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Produção e Promoção Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2015/2016 - 1S
Código: |
CSCC30009 |
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Sigla: |
PPC |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
13 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Lídia Soraya Barreto Marôpo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Refletir criticamente sobre o sector cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e as suas respetivas competências.
• Desenvolver estratégias para a captação de públicos.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.
Programa
Módulo I – O sector cultural em Portugal
Contextos da cultura
Profissões da cultura: produtores e programadores de cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural
Módulo II – Projetos culturais
Planeamento e estratégias de produção cultural
Marketing
Mecenato cultural
Assessoria de comunicação
Métodos de Ensino
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades. O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Trabalho individual (análise aprofundada de um projeto cultural): 45%.
b) Trabalho de grupo (elaboração de projeto cultural, produção e divulgação): 45%.
c) Presença, participação, exercício e apresentações em sala de aula: 10%.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia básica:
AAVV (2002). O Estado das Artes.¬ As artes e o Estado. Actas do Encontro realizado em Lisboa no CCB, a 19, 20 e 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
AAVV (2004). Públicos da Cultura – Actas do Encontro organizado pelo Observatório das Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.
CAETANO, Joaquim; RASQUILHA, Luís (2005). Gestão da comunicação. Lisboa: Quimera.
CEREZUELA, David Roselló i (2007). Diseño y evaluación de proyectos culturales - De la ideia a la acción. Barcelona: Editorial Ariel.
CHINEM, Rivaldo. (2003). Assessoria de imprensa - Como fazer. São Paulo: Summus.
LOPES, João Teixeira. (2007). Da Democratização à Democracia Cultural; Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público. Lisboa: Profedições.
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