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Intervenção Social com Populações e Grupos de Risco
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2021/2022 - 2S
| Código: | 
LAS17 | 
   | 
Sigla: | 
ISPGR | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências Sociais | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LAS | 
34 | 
Plano de estudos_2021 | 
2º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Revela sensibilidade para a abordagem das pessoas, grupos e populações em risco.
 Domina os conceitos necessários para compreender como é que certas pessoas, grupos e populações estão
 expostas a fatores de risco e quais as consequências possíveis.
 Compreende situações de vulnerabilidade específicas relacionadas com determinados períodos etários e ou
 acontecimentos pessoais/sociais.
 Conhece a legislação fundamental nesta área e as instituições responsáveis pela sua regulação.
 Compreende e sabe caracterizar o trabalho de algumas instituições da comunidade que têm um papel
 importante face a grupos/populações de risco.
 Domina alguns conteúdos e técnicas de mediação e resolução positiva de conflitos.
 É capaz de designar alguns contributos para a inclusão social de grupos e populações em risco.
 Procura adaptar adequadamente o seu comportamento como pessoa e no seu âmbito profissional face a
 situações, grupos e populações em risco.
  
Conteúdos programáticos
A.Conceptualização
 A1.Conceitos
 Grupo, população e Comunidade
 Risco(s)
 Maus tratos
 Conflito interpessoal
 Resiliência
 Socialização e processos de vinculação na adolescência (Grupo e Gang)
 Pressão do Grupo e Bullying
 Marginalidade e delinquência
 A2.Modelos teóricos explicativos do risco e maus tratos
 B. Quadro legal e mapeamento das respostas sociais/institucionais nas áreas da Justiça, Saúde e Educação.
 C. Perspetivas de intervenção preventivas e reabilitativas
 C1.Modelos e níveis de intervenção
  Dimensão sócio histórica da intervenção a nível nacional e internacional.
  Níveis de intervenção (Primária, Secundária, Terciária /Universal, Selectiva e Indicada)
  Modelos Ecológicos e Sistémicos de Intervenção
  Mediação e Resolução de Conflitos
 C2.Instituições e Projetos de Intervenção
 Respostas sociais institucionais nas várias áreas de intervenção.
 Alguns Projetos de inclusão social 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objetivos da UC implicam preparar os futuros animadores socioculturais para uma possível intervenção na área
 da inclusão social, vertente essencial deste curso, para isso é necessário que dominem conceitos essenciais,
 conheçam os modelos e os níveis de intervenção, o quadro legal e as instituições mais importantes que existem na área, sendo esses os domínios privilegiados dos conteúdos programáticos. Sessões de trabalho em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida e/ou com recurso à utilização de textos, legislação e materiais de estudo.
  
Metodologias de ensino
Sessões trabalho em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida e/ou com recurso à utilização de textos, legislação e materiais de estudo Sessões de trabalho prático, privilegiando o debate em torno do estudo de casos e as técnicas de dinâmica e animação de grupos.
 Estudo no terreno do trabalho de organizações e do desenvolvimento de projetos de inclusão social.
 Seminários específicos com profissionais que desenvolvem projetos de intervenção no terreno ou lideram
 organizações especializadas na área.
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias adotadas – por um lado de enquadramento conceptual e exploração do mapa legal e de casos
 concretos de pessoas e grupos em risco e, por outro, situando os estudantes em práticas de instituições no
 terreno – são equacionadas para permitir que adquiram conhecimentos essenciais e desenvolvam algumas das
 competências necessárias à intervenção na área. Contudo, dada a complexidade desta intervenção, é necessário
 equacionar sempre o seu aprofundamento em formação posterior. A avaliação, incidindo sobretudo na
 compreensão dos conceitos e na sua perceção em situação real, doseia trabalho individual e trabalho de grupo,
 permitindo assim que aprendam a trabalhar em equipa mas também que o saibam fazer sozinhos quando
 necessário.
  
Metodologia e provas de avaliação
Em termos de avaliação os alunos elaboram um trabalho individual de exploração dos conceitos trabalhados num
 texto ou noutro tipo de documento e um trabalho em grupo, de caracterização do trabalho desenvolvido por uma
 instituição no terreno que contactam diretamente (visitas preparadas e organizadas pelos docentes) para recolha
 de dados. Para além disso constroem individualmente um diário das suas aprendizagens na UC.
 
 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
 Assiduidade – 10%; Participação (Nível de participação em contexto de aula à distância – 35%; Trabalho final – Portfolio – 55% 
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
| Descrição | 
Tipo | 
Tempo (horas) | 
Data de Conclusão | 
 
| Participação presencial (estimativa) | 
 Aulas  | 
0 | 
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Total: | 
0 | 
 
 
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