|
Discurso dos Media
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
Código: |
CS30024 |
|
Sigla: |
DM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender as categorias analíticas de “experiência”, “discurso” e “mediação”.
Compreender de modo analítico e crítico os fenómenos mediadores contemporâneos.
Compreender as dimensões discursiva e pragmática dos media.
Compreender a função dos media numa Democracia Deliberativa.
Conteúdos programáticos
1. Dimensão relacional da experiência humana.
2. Experiência humana e comunicação.
3. Modernidade e “campo dos media”.
4. Noção de “discurso”.
5. Noção de “mediação” e “mediatização”.
6. Estratégias discursivas dos media.
7. Funções dos media e democracia
8. Sociedade Civil, participação e deliberação
9. Estudo de exemplos (textos e imagens).
10.A influência dos media na nossa experiência: Poder, Prazer, Padrões (segundo J. Meyrowitz)
11.Crítica da Sociedade da Transparência
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Articulação conceptual, metodológica e crítica.
Metodologias de ensino
Aulas expositivas.
Análise de textos teóricos.
E.learning.
Visionamento de filmes.
Estudo de casos.
Comentários orais.
Escrita de textos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Articulação conceptual, metodológica e crítica.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Fichas de Leitura
Bibliografia
Bourdieu, P. (1974). O poder simbólico, Perspectiva.
Debray, R. (2004). Introdução à mediologia, Livros Horizonte, Lisboa.
Han, Byung-Chul, (2012) A Sociedade da Transparência, Relógio d'Água
Esteves, J. P. (2002). Comunicação e sociedade: os efeios sociais dos meios de comunicação social, Livros Horizonte.
Esteves, J. P. (2005). O espaço público e os media, Ed. Colibri,Lisboa.
Esteves. J. P. (org.) (2011). Digital divides, CIMJ, Lisboa.
Foucault, M. (1997). A ordem do discurso, Relógio d’Água, Lisboa.
Fuchs,C. (2011). Foundations of critical media and information studies, Routledge, London, New York.
Jensen, K. B. (2002). A handbook of media and communication research, Routledge, London, New York.
Meyrowitz, J. (1999). Understandings of Media, Springs, USA.
Meyrowitz, J. (2008). Power, Pleasure, Patterns. Intersecting Narratives of Media Influence.
USA, ICA.
|
|