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Materiais na Experiência Matemática
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 1S
Código: |
EDB10050 |
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Sigla: |
MEM |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
19 |
Plano de Estudos 2015_16 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Identifica vantagens e limitações da utilização de diversos materiais, incluindo materiais manipuláveis, no desenvolvimento do pensamento matemático.
- Seleciona e utiliza criteriosamente materiais diversificados na resolução de problemas matemáticos.
- Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos mobilizando este conhecimento para seleccionar e usar materiais propiciadores do aprofundamento de saberes matemáticos.
- Utiliza e incorpora, de uma forma adequada, uma variedade de ferramentas de comunicação e informação, incluindo as TIC, para promover a própria aprendizagem.
- Revela autonomia na identificação e resolução de problemas de carácter matemático
Conteúdos programáticos
- O papel e importância dos materiais na exploração de situações de carácter matemático.
- Pensamento matemático e jogo.
- Construção de materiais manipuláveis e sua utilização na resolução de problemas.
- Problematização do uso de materiais no ensino e aprendizagem da matemática.
- Construção de materiais didáticos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objectivos e os conteúdos da unidade curricular decorrem diretamente das ideias apresentadas na introdução deste programa. Tendo por pano de fundo a análise de questões e problemas envolvendo informação de carácter matemático, procurar-se-á proporcionar aos estudantes uma experiência matemática que lhes permita conhecer e construir vários tipos de materiais, incluindo jogos, materiais manipuláveis e recursos tecnológicos, selecionar criteriosamente os que podem ser úteis para resolver problemas e problematizar o papel e importância dos materiais na compreensão de conceitos matemáticos e na descodificação de situações variadas oriundas da Matemática, de outras áreas do saber ou da vida quotidiana
Metodologias de ensino
Será privilegiada a participação ativa dos estudantes em trabalho individual e de grupo, procurando promover uma construção de conhecimentos sustentada em actividades de exploração de jogos interativos e de utilização de materiais na resolução e discussão de problemas. Serão encorajados a refletir sobre as experiências vividas nas aulas conectando-as com a análise de textos sobre conteúdos relevantes do programa. Além disso, serão incentivados a conceber uma oficina, a concretizar na aula, que envolva a uso de materiais na resolução de problemas. Há, ainda, sessões de apoio tutorial destinadas a apoiar os estudantes na organização do estudo e a esclarecer dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que os estudantes analisem criticamente as potencialidades dos materiais enquanto recursos para apoiar a compreensão de ideias matemáticas. Daqui decorre a necessidade de lhes proporcionar o contacto com diversos tipos de materiais e de os envolver na exploração de problemas e na matematização de situações em que usem materiais. Simultaneamente, como a aprendizagem da Matemática, com compreensão, requer a análise da atividade matemática desenvolvida com os materiais, é essencial encorajar a reflexão sobre esta atividade de modo a identificar as vantagens e limitações dos materiais. Além disso, os estudantes poderão ser, no futuro, educadores ou professores. Assim, considerou-se importante que pudessem (a) construir materiais e propostas didáticas; (b) analisar textos relacionados com a utilização educativa de materiais; e (c) realizar, na turma, uma oficina para a qual terão de seleccionar problemas e disponibilizar materiais que considerem adequados.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da Unidade Curricular. Será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral. Na avaliação contínua considerar-se-á a participação nas aulas, um trabalho de grupo sobre um tema a definir no âmbito dos conteúdos programáticos e sua apresentação na aula (peso 60%) e, ainda, a realização de um teste escrito individual (peso 40%). Para que os estudantes possam obter aprovação na UC a média ponderada dos produtos referidos deve ser superior ou igual a 10 valores e a classificação no teste não pode ser inferior a 7 valores (em 20).
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes poderão realizar um exame final.
Regime de assiduidade
Para que os estudantes possam usufruir da modalidade de avaliação contínua a sua assiduidade nas aulas deverá ser superior a 70%.
Bibliografia
Bibliografia principal
Livros e artigos
Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME/DGIDC.
Davis, P. & Hersh, R. (1995). A Experiência Matemática Lisboa: Gradiva (1ª edição).
Gardner, M. (1991). Matemática, Magia e Mistério. Lisboa: Gradiva.
Hart-Davis, A. (1999). Admiráveis Puzzles Matemáticos. Lisboa: Bertrand Editora.
Lopes, A. et al. (1990). Actividades matemáticas na sala de aula Lisboa: Texto Editora
Marshall, L., & Paul, S. (2008). Exploring the use of mathematics manipulative materials: iIs it what we think it is? Edith Cowan University – Research online (disponível em http://ro.ecu.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1032&context=ceducom)
Martins, C., & Santos, L.(2010). Utilização de materiais manipuláveis num contexto de formação contínua. Actas do Encontro ProfMat2010 (disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/4856/1/ProfMat2010_Martins%26Santos.pdf)
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM.
Neto, J.& Silva, J. (2004). Jogos matemáticos, jogos abstractos. Lisboa: Gradiva.
Serrazina, L. & Matos, J. (1998). O Geoplano na sala de aula. Lisboa: APM
Revistas de referência
Educação & Matemática: Associação de professores de Matemática
Teaching Children Mathematics: NCTM
Mathematics teaching in the middle School: NCTM
Sites de referência
http://nctm.org/
http://illuminations.nctm.org
http://www.fi.uu.nl/en/
http://mat.fc.ul.pt/mej/
http://www.atractor.pt/
http://nrich.maths.org/frontpage
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