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Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: LAS110    Sigla: ABEM
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas, Artes
Secção/Departamento: Cultura, Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LAS 13 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Maria Pessoa   2,00
Filipe Fialho   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se com esta Unidade Curricular de Opção desenvolver competências sustentadas por três pilares: a Leitura, a Biblioteca e o Museu. A Animação articula-as transversalmente e concretiza-as em cinco eixos: Ver, Ler, Pensar, Produzir e Animar. O aprofundamento teórico atualizado destas temáticas alimenta as discussões nas aulas e o trabalho dos estudantes.
Com esta UC pretende-se dar a conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais, refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção e desenvolver a competência comunicativa oral e escrita. Também se estimula a produção de textos orais, escritos ou em outros suportes adequados aos diferentes contextos de intervenção.
Organizam-se e planeiam-se atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos e organizam-se e produzem-se materiais que estimulam e potenciam a utilização destes espaços por públicos diferenciados. Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais.
Refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC.
Organizar e planear atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos, nomeadamente através da produção de textos orais, escritos ou em outros suportes e de materiais adequados aos diferentes contextos de intervenção, que estimulem e potenciem a utilização destes espaços por públicos diferenciados.
Intervir, através da apresentação de propostas de atividades originais, na animação dos locais de estágio.

Conteúdos programáticos

Conceitos fundamentais em Leitura, Museologia e Bibliotecas.
- Literacia(s) e leitura(s).
- Diferentes linguagens e leituras.
- História da leitura, da imprensa, do livro e da censura.

- Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus.
-Tipologias de Bibliotecas e Museus
- Práticas de Animação da Leitura em diferentes contextos.

- Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas e Museus: organização e práticas.
- Animação de bibliotecas, Museus, Espaços expositivos e museológicos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que as(os) estudantes sejam capazes de perceber a necessidade de formação e investigação nas áreas da leitura, bibliotecas e museus para poderem intervir, propondo atividades de animação dirigidas a públicos diversificados.
Com estes conteúdos também podem refletir sobre as diversas questões que se colocam a programadores culturais e às relações que, numa comunidade, a leitura/a biblioteca e o museu podem estabelecer com os valores culturais, a preservação de uma história ou de um conjunto de informações relevantes para a manutenção da memória cultural da região.

Leitura/Visionamento, discussão e análise de fontes de tipologias diversas.

Observação e análise de espaços museológicos e centros de recursos.

Visitas de estudo com produção de relatórios críticos finais.

Acompanhamento e orientação de projetos de intervenção.

Metodologias de ensino

As sessões compreendem: (i) Leitura, discussão e análise de textos; (ii) Observação e análise de espaços museológicos e de leitura; (iii) Elaboração de pequenos comentários críticos; (iv) Visitas de estudo reais, com produção de 2 relatórios críticos finais (v) Apresentação e discussão de propostas de intervenção.

O trabalho desenvolvido na UC é objeto de avaliação contínua (assiduidade e intervenção nas aulas, realizando os pequenos trabalhos desenvolvidos em cada bloco) + Avaliação sumativa (global) sendo obrigatória a produção de uma proposta de intervenção original em contexto de trabalho, sobre bibliotecas ou museus (em grupo, até 3 elementos; a conceção, fundamentação e planificação de uma proposta de intervenção num contexto, que tem de ser apresentada em sessão de aula (Individual).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Se se pretende que as(os) estudantes sejam capazes de identificar, compreender, agir e produzir um trabalho original de animação (a ser aplicado numa biblioteca, num museu ou noutro espaço museológico) há que ler diversos textos teóricos sobre esses assuntos e ver muitas outras propostas de dinamização de coleções já existentes.
A proposta e produção de atividades para intervenção permite a verificação do desenvolvimento de capacidades que reflitam o contributo teórico e reflexivo da UC na formação dos estudantes.

Metodologia e provas de avaliação

Estão previstos diferentes produtos de avaliação:
Trabalho presencial (20%)

Proposta de animação (50%)
Visitas (30%) – (15%+15%)
Preparação -5%
Relatório – 10%

Neste ano de 2019/2020, as condições são alteradas:

Realização de sessões síncronas via Microsoft Teams ou Zoom, nos horários das aulas ou fora deles, para apresentação e exploração de conteúdos, acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.
Disponibilização de documentos para consulta via correio eletrónico e Zoom.
Utilização da Plataforma Moodle para disponibilização de:
- documentos de consulta;
- atividades a executar;
- proposta de trabalho (para incluir nas atividades previstas para sala de aula)
- entrega de trabalhos;
- fóruns de discussão.
Acompanhamento assíncrono das atividades propostas para os grupos de trabalho e para os trabalhos individuais (além de correio eletrónico e telemóvel).
Desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo.
Avaliação final - auto/heteroavaliação feita pelo/a docente. Sistematização das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas.
Contínua:
Participação nas sessões - trabalhos de reflexão individuais em sessão - 15%
Trabalho individual (relatório de visita de estudo) – 30%
Trabalho em grupo – 55%
(execução 30% + apresentação 25%)
EXAME:
A avaliação por exame final será feita, como previsto em calendário académico. Porém, até 15 dias antes da realização da mesma, é obrigatória a realização de uma sessão de tutoria com a equipa docente.

Regime de assiduidade

s/os trabalhadores-estudantes estão abrangidos pelo ponto 3 do artigo 24º do regulamento de Frequência e Avaliação da ESE/IPS.

Bibliografia

Distribuída em cada sessão presencial e colocada na Plataforma Moodle e TEAMS.

Observações


Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 17:13:47 Última actualização: 2010-07-19