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Antropologia Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2021/2022 - 2S
| Código: | 
LAS06 | 
   | 
Sigla: | 
AS | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências Sociais | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LAS | 
48 | 
Plano de estudos_2021 | 
1º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Conhecer os conceitos operatórios do saber antropológico.
 - Compreender a complexidade holística do Homem no quadro da sua diversidade cultural.
 - Analisar mecanismos geracionais de enculturação conducentes à apropriação do património (material e imaterial) e da herança sociocultural em diferentes comunidades.
 - Compreender valores e saberes de outras culturas, relativizando as diferenças.
 - Equacionar processos de reconfiguração das identidades, marcados por modos de organização social periféricos.
 - Participar em actividades de iniciação à investigação antropológica através de uma prática etnográfica de trabalho de campo: recolher, analisar e interpretar dados empíricos e artefactos culturais, no contexto da cultura popular portuguesa; discutir implicações sociais e metodológicas.
 - Gerir o saber antropológico como uma fonte de conhecimento relevante para a sua área profissional.
  
Conteúdos programáticos
1. Introdução à Antropologia
 - A Antropologia Cultural no contexto das ciências sociais
 - Etnografia, Etnologia e Antropologia. A evolução do pensamento antropológico
 - A diversidade, razão de ser da Antropologia. Os domínios da Antropologia
 - Noções de Cultura. O fenómeno social total
 - Uma ciência “du dehors” que se torna uma ciência “du dedans”
 - As especificidades metodológicas da investigação antropológica
 
 2. Sociabilidades e Identidades Culturais
 - Indivíduo e Sociedade: Padrões de Cultura
 - Das noções de pertença às folclorizações
 - Identidade e alteridade. As identidades híbridas
 - Diversidade cultural e relativismo cultural
 - Etnocentrismo, Racismo e Xenofobia
 
 3. Globalização, Cultura e Cidadania
 - A Mundialização da cultura e a erosão das culturas singulares
 - Memória e Esquecimento: Património Cultural e Imaterial da Humanidade
 - Antropologia da multiculturalidade. Do colonialismo à pós-independência
 - A pluralidade étnico-cultural na sobremodernidade
 - Imigração, minorias étnicas e os processos de integração/exclusão
 - A crescente heterogeneidade étnico-cultural da sociedade portuguesa
 - Turismo e os processos de monumentalização
 
 4. Etnografias Urbanas e Diversidades
 - Etnografias Urbanas em Portugal
 - Os laboratórios do global: as cidades
 - Rituais da contemporaneidade urbana 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Um forte constrangimento da UC reside no percurso académico dos estudantes pois a Antropologia não esteve presente na sua formação geral no Ensino Secundário. Assim sendo, parte significativa da UC é dedicada aos conceitos operatórios, especificidade metodológica e evolução histórica desta ciência.
 Procura-se que os estudantes desenvolvam a compreensão das grandes transformações, das últimas décadas, fruto de avanços científicos e tecnológicos num mundo cada vez mais globalizado, onde as distâncias (geográficas e culturais) se vão esbatendo e as desigualdades (económicas e sociais) acentuando.
 Daí, conhecer os povos que têm tornado as nossas sociedades mais multiculturais; nelas se entrecruzam populações com diferentes costumes e estilos de vida. Tal traduz-se na emergência de novas realidades: p.e., as relacionadas com a (re)configuração de identidades étnico-culturais.
 Apropriação dos dispositivos metodológicas da Antropologia implica a prática do trabalho de campo, pelo que os estudantes realizam actividades de observação participante, de preferência, em contextos da sua futura área profissional.
  
Metodologias de ensino
Espera-se uma participação activa dos estudantes no desenrolar de todas actividades (lectivas e não lectivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através de uma presença assídua nas aulas, nos encontros de orientação tutória e na moodle; esta plataforma informática será um meio privilegiado para, em particular os trabalhadores-estudantes, acompanharem as actividades da UC.
 
 As diferentes temáticas serão organizadas pelo docente em aulas teóricas e teórico-práticas com utilização de meios multimédia. As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:
 
 - Leitura comentada de textos antropológicos de referência.
 - Reflexão crítica a partir de visionamento de vídeo-documentários e de outro material audiovisual.
 - Prática etnográfica de trabalho de campo, com apoio tutorial: iniciação aos processos de observação participante.
 - Realização de visitas de estudo a museus etnográficos, etnológicos e/ou antropológicos.
 - Dinamização de eventos com individualidades, da comunidade antropológica, exteriores à ESE.
 - Exercícios escritos (genograma, histórias de vida, resumo crítico, relatório etnográfico).
 
 Os estudantes serão incentivados a desenvolver actividades de cooperação com entidades/personalidades científico-profissionais, exteriores à escola, ligadas à Antropologia.
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino procuram, em primeiro lugar, levar os estudantes a um contacto directo com o saber antropológico, quer pela visita a museus etnográficos quer pela leitura e análise de monografias antropológicas produzidas, principalmente, por investigadores nacionais em contexto europeu ou, ainda, pela aproximação às instituições/personalidades relevantes desta comunidade científica. Em segundo lugar, incentiva-se os estudantes a uma prática etnográfica de trabalho de campo, em interacção directa com as culturas locais e/ou contextos profissionais ligados à sua área profissional. A apropriação dos métodos próprios desta ciência social tem, naturalmente, pelos constrangimentos temporais, um carácter introdutório. Daí que as sessões de tutoria tenham especial enfoque na preparação e acompanhamento dos trabalhos de campo e da observação participante.
 Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares pelo que a parte nuclear dos trabalhos de avaliação é realizada em pequenos grupos (excepto para os trabalhadores-estudantes, se assim o desejarem). Tal não invalida a concretização de actividades individuais: tanto as ligadas à elaboração de genogramas/ histórias de vida como as que questionam os processos de construção de identidade(s) do sujeito.
 No sentido de uma continuidade de trabalho e de uma partilha permanente e actual de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível.
  
Metodologia e provas de avaliação
Os estudantes serão sujeitos a um processo de avaliação contínua.
 A classificação final terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Participação nas atividades da turma – 50%: qualidade das apresentações e intervenções na aula e realização de três actividades (apresentação oral de tema antropológico em grupo; genograma; relatório de visita de estudo ao museu - virtual); (ii) Trabalho etnográfico – 50%: estudo etnográfico - iniciação à prática de trabalho de campo (aldeia, bairro, associação de imigrantes, etc.); conhecimentos adquiridos; domínio e aplicação dos conceitos; capacidade de pesquisa, análise e interpretação dos dados empíricos; clareza, rigor e precisão na linguagem (argumentação articulada e coerente; distinção entre essencial e acessório) – deverá incluir reflexão escrita individual entre o trabalho realizado e os conteúdos lecionados.
 
 Aconselha-se a consulta do Regulamento de Frequência e Avaliação, aprovado a 04/12/12
  
Regime de assiduidade
Aconselha-se a consulta do Regulamento de Frequência e Avaliação, aprovado a 04/12/12. 
Bibliografia
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