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Ciência, Tecnologia e Sociedade
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2021/2022 - 2S
Código: |
CL0003 |
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Sigla: |
CTS |
Áreas Científicas: |
Ciências da Natureza |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
5 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Revela uma atitude científica sobre a realidade.
Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
Problematiza as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.
Avalia o impacto da atividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
Analisa os impactos sociais da C&T na qualidade de vida dos indivíduos
Analisa as origens e a evolução do conhecimento científico e tecnológico.
Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.
Conteúdos programáticos
1. Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
1.1. A natureza da Ciência e da Tecnologia: características da atividade científica.
1.2. Interacções CTS - estudos de caso: questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação.
2. Origens e evolução do conhecimento científico.
2.1. Das ideias de mundo a um mundo de ideias: a fundação da ciência moderna.
2.2. A ciência contemporânea: novas descobertas e invenções.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Numa unidade curricular em que se pretende discutir e analisar uma conceção multidimensional de ciência, parece ser adequado apresentar não só assuntos e acontecimentos que evidenciem a dinâmica do conhecimento científico e tecnológico, como os que ilustram modos e instrumentos diversos que os cientistas utilizaram e usam, na atualidade, para fazer ciência. Com o objetivo de analisar questões atuais que constituem fonte de preocupação e controvérsia entre cientistas, políticos, empresas e grupos de cidadãos, reveladoras das influências recíprocas da ciência e tecnologia na sociedade, elegeram-se alguns problemas ambientais, da biomedicina e das comunicações. Procura-se conferir aos estudantes uma maior cultura científica que contribua para a apreciação dos bons e maus usos da ciência e da tecnologia e para o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos desafios do quotidiano dos cidadãos.
Metodologias de ensino
As aulas presenciais ou a distância incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades teórico-práticas sobre problemas atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários com especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse das/os estudantes. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos variados; b) Elaboração de resumos e comentários em foruns on-line; c) Discussão orientada de temas; d) Análise de casos a partir das interações CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em seminário f) Recolha, seleção e análise de dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para a literacia científica, vista não só como a apropriação de conceitos científicos básicos, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã. Privilegia-se a realização de atividades práticas e a abordagem e a discussão de temas científicos e sócio científicos que evidenciem a construção do conhecimento científico e tecnológico e as interações que se estabelecem com a sociedade. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem poderosas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalhos de grupo 40%; participação individual 20%.
As/os estudantes que não participem no regime de avaliação contínua, realizarão um exame final elaborado nos moldes dos testes da unidade curricular.
Regime de assiduidade
O regime de avaliação contínua exige uma assiduidade de 75% nas aulas teórico-práticas. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%. Nas sessões presenciais ou a distância, teóricas e teórico-práticas, é necessário o acompanhamento das atividades propostas através da página da UC na plataforma interativa moodle.
As/os estudantes com estatuto especial, nos termos do art.º 24.º do Regulamento de Frequência e Avaliação, deverão negociar com o docente a concretização da avaliação conforme o estipulado no referido regulamento (n.º 1 do art. 14.º). Os alunos com estatuto especial precisam de assistir a 50% das sessões teórico-práticas, desde que acompanhem as atividades propostas.
Bibliografia
Allègre, C (2005). Um pouco de Ciência para todos. Lisboa: Gradiva
Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
Bryson, B. (2019). O corpo: um guia para ocupantes. Lisboa: Bertrand Editora.
Calado, J. (2014). Limites da ciência. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Campbell, N., & Reece, J. (2008). Biology (8.ª ed.). San Francisco: Pearson/ Benjamin Cummings.
Coutinho, A. (2005). Ora então, vamos à vida! In Lago, T. et al. Despertar para a Ciência. As Conferências de 2003. Lisboa: Gradiva.
Fiolhais, C., & Marçal, D. (2012). Pipocas com telemóvel e outras histórias de falsa ciência. Lisboa: Gradiva.
Fiolhais, C., & Marçal, D. (2020). Apanhados pelo Vírus - Factos e Mitos Acerca da Covid-19. Lisboa: Gradiva.
Santos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente. Lisboa: Gradiva.
Xavier, J. (2014). Experiência Antárctica: Relatos de um cientista polar português. Lisboa: Gradiva.
Revistas (consulta através da b-on): Science, Nature e outras
http://scientificamericam.com – revista online Scientific American
http://nasa.gov – sítio da NASA
https://europa.eu/european-union/topics_pt - portal da União Europeia
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