| 
 | 
                
                
                
Economia, Gestão e Empreendedorismo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
| Código: | 
LGP30003 | 
   | 
Sigla: | 
EGE | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências Sociais | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
16 | 
Plano de Estudos | 
3º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A Unidade Curricular de Economia, Gestão e Empreendedorismo tem por objectivo a aquisição de conhecimentos de modo a compreender as dinâmicas económico-sociais subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamentos das sociedades, nas suas diferentes concepções.
 
 Competências a desenvolver:
 - (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado.
 - Descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas.
 - Desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação, confrontando concepções diversificadas e fundamentando a argumentação.
 - Relacionar problemas locais, com regionais, com nacionais e com internacionais, evidenciando interacções e interdependências.
 
 Aprendizagens esperadas:
 - Identificar conceitos e estabelecer relações entre conceitos.
 - (Re)conhecer quadros teóricos de referência em documentos enquadradores de políticas económico-sociais.
 - Recolher e tratar informação pertinente.
 - Manifestar capacidades de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos.
  
Conteúdos programáticos
I – ECONOMIA 
 
 1.1 Conceitos Económicos Fundamentais 
 - A Ciência Económica e o Problema Económico 
 - Os Agentes Económicos e o Circuito Económico 
 - O Funcionamento dos Mercados 
 - A Intervenção do Estado na Economia 
 
 1.2 A Atividade e Económica 
 - Medição da Atividade Económica 
 - Os Ciclos Económicos 
 - Crescimento Económico e Desenvolvimento 
 - A Economia Portuguesa no Contexto Europeu 
 
 1.3 Questões Económicas Atuais 
 - Competitividade e Produtividade 
 - Globalização e Interdependência Económica 
 - Desenvolvimento Sustentável 
 - Pobreza e Desigualdade Social 
 - Objectivos de Desenvolvimento do Milénio 
 
 II – GESTÃO 
 
 2.1 As Organizações e os Gestores 
 - As organizações e a Envolvente Externa 
 - O Gestores e suas funções, papeis e competências 
 
 2.2 A Função de Gestão 
 - Planear 
 - Organizar 
 - Dirigir 
 - Controlar 
 
 2.3 Os Desafios Atuais da Gestão 
 - Ética 
 - Responsabilidade Social das Organizações 
 - Gestão da Inovação e Gestão da Mudança 
 - Estruturas Virtuais e organizações em rede 
 
 III – Empreendedorismo 
 
 3.1 Inovação e Atitude Empreendedora 
 - Características dos Empreendedores 
 - Competências Empreendedoras 
 - Identificação de Oportunidades de negócio 
 
 3.2 Plano de Negócios 
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Metodologia "Learning by doing":
 Desenvolvimento de actividades através das quais os estudantes aprendem fazendo.
 
 Estratégias de gestão de programa: 
 A diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adopção de uma gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a operacionalização dos aspectos científicos em torno de abordagens orientadas e negociadas, referentes a problemáticas da actualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.
  
Metodologias de ensino
Avaliação distribuída com exame final 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Devido à Pandemia COVID 19, a metodologia de ensino teve que se adaptar às restrições de confinamento obrigatória, impostas inicialmente pelo Estado de Emergência e mantidas posteriormente ao terminus do mesmo.
 Optou-se por uma metodologia de Ensino a Distância (EaD), com recurso ao Moodle e outras plataformas digitais.
 Aulas teóricas leccionadas via TEAMS ou ZOOM, em formato de aula Síncrona ou Assíncrona, com apresentação da matéria e fomentando a discussão de temas e o recurso a chats e fóruns.
 
 Aulas práticas leccionadas via TEAMS ou ZOOM, em formato de aula Síncrona ou Assíncrona, com proposta de aplicação empírica em atividades práticas desenvolvidas
 
  
Metodologia e provas de avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
 
 - Realização de um Teste (T);
 - Participação nos Trabalhos e nas Discussões a realizar durante as aulas Síncronas (Via Zoom ou Teams) - Atividades Práticas (AP).     
 
 Nota Final (NF)= 0,5 T + 0,5 AP
 	
 Observações: 
 A aprovação exige nota mínima de 7,5 valores no T.
 A média deve ser superior a 10 na ponderação do T com as AP. 
 Nas AP's, a não realização de uma AP atribui ao aluno 0 valores, o que em termos de média, vai baixar consideravelmente a média.
 
 
 No caso de trabalhadores de estudantes que não consigam participar nas aulas, a nota final (NF) será de: 
 
 Nota Final (NF)= 0.6T + 0.4TI
 
 (TI) - Trabalho Individual com apresentação e discussão.
 
 
 
 AVALIAÇÃO FINAL (Época Normal, Época de Recurso):
 
       Nota Final (NF) = E (Exame Online vale 100%)  
  
Regime de assiduidade
Não Aplicável. 
Bibliografia Principal
 ROLO ALVES, A; PEREIRA, R. e BUCHA, Agostinho;"Economia, Gestão e Empreendedorismo", Editora RH, 2015 | 
 
 
Bibliografia Complementar
 SARKAR, S.;"Empreendedorismo e Inovação", Escolar Editora, 2010 | 
 
 
             | 
                
            
                
 |