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Organização e Produção de Eventos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2021/2022 - 2S
| Código: | 
LAS105 | 
   | 
Sigla: | 
OPE | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências Sociais, Artes | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LAS | 
15 | 
Plano de estudos_2021 | 
2º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Entender a importância do consumo cultural para a formação de cidadãos ativos e interventivos na(s) comunidade(s) e sociedade de que fazem parte.
 - Integrar nas competências socioprofissionais o apelo ao consumo cultural e à formação de públicos para a cultura.
 - Conhecer eventos sociais, culturais e/ou artísticos de referência promovidos no âmbito local, nacional e ou internacional e saber caracterizá-los. 
 - Distinguir o que é um evento enquanto formato específico de programação cultural.
 - Proporcionar informação de sustentação à organização e produção de eventos culturais.
 - Incentivar a criação de competências criativas, organizativas, analíticas e interpretativas em relação a eventos sociais, culturais e/ou artísticos.
 - Ser capaz de produzir, no âmbito da UC, um evento de pequena dimensão (ou média se incluir outros parceiros) como experiência teórico-prática e de analisá-lo do ponto de vista da concretização dos seus objetivos face aos públicos envolvidos.
  
Conteúdos programáticos
1. Cidadania, Animação Sociocultural e Consumo cultural.
 2.Consumo e oferta cultural: tipificação de eventos e de consumidores.
 2. Princípios e práticas da organização e produção de eventos.
 3. Produção de eventos culturais: elaboração de uma planificação.
 4. Gestão de meios: humanos, técnicos e materiais.
 5. Orçamentos e mapas organizacionais.
 6. Imagem, marketing e divulgação de eventos culturais.
 8. Avaliação: objetivos, metodologias e ferramentas. 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
As temáticas relacionam-se com um referencial concetual e aplicado que pretendem dar resposta às necessidades de todos os que entendem e valorizam o papel do animador sociocultural na conceção e produção de eventos com cariz cultural, social e artístico. Assim, os conteúdos propostos permitirão que os estudantes conheçam as principais teorias, conceitos e metodologias inerentes à organização e produção de eventos culturais, e entendam que a sua natureza multifacetada acarreta uma complexidade de fatores que estão envolvidos no seu planeamento e gestão. 
Metodologias de ensino
Deste modo, as sessões serão dinamizadas com recurso à: a) leitura, discussão e análise de textos, imagens, vídeos, páginas...; b) caracterização de eventos; c) exposição de determinadas temáticas; d) elaboração de tarefas de aula; e) conceção, organização e implementação de uma planificação de um evento cultural. 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a formação do estudante sobre esta área, visto não só como a apropriação de conceitos básicos, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade. 
 As sessões teórico-práticas basear-se-ão na exposição e discussão de temáticas que evidenciam a construção de saberes em torno da organização e produção de eventos culturais. Paralelamente será promovida uma participação ativa dos alunos. Estes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a implementação do evento.
  
Metodologia e provas de avaliação
Os alunos que possuírem estatutos especiais deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final. 
 
 Avaliação:
 PROCESSO (25%) - Individual
 Desempenho do estudante durante as sessões de aula e no produto desenvolvido individualmente.
 •	Assiduidade e atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas;
 •	Capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos. 
 •	Relatório Descritivo de um Evento.
 
 PRODUTO (75%) - Grupo
 Desempenho do estudante em produtos desenvolvidos em grupo. Os produtos de avaliação serão os seguintes: 
 •	Construção de um guião que contemple todas as fases de trabalho e materiais produzidos durante a organização, produção e dinamização do Evento Cultural - (15%);
 •	Organização e montagem de um evento - 25%;
 •	Dinamização de sessões - 35%.
 
 No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: 
 a) capacidade de organização e de gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados ligados à produção de eventos culturais; 
 b) capacidade de fundamentação e de inter-relação dos diferentes conceitos; 
 d) produção de textos e imagens adequadas aos eventos (por exemplo: textos de divulgação; folhas de sala das exposições; etc.); 
 e) capacidade de planificar, produzir e divulgar um evento social, cultural e/ou artístico;
 f) Capacidade de avaliar um evento um evento social, cultural e/ou artístico.
  
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição | 
Tipo | 
Tempo (horas) | 
Data de Conclusão | 
 
| Participação presencial (estimativa) | 
 Aulas  | 
0 | 
 | 
 
|   | 
Total: | 
0 | 
 
 
Bibliografia
ABREU, Miguel (coord.) (2006). GAVE: guia das artes visuais e do espectáculo. Lisboa: Instituto das Artes (ministério da Cultura).
 ESQUENAZI, Jean-Pierre (2006). Sociologia dos públicos. Porto: Porto Editora.
 FORTUNA, Carlos e SILVA, Augusto Santos (org.) (2002). Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal. Porto: Afrontamento.
 GIACAGLIA, Maria Cecília (2003). Organização de eventos: teoria e prática. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.
 PAIS, José Machado, MAGALHÃES, Pedro e ANTUNES, Miguel Lobo(coord.) (2020). Inquérito às Práticas Culturais dos Portugueses 2020. Síntese dos Resultados. Lisboa: ICS, Estudos e Relatórios.
 PEDRO, Filipe (et al.) (2005). Gestão de Eventos. Lisboa: Quimera.
 REIS, Ana Carla Fonseca (2003). Marketing Cultural e Financiamento da Cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.
  
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