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Sociologia da Educação e das Organizações Educativas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2009/2010 - 1S
Código: |
EDB20010 |
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Sigla: |
SEOE |
Áreas Científicas: |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Isabel de Chagas Henriques de Jesus | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Com esta UC pretende-se atingir dois objectivos principais: por um lado, fornecer aos estudantes instrumentos teóricos que lhes permitam reflectir de forma mais objectiva sobre a realidade educativa actual. Por outro lado, alargar o âmbito de reflexão sobre essa mesma realidade apelando à ‘história da educação’ e à associação entre as transformações sociais e as transformações verificadas no sistema educativo. A análise das organizações educativas – das culturas de escola aos modelos de organização e gestão, do (auto-)conhecimento aos projectos de inovação e mudança – bem como a análise da situação profissional dos professores, para além de constituírem conteúdos programáticos, assumem também uma dimensão instrumental importante.
Programa
PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR
Curso: Licenciatura em Educação Básica Ciclo: 1º
Ramo: Ano: 2º
Designação: Sociologia da Educação e das Organizações Educativas Créditos: 4
Departamento: Ciências da Educação Tipo: S
Área científica: Ciências Sociais Opção/Obrig Obrig.
Ano lectivo Docente:
2009-2010 Isabel Henriques de Jesus
Total de Horas 135 Total de Horas de contacto: 60
Nº de horas de contacto:
T – ensino teórico 20 TP – teórico-prático 30 PL – prático e laboratorial
TC – trabalho de campo S – seminário 10 E – estágio
OT – orientação tutória 5 O – outra
Nº de Horas de trabalho autónomo
Estágio Projecto Trabalho no terreno.
Estudo Avaliação
1. Introdução
A UC de Sociologia da Educação e das Organizações Educativas (SEOE) faz parte de um corpo de disciplinas da área das Ciências Sociais e da Educação que está presente ao longo dos três anos da Licenciatura em Educação Básica. Embora a formação em domínios específicos da leccionação seja imprescindível, é hoje inquestionável a necessidade da presença das ciências sociais e da educação na formação de futuros educadores e professores. O alargamento do campo de observação e acção dos professores faz parte dos actuais desafios da escola e dos educadores e professores. A sala de aula já não é o contexto único de aprendizagens e o entendimento da educação em sentido lato implica, por parte dos educadores e professores, o desenvolvimento de outras competências para além das especificamente relativas aos conhecimentos disciplinares.
Com esta UC pretende-se atingir dois objectivos principais: por um lado, fornecer aos estudantes instrumentos teóricos que lhes permitam reflectir de forma mais objectiva sobre a realidade educativa actual. Por outro lado, alargar o âmbito de reflexão sobre essa mesma realidade apelando à ‘história da educação’ e à associação entre as transformações sociais e as transformações verificadas no sistema educativo. A análise das organizações educativas – das culturas de escola aos modelos de organização e gestão, do (auto-)conhecimento aos projectos de inovação e mudança – bem como a análise da situação profissional dos professores, para além de constituírem conteúdos programáticos, assumem também uma dimensão instrumental importante.
2. Competências a desenvolver
a) Compreender e discutir o papel da escola na construção das sociedades
b) Reflectir sobre o papel da escola na formação de cidadãos nas sociedades democráticas
c) Reflectir de forma informada sobre a realidade educativa actual no contexto da globalização
d) Dominar conceitos essenciais à análise de contextos educativos diversificados
e) Identificar os processos de reprodução social e cultural induzidos pela escola
f) Dominar saberes sobre a história da educação e as recentes transformações vividas pelo Sistema Educativo português
g) Compreender os modos de funcionamento e organização das instituições educativas
h) Compreender as lógicas subjacentes às atitudes e comportamentos dos diferentes actores (ou grupos de actores) sociais em presença na escola – professores, alunos, famílias, outras instituições
3. Temas e conteúdos
1. Da escola como produto à escola como processo
1.1 Escola e contexto social: transformações sociais e sistema educativo em Portugal, nos últimos 40 anos
1.2 A escola como instrumento de mudança ou de reprodução social
1.3 A escola para todos e a escola igual para todos: igualdade de oportunidades e desigualdade de realizações
2. A escola como objecto de estudo: alguns contributos para uma análise dos estabelecimentos de ensino
2.1 As relações sociais na escola ou a interacção entre os agentes: actores e estratégias na instituição educativa
2.2 Culturas de escola e eficácia escolar: o efeito de escola
2.3 O clima das organizações escolares
2.4 Escola e territórios: o caso das periferias urbanas
3. O p
Métodos de Ensino
Na gestão deste programa serão promovidos os seguintes tipos de actividade:
a) Sessões de discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais.
b) Leitura, discussão e análise de textos teóricos fundamentais disponibilizados pelos professores
c) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos, nomeadamente a análise de projectos educativos de escola, legislação variada, regulamentos, etc.
Acompanhamento tutorial
Os estudantes beneficiarão, presencialmente e a distância, do apoio que solicitarem para o desenvolvimento dos seus trabalhos. Para além disso serão promovidas sessões tutoriais específicas e relativas às temáticas/problemáticas que os estudantes queiram abordar nos respectivos trabalhos.
Avaliação e Classificação
1. Avaliação contínua
Os estudantes serão avaliados a partir de um conjunto de actividades desenvolvidas ao longo do semestre. Essas actividades serão organizadas de modo a contemplar momentos de exposição oral e de prestações escritas, bem como de modalidades individuais e de grupo. A opção pela modalidade de avaliação contínua pressupõe a aceitação de algumas condições:
1.1. obrigatoriedade de realizar todas as componentes de trabalho abaixo referidas
1.2. assiduidade na frequência às aulas
1.3. intervenção pertinente nas aulas
1.4. obtenção de uma classificação superior a 5 valores em cada momento/produto de avaliação
A classificação final da disciplina é o resultado da média ponderada da classificação atribuída a cada uma das componentes de trabalho bem como à participação nas aulas. Considera-se aprovado na avaliação contínua o estudante que apresente uma classificação final maior ou igual a 10 valores.
Componentes de trabalho:
i. Teste (individual) – 25% - o teste será constituído por questões sobre todos os conteúdos programáticos da UC. (ver calendarização)
ii. Recensão crítica (individual) – 25% - sobre um livro, um artigo, ou um documentário indicado/aprovado pela docente. Cada estudante deverá escolher um texto, livro ou outros relativo ao tema a ser tratado no trabalho empírico. Não há lugar à repetição de textos dentro de cada grupo. (ver calendarização)
iii. Exposições orais (em grupo) – 15% - a realizar ao longo do semestre e sempre como conclusão de cada um dos pontos do programa. Os estudantes organizar-se-ão de modo a que haja sempre um grupo responsável pela dinamização da exposição e outro pela síntese das apresentações feitas pelos colegas. Este modo de funcionamento implica a rotatividade entre os grupos. (ver calendarização)
iv. Trabalho empírico (em grupo) – 25% - este trabalho tem um triplo carácter de fundamentação (definição de conceitos) /pesquisa de terreno/análise/. (ver calendarização)
v. Participação e assiduidade – 10% (ver calendarização)
Trabalho empírico – a desenvolver em várias etapas (ver calendarização):
1ª etapa
- escolha de um tema e apresentação da escolha à docente da UC;
2ª etapa
- elaboração de uma ficha de projecto onde constará a justificação da escolha feita, uma pesquisa bibliográfica, uma síntese analítica da bibliografia, os objectivos pretendidos pelo grupo, as estratégias a utilizar, etc.;
3ª etapa
- realização do trabalho
4ª etapa
- exposição oral contemplando as seguintes dimensões: (a) principais conceitos e sua explicitação, (b) referências aos autores trabalhados e formas de abordagem do tema, (c) posturas com as quais o grupo mais se identifica, (d) conteúdos abordados, (e) metodologia seguida, (f) conclusões obtidas e (g) aprendizagens realizadas. O principal objectivo deste exercício é permitir que os estudantes dêem provas da apropriação de um conjunto de conceitos considerados essenciais e facilitar a troca entre os estudantes sobre os temas abordados pelos diferentes grupos.
Exemplos de trabalhos a desenvolver:
- Análise de um Projecto
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Os estudantes devem procurar estar presentes no maior número possível de aulas e realizar os trabalhos individuais e de grupo previstos no programa da disciplina.
Avaliação e Classificação
1. Avaliação contínua
Os estudantes serão avaliados a partir de um conjunto de actividades desenvolvidas ao longo do semestre. Essas actividades serão organizadas de modo a contemplar momentos de exposição oral e de prestações escritas, bem como de modalidades individuais e de grupo. A opção pela modalidade de avaliação contínua pressupõe a aceitação de algumas condições:
1.1. obrigatoriedade de realizar todas as componentes de trabalho abaixo referidas
1.2. assiduidade na frequência às aulas
1.3. intervenção pertinente nas aulas
1.4. obtenção de uma classificação superior a 5 valores em cada momento/produto de avaliação
A classificação final da disciplina é o resultado da média ponderada da classificação atribuída a cada uma das componentes de trabalho bem como à participação nas aulas. Considera-se aprovado na avaliação contínua o estudante que apresente uma classificação final maior ou igual a 10 valores.
Componentes de trabalho:
i. Teste (individual) – 25% - o teste será constituído por questões sobre todos os conteúdos programáticos da UC. (ver calendarização)
ii. Recensão crítica (individual) – 25% - sobre um livro, um artigo, ou um documentário indicado/aprovado pela docente. Cada estudante deverá escolher um texto, livro ou outros relativo ao tema a ser tratado no trabalho empírico. Não há lugar à repetição de textos dentro de cada grupo. (ver calendarização)
iii. Exposições orais (em grupo) – 15% - a realizar ao longo do semestre e sempre como conclusão de cada um dos pontos do programa. Os estudantes organizar-se-ão de modo a que haja sempre um grupo responsável pela dinamização da exposição e outro pela síntese das apresentações feitas pelos colegas. Este modo de funcionamento implica a rotatividade entre os grupos. (ver calendarização)
iv. Trabalho empírico (em grupo) – 25% - este trabalho tem um triplo carácter de fundamentação (definição de conceitos) /pesquisa de terreno/análise/. (ver calendarização)
v. Participação e assiduidade – 10% (ver calendarização)
Trabalho empírico – a desenvolver em várias etapas (ver calendarização):
1ª etapa
- escolha de um tema e apresentação da escolha à docente da UC;
2ª etapa
- elaboração de uma ficha de projecto onde constará a justificação da escolha feita, uma pesquisa bibliográfica, uma síntese analítica da bibliografia, os objectivos pretendidos pelo grupo, as estratégias a utilizar, etc.;
3ª etapa
- realização do trabalho
4ª etapa
- exposição oral contemplando as seguintes dimensões: (a) principais conceitos e sua explicitação, (b) referências aos autores trabalhados e formas de abordagem do tema, (c) posturas com as quais o grupo mais se identifica, (d) conteúdos abordados, (e) metodologia seguida, (f) conclusões obtidas e (g) aprendizagens realizadas. O principal objectivo deste exercício é permitir que os estudantes dêem provas da apropriação de um conjunto de conceitos considerados essenciais e facilitar a troca entre os estudantes sobre os temas abordados pelos diferentes grupos.
Exemplos de trabalhos a desenvolver:
- Análise de um Projecto Educativo de Escola
- Análise de Regulamentos de escola
- Análise de legislação – Estatuto da Carreira docente, Estatuto do Aluno, diplomas relativos à auto-avaliação dos estabelecimentos de ensino
- Análise de jornais, noticiários de TV, etc., em que o tema seja a escola
- Concepção de um conjunto de actividades a desenvolver no âmbito de um trabalho de projecto
- Análise das novas competências das autarquias no domínio da educação básica
- (…)
2. EXAME FINAL
A opção pelo exame final poderá ser feita desde início, constituir recurso para quem não conclua com sucesso uma trajectória de avaliação contínua, ou ainda, para quem pretenda faze
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