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Evolução das Ideias em Ciência

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: LGP20013    Sigla: EIC
Áreas Científicas: Ciências da Natureza
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Leonor da Graça SaraivaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identifica problemas contemporâneos no âmbito da ciência e da técnica.
Pesquisa e seleciona informação sobre o conhecimento científico e as suas formas de divulgação.
Interpreta informações e ideias veiculadas por diferentes correntes de pensamento (filosóficas e sociológicas)
científico e matemático.
Integra saberes de várias áreas do conhecimento científico.
Reflete sobre a evolução do conhecimento científico e as suas implicações sociais.
Revela originalidade e criatividade na abordagem dos assuntos.
Sabe comunicar numa linguagem própria com rigor científico.

Conteúdos programáticos

1. Ciência e cultura – a literacia científica e matemática
1.1 A legitimidade do conhecimento científico: a demarcação entre ciência e não ciência
1.2 O conhecimento do senso comum e o conhecimento mítico (pseudociência)
2. A construção do conhecimento científico
2.1 A origem das teorias científicas: objetividade e subjetividade em ciência
2.2 A teoria e a experiência na construção de explicações científicas sobre o mundo
2.3 A "profissionalização" da ciência:
2.3.1 Ciência fundamental, ciência aplicada e desenvolvimento tecnológico
2.3.2 A ética da ciência. Normas e valores das comunidades científicas
3. O conhecimento matemático: do mito às práticas reais
3.1 O mito de Euclides
3.2 Da certeza da verdade à procura da certeza
3.3 Da certeza à falibilidade
4. Ideologias e mudanças nas interações ciência/sociedade
5. A comunicação da Ciência: os cientistas, os media e a valorização social (ou não) do conhecimento científico e técnico.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Numa unidade curricular em que se pretende promover a consciência do papel da comunicação de ciência para promover a cultura científica, parece ser adequado apresentar não só assuntos e acontecimentos que evidenciem a dinâmica do conhecimento matemático, científico e tecnológico, como os que ilustram modos e instrumentos diversos que os cientistas utilizaram e usam, na atualidade, para fazer ciência. Com o objetivo de analisar a construção do conhecimento científico, em termos da influência de diversos aspetos filosóficos, psicológicos e sociológicos, elegeram-se alguns exemplos concretos de avanços e recuos narrados na história de algumas descobertas e invenções científicas marcantes. Procura-se conferir aos estudantes uma maior cultura científica que contribua para a apreciação da complexidade da natureza do conhecimento científico e capacitá-los para apreciarem criticamente a atividade científica como uma atividade humana, entre outras, que é necessário divulgar à sociedade.

Metodologias de ensino

As aulas presenciais contribuirão para analisar ideias e perspetivas relevantes e polémicas sobre a construção do
conhecimento científico. As situações de aprendizagem incluem: a) Pesquisa documental; b) Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; c) Elaboração de comentários críticos em suporte digital, papel ou multimédia; d) Debate de tópicos propostos para discussão pelos alunos e o professor; e) Análise e argumentação sobre problemas e controvérsias científicas e matemáticas; f) Realização de tarefas em suporte digital e com recurso a produtos multimédia; g) Utilização da página da disciplina através da plataforma interativa; h) Participação em visitas de estudo, seminários, congressos, exposições, conferências, debates, entre outros

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para a
literacia científica, vista não só como a apropriação de conceitos científicos básicos, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã. Privilegia-se
a realização de atividades práticas e a abordagem e a discussão de temas científicos e sócio científicos que evidenciem a construção do conhecimento científico e tecnológico e as interações que estabelecem com a sociedade. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem poderosas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: trabalhos individuais 50%; trabalho de grupo 40%; participação individual 10%.

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 20:27:06 Última actualização: 2010-07-19