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Língua e Prática Textual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 1S
Código: |
LAS03 |
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Sigla: |
LPT |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literaturas |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LAS |
42 |
Plano de estudos_2021 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
• Mobilizar estratégias de adequação enunciativa.
• Adquirir ferramentas de responsabilização enunciativa.
• Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação.
• Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados, respeitando as suas propriedades configuradoras.
Conteúdos programáticos
1. Usos orais e escritos da língua
a. Adequação dos discursos a contextos diversificados
b. Princípios de textualidade
2. Literacia da informação
a. Princípios éticos em contexto académico
b. Estratégias de pesquisa, seleção, tratamento e divulgação da informação
c. Normas para a elaboração de trabalhos académicos
3. Produção de textos orais e escritos
a. Géneros textuais para expor e para argumentar
i. Resumo
ii. Exposição Oral
iii. Artigo de Opinião
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem, relativamente à compreensão e produção de textos. Uma vez que a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes géneros de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.
Metodologias de ensino
• Aulas de natureza expositiva.
• Práticas de leitura e análise de textos modelares.
• Planificação, produção, revisão e edição de textos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas são o ponto de partida para o desenvolvimento de competências de análise e de síntese, promotoras do seu sucesso académico e profissional.
Metodologia e provas de avaliação
Os elementos da avaliação contínua têm os pesos que se indicam a seguir:
• Participação nas aulas e nas atividades propostas – 5%
• Prova escrita individual – 45%
• Trabalho de pesquisa escrito em grupo - 25%
• Apresentação oral do trabalho de pesquisa – 25%
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). No início do semestre, deverão contactar a docente da UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma Moodle.
Regime de assiduidade
Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas.
Bibliografia
Adragão, J.V. (1998). Língua Portuguesa – Gramática de Uso. Setúbal: ESE-IPS.
Aguiar e Silva, V. & Costa, J. (2008). Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação.
Cardeira, E. (2006). História do Português. Lisboa:Caminho.
Coulmas, F. (ed) (1997).The Handbook of Sociolinguistics. Oxford: Blackwell.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa.
Duarte, I.(2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: U. Aberta.
Faria, I.H. & outros (org.) (1996).Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Gordon Jr., R.G. (ed) (2005).Ethnologue. Languages of the World. 15th Ed. Dallas, TX: SIL.
Lomas, C. (2003). O valor das palavras (I) Falar, ler e escrever nas aulas. Porto: Edições ASA.
Lomas, C. (2006). O valor das palavras (II) Gramática, literatura e cultura de massas na aula. Porto: Edições ASA.
Mateus, M.H.M. & Villalva, A. (2006).O Essencial sobre Linguística. Lisboa:Caminho.
Mateus, M.H.M. & Cardeira, E. (2007). Norma e Variação. Lisboa:Caminho.
Neves, D. P. & Oliveira, V. M. (2001). Sobre o texto: Contribuições teóricas para práticas textuais. Porto: Edições ASA.
Saussure, F.(1992).Curso de Linguística Geral. Lisboa: D.Quixote.
Sousa, O.& Cardoso, A. (Eds). ( 2008). Desenvolver competências em Língua Portuguesa. Lisboa: Centro Interdisciplinar de estudos Educacionais da ESE de Lisboa.
https://www.infopedia.pt/
https://dicionario.priberam.org/
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/
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