oxigénio, consumo máximo de oxigénio, limiar aeróbio e limiar anaeróbio
;
Termorregulação e Fisiologia dos líquidos orgânicos
Equilíbrio hidro-electrolitico e suas modificações na adaptação aguda ao esforço; Especificidades resultantes das características do meio ambiente: frio, calor, humidade e altitude.
Avaliações Fisiológicas no Desporto: equipamentos, protocolos de avaliação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A Fisiologia revela-se como um pilar base de compreensão do funcionamento do organismo humano em situações de esforço físico, pelo que se pretende dotar o aluno de conhecimentos que lhes permita perceber as repercussões orgânicas consequentes das diferentes situações de exercício em diferentes populações.
Metodologias de ensino
Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados;
- Domínio de utilização de instrumentos de controlo fisiológico de atividade física e desportiva.
- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado.
- Capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
Avaliação do Processo (30%): Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica.
Fichas de trabalho - 30%
Avaliação do Produto (70%): É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito (50%) e numa apresentação oral (20%).
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação igual ou superior a 7 no teste escrito e uma classificação final igual ou superior a a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.
Regime de assiduidade
- Espera-se que cada estudante participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.
Bibliografia
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