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Organização e Produção de Eventos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: LAS105    Sigla: OPE
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 15 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Joana Matos   2,00
Sandra Cordeiro   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Entender a importância do consumo cultural para a formação de cidadãos ativos e interventivos na(s) comunidade(s) e sociedade de que fazem parte.
- Integrar nas competências socioprofissionais o apelo ao consumo cultural e à formação de públicos para a cultura.
- Conhecer eventos sociais, culturais e/ou artísticos de referência promovidos no âmbito local, nacional e ou internacional e saber caracterizá-los.
- Distinguir o que é um evento enquanto formato específico de programação cultural.
- Proporcionar informação de sustentação à organização e produção de eventos culturais.
- Incentivar a criação de competências criativas, organizativas, analíticas e interpretativas em relação a eventos sociais, culturais e/ou artísticos.
- Ser capaz de produzir, no âmbito da UC, um evento de pequena dimensão (ou média se incluir outros parceiros) como experiência teórico-prática e de analisá-lo do ponto de vista da concretização dos seus objetivos face aos públicos envolvidos.

Conteúdos programáticos

1. Cidadania, Animação Sociocultural e Consumo cultural.
2.Consumo e oferta cultural: tipificação de eventos e de consumidores.
2. Princípios e práticas da organização e produção de eventos.
3. Produção de eventos culturais: elaboração de uma planificação.
4. Gestão de meios: humanos, técnicos e materiais.
5. Orçamentos e mapas organizacionais.
6. Imagem, marketing e divulgação de eventos culturais.
8. Avaliação: objetivos, metodologias e ferramentas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As temáticas relacionam-se com um referencial concetual e aplicado que pretendem dar resposta às necessidades de todos os que entendem e valorizam o papel do animador sociocultural na conceção e produção de eventos com cariz cultural, social e artístico. Assim, os conteúdos propostos permitirão que os estudantes conheçam as principais teorias, conceitos e metodologias inerentes à organização e produção de eventos culturais, e entendam que a sua natureza multifacetada acarreta uma complexidade de fatores que estão envolvidos no seu planeamento e gestão.

Metodologias de ensino

Deste modo, as sessões serão dinamizadas com recurso à: a) leitura, discussão e análise de textos, imagens, vídeos, páginas...; b) caracterização de eventos; c) exposição de determinadas temáticas; d) elaboração de tarefas de aula; e) conceção, organização e implementação de uma planificação de um evento cultural.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a formação do estudante sobre esta área, visto não só como a apropriação de conceitos básicos, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade.
As sessões teórico-práticas basear-se-ão na exposição e discussão de temáticas que evidenciam a construção de saberes em torno da organização e produção de eventos culturais. Paralelamente será promovida uma participação ativa dos alunos. Estes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a implementação do evento.

Metodologia e provas de avaliação

Os alunos que possuírem estatutos especiais deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Avaliação:
PROCESSO (25%) - Individual
Desempenho do estudante durante as sessões de aula e no produto desenvolvido individualmente.
• Assiduidade e atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas;
• Capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos.
• Relatório Descritivo de um Evento.

PRODUTO (75%) - Grupo
Desempenho do estudante em produtos desenvolvidos em grupo. Os produtos de avaliação serão os seguintes:
• Construção de um guião que contemple todas as fases de trabalho e materiais produzidos durante a organização, produção e dinamização do Evento Cultural - (15%);
• Organização e montagem de um evento - 25%;
• Dinamização de sessões - 35%.

No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
a) capacidade de organização e de gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados ligados à produção de eventos culturais;
b) capacidade de fundamentação e de inter-relação dos diferentes conceitos;
d) produção de textos e imagens adequadas aos eventos (por exemplo: textos de divulgação; folhas de sala das exposições; etc.);
e) capacidade de planificar, produzir e divulgar um evento social, cultural e/ou artístico;
f) Capacidade de avaliar um evento um evento social, cultural e/ou artístico.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

ABREU, Miguel (coord.) (2006). GAVE: guia das artes visuais e do espectáculo. Lisboa: Instituto das Artes (ministério da Cultura).
ESQUENAZI, Jean-Pierre (2006). Sociologia dos públicos. Porto: Porto Editora.
FORTUNA, Carlos e SILVA, Augusto Santos (org.) (2002). Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal. Porto: Afrontamento.
GIACAGLIA, Maria Cecília (2003). Organização de eventos: teoria e prática. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.
PAIS, José Machado, MAGALHÃES, Pedro e ANTUNES, Miguel Lobo(coord.) (2020). Inquérito às Práticas Culturais dos Portugueses 2020. Síntese dos Resultados. Lisboa: ICS, Estudos e Relatórios.
PEDRO, Filipe (et al.) (2005). Gestão de Eventos. Lisboa: Quimera.
REIS, Ana Carla Fonseca (2003). Marketing Cultural e Financiamento da Cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Opções
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