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Língua e Comunicação Profissional
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
Código: |
LGP20002 |
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Sigla: |
LCP |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
13 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Conhecer aspetos da psicolinguística e da sociolinguística relevantes em/para a comunicação
profissional;
- Sistematizar e aprofundar conhecimentos prévios sobre a estrutura e funcionamento da língua
portuguesa;
- Refletir sobre contextos de variação e diversidade linguística;
- (Re)Conhecer especificidades da linguagem e dos textos profissionais;
- Produzir textos orais e escritos de tipologias diferenciadas;
- Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
- Utilizar a(s) língua(s) como agente de intervenção e transformação da sociedade;
Conteúdos programáticos
Ciências da Linguagem
. Cérebro e linguagem
. Cultura linguística
Oralidade
. Culturas de tradição oral
. Fonologia e ortografia
Palavras
. Léxico e vocabulário
. Semântica lexical
Frases
. Constituintes da frase
. Funções sintáticas
Textos
. Texto literário e não literário
. Referenciação e paratextos
Línguas na Comunidade
. Variação sincrónica
. Variedades e textos profissionais
. Línguas do mundo e da CPLP
. Mercado de línguas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os quatro primeiros objetivos deste programa foram formulados tendo em vista a operacionalização direta
de conteúdos programáticos. De modo a realçar a integração vertical dos conteúdos, a maioria destes
(primeiro a terceiro) objetivos incluem vários núcleos de conteúdos. Todos os conteúdos programáticos
são abrangidos pelos quatro objetivos em questão.
Metodologias de ensino
Exposição de conhecimentos pelo professor e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico).
Realização, em pares, de exercícios, seguidos de discussão coletiva ou plenária dos resultados (ensino
teórico-prático).
Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos
complementares de aprofundamento (estudo e avaliação).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação das metodologias de ensino com o objetivos é mais evidente nos três penúltimos objetivos.
Para eles contribuem especialmente o ensino teórico-prático, a orientação tutória e a avaliação. No
entanto, também aos seis objetivos anteriores subjazem as metodologias adotadas, em particular no
ensino teórico, no estudo e na avaliação.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação inclui os seguintes elementos:
Curriculum Vitae (15%)
Relatório (30%)
Assiduidade e Participação (5%)
Trabalho de grupo (50%)
Bibliografia
Calvet, L.-J. (1984). La tradition orale. Que sais-je ? 2122. Paris: Puf.
Crystal, D. (1997). The Cambridge Encyclopaedia of Language, Cambridge: Cambridge University Press.
Eliseu, A.S., Cardeira, E. & Malagueiro, S. (2008). Enciclopédia do Estudante 13 & 14. Língua Portuguesa I &
II. Carnaxide: Santillana Constância.
Faria, I.H., Pedro, E.R., Duarte, I. & Gouveia, C.A.M. (org.) (1996). Introdução à Linguística Geral e
Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Mateus, M.H.M. & Cardeira, E. (2007). Norma e Variação. Lisboa: Caminho.
Pinto, P.F. (2010). O essencial sobre Política de Língua. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Raposo, E,B.P. & outros (orgs)(2013). Gramática do Português. Lisboa: F.C.Gulbenkian.
Silva, V.A. & Costa, J. (2008). Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em
http://dt.dge.mec.pt]
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