This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LGP30003
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?
Mapa da ESE Setúbal
Mapa interactivo do campus. Clique num determinado edifício.

Economia, Gestão e Empreendedorismo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: LGP30003    Sigla: EGE
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 20 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Rodrigues Rolo AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Cátia Rodrigues   0,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular de “Economia, Gestão e Empreendedorismo” tem por objetivo o contacto com os três
temas, a literacia económica na ótica do cidadão comum e a compreensão das dinâmicas económico-sociais
subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamento da sociedade e das organizações.
O módulo de empreendedorismo tem como objetivo o desenvolvimento do conhecimento no domínio do
empreendedorismo, que permita aos estudantes conhecer as realidades empresariais e a autonomia para criar
as condições que possibilitem a criação do seu próprio posto de trabalho através da identificação das
oportunidades no mercado e do desenvolvimento de um plano de negócios.

Especificamente objetiva-se:
- (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para o desenvolvimento e
crescimento económico;
- Identificar o empreendedorismo assente na inovação, como um processo de criar algo de novo, assumindo os
riscos e as recompensas.
- Desenvolver uma atitude crítica e pró-ativa face à informação, confrontando conceções diversificadas e
fundamentando a argumentação.
- Relacionar problemas locais, regionais, nacionais e internacionais, evidenciando interações e
interdependências.

Conteúdos programáticos

I – ECONOMIA

1.1 Conceitos Económicos Fundamentais
- A Ciência Económica e o Problema Económico
- Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
- O Funcionamento dos Mercados
- A Intervenção do Estado na Economia

1.2 A Atividade e Económica
- Medição da Atividade Económica
- Os Ciclos Económicos
- Crescimento Económico e Desenvolvimento
- A Economia Portuguesa no Contexto Europeu

1.3 Questões Económicas Atuais
- Competitividade e Produtividade
- Globalização e Interdependência Económica
- Desenvolvimento Sustentável
- Pobreza e Desigualdade Social
- Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

II – GESTÃO

2.1 As Organizações e os Gestores
- As organizações e a Envolvente Externa
- O Gestores e suas funções, papeis e competências

2.2 A Função de Gestão
- Planear
- Organizar
- Dirigir
- Controlar

2.3 Os Desafios Atuais da Gestão
- Ética
- Responsabilidade Social das Organizações
- Gestão da Inovação e Gestão da Mudança
- Estruturas Virtuais e organizações em rede

III – Empreendedorismo

3.1 Inovação e Atitude Empreendedora
- Características dos Empreendedores
- Competências Empreendedoras
- Identificação de Oportunidades de negócio

3.2 Plano de Negócios


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

- Aplicação da metodologia “Learning by doing”
- Estratégias de gestão de programa
O nível etário e a diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adoção de uma
gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a
operacionalização dos aspetos científicos em torno de abordagens orientadas, referentes a problemáticas da
atualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.
Participação dos estudantes
- Promoção de atividades que estimulem a criatividade e a inovação.
- Organização de atividades diversas em grupo (análise de artigos e casos práticos).
- Apresentação e Discussão de um Trabalho de Grupo

Metodologias de ensino

- Participação nos trabalhos e nas discussões a realizar durante as sessões de trabalho

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia de ensino assente no "Learning by doing" e na participação dos estudantes em trabalhos de grupo e na defesa dos seus trabalhos visa não só aprender pela experiência prática e aprender a recolher, selecionar e tratar informação pertinente, assim como desenvolver a capacidade de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos e a assimilação de conceitos.

Metodologia e provas de avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A avaliação contínua pressupõe a realização de um teste escrito (T) e a elaboração e apresentação de atividades práticas (AP) propostas na aula.
Nota Final (NF)= T (30%) + AP (70%)
Nota:
- A aprovação à UC obriga a nota mínima de 9,5 valores na média de todos os momentos de
avaliação (T, AP) - NF.
No caso de trabalhadores de estudantes que não consigam participar nas aulas, a nota final (NF) será de:
Nota Final (NF)= 0.6T + 0.4TI
(TI) - Trabalho Individual com apresentação e discussão.
AVALIAÇÃO FINAL: Época Normal, Época de Recurso e Época Especial
A nota final corresponde à nota obtida no exame de cada época.
Nota Final (NF) = E (100%)

Regime de assiduidade

Não Aplicável.

Bibliografia Principal

ROLO ALVES, A; PEREIRA, R. e BUCHA, Agostinho;"Economia, Gestão e Empreendedorismo", Editora RH, 2015

Bibliografia Complementar

SARKAR, S.;"Empreendedorismo e Inovação", Escolar Editora, 2010
Opções
Últimas Notícias
Preservar para Viver!
Exposição Pessoal(mente) falando
Semana das Ciências do Desporto | 2022
Scratch Day 2022
Aula Aberta |"Sejamos tudo, ó Produtores"
Página gerada em: 2022-05-17 às 12:07:22 Última actualização: 2010-07-19