|  | Atualidade nos MediaInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2023/2024 - 2S
| Código: | CS100007 |  | Sigla: | AM |  
| Áreas Científicas: | Ciências da Comunicação |  Cursos
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)Ao final da UC os alunos devem estar aptos a:
 -  Perceber o processo de construção da agenda noticiosa
 -  Compreender os diversos factores que condicionam o exercício do jornalismo
 -  Identificar as rotinas profissionais dos jornalistas
 -  Analisar criticamente os critérios que determinam a noticiabilidade dos acontecimentos
 -  Avaliar a relação entre jornalistas e fontes de informação
 -  Refletir sobre a atualidade noticiosa na era digital
 - Reconhecer as especificidades e técnicas da linguagem jornalística para os meios impressos e digitais
 - Refletir sobre conceitos essenciais da comunicação multimédia e as suas implicações nos processos produtivos
 - Perceber os desafios e oportunidades da produção em ambiente multiplataforma e dos processos de convergência da informação
 
 Conteúdos programáticos1. A agenda noticiosa 
Os constrangimentos que condicionam o funcionamento do campo jornalístico
 Rotinas profissionais dos jornalistas
 A relação entre as agendas política, pública e mediática
 Critérios de noticiabilidade: os valores-notícia
 Jornalistas e fontes de informação
 Os tipos de acontecimentos
 A atuaidade noticiosa na era digital
 
 2. A linguagem jornalística
 A notícia como narrativa
 Jornalismo e as esferas do consenso, do desvio e da controvérsia
 Jornalismo de referência vs. Jornalismo popular
 A polémica da objetividade no jornalismo
 Informação vs. Opinião
 Enquadramento noticioso
 Hard news e soft news
 
 3. A escrita jornalística para os meios impressos
 Elementos básicos da notícia
 Caracterização e produção de entrevistas
 Caracterização e produção de reportagem
 
 4. Convergências e linguagens do Jornalismo em ambiente digitais
 Evolução e caracterização do Jornalismo Digital
 Desafios e contextos das lógicas multiplataforma e processos de convergência da informação
 Produção, armazenamento e disseminação da informação em ambientes digitais
 Jornalismo de Dados e Visualização de Informação
 
 
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UCOs conteúdos programáticos permitem aos alunos conhecer o processo de construção da agenda noticiosa, reconhecer as especificidades da linguagem jornalística e aplicar estes conhecimentos à produção de textos jornalísticos conforme os objetivos estabelecidos para esta unidades curricular. Metodologias de ensinoA disciplina é lecionada com base no equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas. Com inspiração na metodologia Problem Based Learning, serão feitos estudos de caso sobre os temas abordados e serão solicitadas leituras, apresentações e reflexões por parte dos alunos (individuais e em grupo) como forma de tornar o processo de aprendizagem interativo.
 
 Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCO equilíbrio entre aulas teórico-expositivas e participativas permite aliar um conhecimento dos conceitos essenciais para a compreensão da construção da agenda noticiosa ao mesmo tempo que possibilita que os estudantes consolidem e apliquem estes conhecimentos à análise de casos práticos e a produção de conteúdos noticiosos. Metodologia e provas de avaliaçãoTrabalho em grupo (70%), dos quais:
- Conteúdos (30%)
 - Projeto digital (30%)
 - Pitch final (10%)
 
 Relatório individual (20%)
 
 Assiduidade e participação (10%)
 Regime de assiduidadeNão aplicável BibliografiaCorreia, J. C. (2011). O admirável mundo das notícias. Covilhã: Labcom. 
Ferreira, G. (2018). Sociologia dos Novos Media. Covilhã: Labcom
 Fontcuberta, M. de (1999). A notícia: pistas para compreender o mundo. Lisboa: Editorial Notícias.
 Kovach, B. e Rosenstiel, T. (2004). Os elementos do jornalismo: o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público exigir. Porto: Porto Editora.
 López, M. (1995). Como se fabrican las noticias: fuentes, selección y planificación. Barcelona: Paidós.
 Ricardo, D. (2010). Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornalística. Lisboa: Casa das Letras.
 Sousa, J. P. (2000). As notícias e os seus efeitos. Coimbra: MinervaCoimbra.
 Sousa, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
 Traquina, N. (2002). O que é jornalismo. Lisboa: Quimera.
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