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Língua Gestual Portuguesa III
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2021/2022 - 1S
| Código: | 
LGP20004 | 
   | 
Sigla: | 
LGPIII | 
 
| Áreas Científicas: | 
Línguas e Literatura | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
15 | 
Plano de Estudos | 
2º | 
  7,0 | 
84 | 
 189,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Lingua de ensino: Língua Gestual Portuguesa.
 
 Esta UC, assim como todas as que se lhe seguirão (LGP IV, LGP V e LGP VI), tem por objetivo habilitar os
 estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa, na sua principal língua de trabalho
 como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
 No final desta UC espera-se que os estudantes tenham assimilado e interiorizado os conhecimentos de
 língua gestual portuguesa trabalhados no 1º ano. Neste segundo ano de curso verifica-se uma expansão,
 em termos de conteúdo semântico e estrutural que permitirá aos estudantes desenvolver as suas técnicas
 de expressão gestual que serão postas em prática no seu futuro desempenho profissional. 
Conteúdos programáticos
Compreensão da linha temporal em LGP e sua implicação nos verbos e seus elementos complementares
 de tempo; variação aspectual, de intensidade e quantidade; verbos direcionáveis e reflexos. O contacto
 entre duas línguas e duas culturas: sensibilização para as diferenças e semelhanças na sala de aula e para
 as particularidades de cada uma.
 Léxico a trabalhar: estações do ano, tempo atmosférico, astrologia, material escolar, disciplinas,profissões, desportos, tempos livres.
 Exercícios: Narrativas/Histórias 
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os novos temas, a abordar nesta UC, permitem um alargamento dos contextos semânticos e estruturais,
 necessários a um bom desenvolvimento linguístico dos estudantes, proporcionando-lhes um
 aprofundamento das suas capacidades comunicativas em LGP. 
Metodologias de ensino
Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos.
 - Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, um acontecimento do quotidiano,
 etc.)
 - Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
 - Técnica do diálogo
 - Técnica da conversação em grupo
 - Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio e treino da observação visual).
 - Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.
 - Simulação de situações de conversação da vida real.
 - Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
 - Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da UC. 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma língua visuoespacial. É a língua da comunidade surda
 portuguesa, havendo registos da sua utilização, pelo menos, desde o século XV. Reconhecida como língua no nosso país, desde a 4ª revisão constitucional, Lei 1/97, no seu artigo 74, nº 2, alínea h), e como instrumento de acesso à educação e à igualdade de oportunidades pelos surdos portugueses. À
 semelhança das línguas gestuais de outros países, trata-se de uma língua natural, com gramática e léxico próprios. Apresenta características linguísticas semelhantes a qualquer outra língua natural ecaracterísticas próprias existentes nas línguas gestuais, pelo facto de se tratar de uma língua espaço
 visual.
 As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as
 características próprias de uma língua gestual.
 O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos alunos e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
 Os alunos são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos
 aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
 A elaboração de pequenos textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
 A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das
 aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo. 
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes vertentes:
 - Assiduidade e participação (inclui trabalhos autónomos) – 20% da nota final
  Avaliação LGP prática intermédia -40%
 -Avaliação LGP prática final - 40%
 
 COVID 19 - Consoante a duração do período de isolamento, e da forma como esta afetar a metodologia de avaliação da UC, serão propostas formas alternativas de avaliação, de acordo com as características da unidade curricular. 
Bibliografia
Bibliografia de LGP I, II, e:
 Lane, H., (1989), When the Mind Ears – A History of the Deaf, New York: Vintage Books
 Lane, H., (1997), A Máscara da Benevolência, Lisboa: Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget
 Sacks, O., (1989), Vendo Vozes, Rio de Janeiro: Imago Editora, 
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