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Roteiros e Percursos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2021/2022 - 2S
| Código: | 
LAS111 | 
   | 
Sigla: | 
RP | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências Sociais, Artes | 
 
 
| Secção/Departamento: | 
Artes | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LAS | 
18 | 
Plano de estudos_2021 | 
3º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular (UC) tem um caráter eminentemente prático focado na possibilidade de proporcionar a todos os que a frequentam o domínio dos conceitos, das tendências e das melhores práticas existentes em Portugal e no estrangeiro na realização de roteiros e percursos em contexto turístico. 
 
 A.	Conhecer a importância dos roteiros, percursos e audioguias, em contexto turístico, em Portugal, na Europa e no Mundo;  
 B.	Conhecer a evolução das principais características do turismo português e dos seus desafios; 
 C.	Conhecer e utilizar os documentos técnicos existentes a várias escalas, da local à nacional, que necessariamente informam a elaboração de guias e roteiros turísticos; 
 D.	Identificar in situ as principais características patrimoniais do território;  
 E.	Elaborar roteiros turísticos locais e/ou regionais, e correspondentes propostas de audioguias de suporte, fundamentados no conhecimento do património material e imaterial local, regional e nacional; 
 F.	Problematizar e utilizar de forma técnica e cientificamente fundamentada as características do património português a várias escalas na elaboração de roteiros, percursos e de audioguias.  
Conteúdos programáticos
A.	Os roteiros, percursos e audioguias no contexto turístico 
 A evolução e importância do turismo em Portugal 
 A evolução e importância do turismo no mundo 
 Os roteiros e percursos em Portugal: uma oferta diversificada de natureza institucional e privada
 Os audioguias em Portugal: a atual oferta nacional e local 
  
 B. A elaboração de roteiros, percursos e audioguias no contexto técnico e científico 
 A importância do património material e imaterial 
 A preparação dos roteiros e audioguias com base nos recursos naturais e construídos e no património 
 Abordagem regional e local dos roteiros, percursos e audioguias com base no património museológico, edificado e imaterial 
  
 C. A elaboração prática de roteiros, percursos e audioguias
 Tipos de roteiros e percursos
  Modelos de audioguias
 A importância do público-alvo 
 A construção informada, com base nos documentos técnicos e científicos, das propostas de roteiros, percursos e audioguias
 A seleção da informação 
 A construção do texto informativo 
 Respiração, colocação, projeção, articulação vocal, expressividade e dinâmica (inflexões, entoações), agógica (andamento, silêncio, pausas) - intencionalidade comunicativa inerente ao registo áudio vocal da informação selecionada. Prática reiterada (treino) da leitura/locução…
 Procedimentos basilares na gravação e produção áudio na elaboração de propostas de audioguias. 
Software
Moodle
 
Zoom-Colibri
 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:
 Os conteúdos do primeiro item, 3.A, asseguram o cumprimento dos três primeiros objetivos. 
 Os conteúdos do segundo item, 3.B, estão em consonância com os objetivos 2.D, 2.E e 2.F. 
 Os conteúdos mais diretamente relacionadas com a elaboração prática de roteiros e percursos, 3.C, correspondem aos objetivos C e E.  
Metodologias de ensino
As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo. 
 Realização de um trabalho de campo (saída de campo) com recurso a um audioguia. 
 Apresentação em aula de “testemunhos/objetos patrimoniais” trazidos pelos/as estudantes e elaboração de um relatório (identificação, História e testemunho do objeto patrimonial escolhido; justificação para a escolha – razões patrimoniais, culturais, comunitárias, artísticas, etc...)
 Realização de uma visita de estudo com base num roteiro/percurso prédefinido.
 Realização de um trabalho (de grupo) escrito - proposta de roteiro/itinerário turístico focado numa temática do património cultural – e criação  conceção do respetivo audioguia.
 Apresentação dos trabalhos elaborados. 
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias utilizadas estão de acordo com a necessidade geral de compatibilizar objetivos e conteúdos da unidade curricular com os princípios metodológicos enunciados. 
 Do ponto de vista da articulação com os objetivos da UC a metodologia utilizada assegura os mesmos, na medida em que se centra em análises integradas, baseadas no conhecimento dos princípios de elaboração de roteiros, percursos e audioguias, e respetivas suas fontes diversificadas, do património à geografia e história local e regional. 
  
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e de avaliação sumativa. 
 Os elementos de avaliação sumativa são: o trabalho de grupo (proposta de roteiro turístico e respetivo áudio-guia), os trabalhos individuais (a análise crítica do áudio-guia utilizado na visita de estudo e apresentação em aula de “testemunhos/objetos patrimoniais” trazidos pelos/as estudantes) e a participação / intervenção nas aulas e outras atividades desenvolvidas. 
 O trabalho de grupo terá um peso de 50 % (com o trabalho escrito / conteúdo teórico a pesar 20%, o áudio-guia de suporte ao roteiro 15% e a apresentação em aula 15%); a análise crítica do áudio-guia utilizado na visita de estudo será ponderado a 20%; a apresentação em aula de um “testemunho patrimonial” e respetivo relatório terá o peso de 20%; a participação e intervenção pertinente em aula e nas restantes atividades desenvolvidas será ponderado a 10%.
  
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição | 
Tipo | 
Tempo (horas) | 
Data de Conclusão | 
 
| Participação presencial (estimativa) | 
 Aulas  | 
0 | 
 | 
 
|   | 
Total: | 
0 | 
 
 
Bibliografia
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