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Gestão de Infraestruturas e Equipamentos Desportivos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
Código: |
DESP2010 |
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Sigla: |
GIED |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver a capacidade de promover processos neste domínio, particularmente ao nível da conceção, execução, animação e gestão de espaços e instalações desportivas.
Dominar os fundamentos, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos, os principais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária, ao exercício de competências superiores no domínio da gestão das instalações desportivas.
Manifestar uma elevada capacidade de intervenção na gestão dos espaços desportivos e das atividades que neles decorrem.
Adquirir uma visão global do processo de planeamento e gestão de uma instalação desportiva e das suas implicações legais, sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas.
Caraterizar quanto aos objetivos, as diferentes fases de planeamento e gestão de uma instalação desportiva.
Conhecer com especificidade cada área de trabalho, tendo por referência as estruturas humanas, recursos associados e os riscos mais frequentes, bem como as principais estratégias de planeamento, controlo e gestão.
Saber ajustar e adaptar os conhecimentos adquiridos à diversidade de instalações desportivas que, atualmente, emergem face às ações das múltiplas organizações desportivas, educativas, administrativas e comerciais existentes.
Saber aplicar o conhecimento a um caso específico de análise, adequando modelos de análise propostos e concluindo sobre medidas efetivas de gestão que contribuam para a eficiência e qualidade funcional de determinada instalação.
Conteúdos programáticos
Equipamentos Desportivos. As instalações desportivas: conceito, codificação espacial e desportiva. Instalação desportiva, infra-estrutura, complexo, recinto, unidade de base, núcleo, área de competição, etc.
Tipologias de Instalações. Instalações Desportivas de Base/Recreativas e Formativas; Instalações Desportivas Especializadas ou Monodisciplinares; Instalações Desportivas para o Espetáculo Desportivo. Espaços naturais de Recreio e Desporto- Espaços protegidos e não protegidos. Parques naturais, paisagens protegidas, praias, domínio público, parques urbanos, parques recreativos e parques temáticos. Espaços desportivos, anexos, técnicos e complementares.
O Planeamento e Construção de Instalações Desportivas. Instalações Desportivas e Ambiente; Instalações Desportivas e Planeamento Urbano; Enquadramento Legal das Instalações Desportivas. O Planeamento de Instalações Desportivas: Normas de Programação; Equipa técnica; Estudos de Viabilidade; Estudos de Planeamento; Projeto de uma Instalação Desportiva; Estrutura, objetivos e localização; O processo de obtenção de licença para a entrada em funcionamento.
A gestão das instalações. Indicadores-base de gestão: Espaço; Tempo; Recursos materiais; Humanos; Financeiros; Informação. Tipos de gestão: gestão pública, parcial, concessionada e privada. Vocação fundamental e complementar. A Responsabilidade Técnica da gestão de uma instalação desportiva. O Regulamento de gestão das instalações desportivas; A gestão dos acessos; A gestão desportiva/gestão das atividades. Os sistemas de Gestão Ambiental (SGA).
Aspetos económicos na gestão das Instalações Desportivas. Ciclo de vida; receitas e despesas; custos de utilização; indicadores.
Gestão da Qualidade nas Instalações Desportivas. Introdução às dinâmicas de Gestão da Qualidade aplicada às instalações desportivas - EFQM, CAF, TQM; Processos, Produtos e Serviços. Os livros de registo, de controle sanitário e de reclamações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos estão em coerência total com os objetivos da UC, iniciando-se com a abordagem de conceitos gerais sobre planeamento e gestão de instalações desportivas, com a posterior abordagem de saberes diversos e transversais, essenciais para se compreender e se lidar com a dinâmica e a especificidade própria de uma instalação desportiva, de acordo com os objetivos da sua construção, do seu funcionamento, do tipo de gestão, do público-alvo, da sua vocação e da sua estratégia de ação na busca da qualidade no processo de desenvolvimento desportivo.
Metodologias de ensino
Aulas de natureza expositiva de apresentação dos conteúdos.
Aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos. Apresentação de temas; Análise e discussão de textos científicos; A realização de trabalhos práticos.
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo / Apresentação por parte de convidados externos, de casos concretos de gestão de equipamentos desportivos / Visitas a organizações e estruturas desportivas, para observação e análise de diferentes contextos e modelos de intervenção e gestão em Desporto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que os futuros licenciados desenvolvam a capacidade de iniciar processos de conceção, execução, animação e gestão de espaços e instalações desportivas, dominando os fundamentos, os principais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária ao exercício de competências superiores no domínio da gestão das instalações desportivas. Pretende-se ainda que manifestem uma elevada capacidade de intervenção na gestão dos espaços desportivos e das atividades que neles decorrem, adquirindo uma visão global do processo de planeamento e gestão de uma instalação desportiva e das suas implicações legais, sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas. Os estudantes aprenderão a ajustar e adaptar os conhecimentos adquiridos à diversidade de instalações desportivas que, atualmente, emergem face às ações das múltiplas organizações desportivas, educativas, administrativas e comerciais existentes.
Considera-se perfeitamente coerente com esses objetivos de aprendizagem na UC, a metodologia inicial de aulas expositivas de apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos e de aulas direcionadas para o levantamento de questões e para o desenvolvimento de estudos práticos. Desta forma os discentes têm acesso de uma forma dinâmica e interativa a adquirir conhecimentos teóricos e teórico-práticos relativamente aos conteúdos da UC.
Numa segunda fase a metodologia de ensino desenvolve-se de forma mais prática, apresentando, lendo, pesquisando, analisando e discutindo textos científicos sobre instalações desportivas, permitindo que o processo de aprendizagem evolua para um contacto mais autentico com a realidade das instalações desportivas e a diversidade de variáveis e fatores que envolvem a sua gestão e funcionamento, realizando um trabalho prático de observação, análise e avaliação de uma instalação desportiva em concreto, visando um contacto precoce com o mercado de trabalho e com a realidade laboral no contexto da organização de eventos desportivos. Assim, o estudante pode vivenciar a importância e a interação entre os conteúdos teóricos lecionados e a prática, sentindo de forma mais concreta o desenvolvimento das suas capacidades e competências, para analisar e lidar com os fenómenos próprios da gestão das organizações desportivas.
Numa terceira fase o estudante é confrontado, de facto, com a realidade prática, atingindo assim um dos objetivos mais importantes da sua formação, que é o de ver e ouvir os casos concretos, por vezes tão distantes dos enquadramentos teóricos base aprendidos.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação é contínua e consta de duas componentes: uma de processo e outra de produto.
Avaliação do Processo (30%)
Resulta do desempenho do estudante na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos/aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, etc.
Avaliação do Produto (70%)
É expressa pelo desempenho do estudante num teste escrito.
Regime de assiduidade
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos diversos trabalhos propostos; (b) leia os textos de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação e a utilização dos conhecimentos relativos à temática da Gestão de Infra-Estruturas e Equipamentos Desportivas.
Bibliografia
Baker, R. & Esherick, C. (2013). Fundamentals of Sport Management. Human Kinetics: Leeds.
Cunha, L.M., (2012). Os Espaços do Desporto - Uma Gestão para o Desenvolvimento Humano. Editora Almedina. ISBN: 9789724032450.
Bento, J. & Constantino, J. (coord). (2012). Desporto e Municípios: Políticas, práticas e programas. Visão e Contextos: Lisboa.
Fried, G. (2011). Managing Sports Facilities. Human Kinetics: Leeds.
Pedersen, P., Parks, J.B., Quarterman, J., Thibault, L. (2011). Contemporary Sport Management (4ª eds). Human Kinetics, Champaign: Illinois.
Trenberth, L. & Hassan, D. (2011). Managing Sport Business: An Introduction. Routledge: London.
Westerbeek, H, Smith, A, Turner, P. Emery, P., Green, C., Van Leeuwen, L. (2005). Managing Sport Facilities and Major Events. Routledge: London.
Sarmento, J.P. (2004). Qualidade de gestão das instalações e novo perfil do gestor desportivo.www.apogesd.org.
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