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História Contemporânea e Cidadania
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
LAIS102 |
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Sigla: |
HCC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
45 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A nível de objetivos pretendese: desenvolver o conhecimento e compreensão do mundo atual de forma
problematizadora, numa perspetiva de reconhecimento da realidade contemporânea nacional; promover a
compreensão, apreciação e avaliação crítica da História Contemporânea portuguesa, da sua integração
regional e mundial e dos seus valores; contribuir para a formação de cidadãos(ãs) crítico(a)s e capazes de
reconhecerem e usarem dos seus direitos cívicos de intervenção.
A nível de competências pretendese: Conhecer a História Contemporânea de Portugal tendo em conta a sua
complexidade e correlação; saber relacionar as diferentes dimensões espáciotemporais e compreendêlas
numa perspetiva sincrónica e diacrónica; mobilizar conhecimentos numa perspetiva crítica; mobilizar literacias
múltiplas na abordagem dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual e desenvolver
capacidades para utilizar os conhecimentos da História Contemporânea na intervenção cívica e social
Conteúdos programáticos
I PARTE O LIBERALISMO 1. A revolução liberal. II PARTE A REPÚBLICA 1. O novo regime político republicano 1.1 Estado laico e a questão religiosa. 2. A República e os movimentos sociais. 3. O sidonismo 3.1. Elementos de modernidade do sidonismo III PARTE O ESTADO NOVO 1. A crise do regime republicano e o contexto internacional 1.1.Uma nova geografia europeia no pós-guerra. 1.2. As principais fontes ideológicas do Estado Novo. 2. A consolidação do regime 3. A estrutura social portuguesa dos anos 30 aos anos 50. 4. Estruturas de controle político e ideológico do Estado Novo. 5 . As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo. 6. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo 7. A política educativa do Estado Novo IV PARTE GOLPE MILITAR, REVOLUÇÃO E LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A compreensão, apreciação e avaliação crítica da História Contemporânea portuguesa, da sua integração regional e mundial, dos seus valores e do seu devir, constituem aspetos fundamentais da construção e afirmação de identidade, para o que a História, enquanto disciplina, pode e deve contribuir. A formação de cidadãos(ãs) crítico(a)s e capazes de reconhecerem e usarem dos seus direitos cívicos de intervenção é reforçada pela forma como se encara aqui o contributo da História Contemporânea. Com estes conteúdos programáticos pretendese ainda que o/a estudante se aproprie de “referências fundamentais” que lhe permitam uma leitura diacrónica e sincrónica dos principais momentos da História Contemporânea de Portugal.
Metodologias de ensino
Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas estas sessões decorrerão preferencialmente em plenário. Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes variados. Análise e interpretação coletiva de informações de carácter teórico e empírico. Elaboração de trabalhos individuais escritos, que poderão ter a forma do comentário de um texto, de um artigo ou um pequeno trabalho monográfico. Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos. Realização de um projeto de investigação individual ou em grupo a partir de fontes primárias. O apoio tutorial assumirá privilegiadamente a forma presencial, recorrendose no entanto ao mail e à plataforma Moodle. Avaliação: 1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelos estudantes; 2) Trabalho de investigação;3) Teste escrito
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino pretendem confrontar os estudantes com o saber histórico pela leitura e análise de trabalhos de investigação histórica produzidas por investigadores da História Contemporânea no sentido de se apropriarem de aspetos teóricos fundamentais desta área do saber. O incentivo para a realização de um projeto de investigação individual ou em grupo a partir de fontes primárias, preferencialmente relacionadas com a história local, assume grande relevância no conjunto dos trabalhos produzidos pelos estudantes. A apropriação dos métodos próprios da investigação histórica constitui um momento de grande relevância vivenciado no percurso deste processo de trabalho. As sessões de tutoria desempenham um papel fundamental na preparação e acompanhamento destes projetos de investigação.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação: 1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelos estudantes; 2) Trabalho de investigação;3) Teste escrito
Regime de assiduidade
Os estudantes terão que participar em 75% das aulas previstas.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
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