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Língua Gestual Portuguesa VI
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2018/2019 - 2S
| Código: | 
LGP30010 | 
   | 
Sigla: | 
LGPVI | 
 
| Áreas Científicas: | 
Línguas e Literatura | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LGP | 
11 | 
Plano de Estudos | 
3º | 
  5,0 | 
80 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Língua de ensino - Língua Gestual Portuguesa.
 
 Esta UC pretende habilitar os estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa na sua principal língua de trabalho como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
 No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos mesmos e que utilizem adequadamente as técnicas de expressão em LGP.
 Que sejam capazes de produzir enunciados espontâneos ou a partir de temas ou imagens propostos, e de analisar e corrigir a sua produção sempre que detetem imprecisões ou sejam alertados para esse facto.
  
Conteúdos programáticos
Aprofundamento das estruturas gramaticais da LGP e da compreensão do seu funcionamento. Aperfeiçoamento da produção e receção de enunciados complexos em LGP. Compreender aspetos sobre o contacto entre duas línguas e duas culturas: sensibilização para as diferenças e semelhanças e para as particularidades de cada uma.
 
 Léxico a trabalhar: Astrologia; Geografia; Descobrimentos; Hino nacional; Poesia; Religião. 
 Exercícios: Narrativas/estórias.
 
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os novos temas, a abordar nesta UC, permitem um alargamento dos contextos semânticos e estruturais, necessários a um bom desenvolvimento linguístico dos estudantes, proporcionando-lhes um aprofundamento das suas capacidades comunicativas em LGP, bem como algum vocabulário específico de diferentes áreas temáticas
 O desenvolvimento do vocabulário, bem como das estruturas gramaticais da língua gestual portuguesa, permitirão o desenvolvimento de competências comunicacionais, tanto na perspetiva do emissor como de recetor dos enunciados
  
Metodologias de ensino
Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos (gravuras, croquis, banda desenhada)
 -Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, relatar um acontecimento do quotidiano, etc.)
 -Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
 -Técnica do diálogo
 -Técnica da conversação em grupo
 -Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual)
 -Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.
 -Simulação de situações de conversação da vida real.
 -Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
 - Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da UC.
 
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as características próprias de uma língua gestual. 
 O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos alunos e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
 Os alunos são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
 A elaboração de textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
 A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo.
  
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes vertentes:
 Assiduidade e participação (inclui trabalhos autónomos) – 10% da nota final
 Trabalhos em Grupo 40% 
 Trabalho Individual 50%
  
Bibliografia
Bibliografia de LGP I, II, III, IV, V e:
 Vídeos:
 -Conferência “ Os Surdos Olhando o Futuro” Torre do Tombo – 1998
 -Seminário “Dia Nacional do Surdo” -Instituto Jacob Rodrigues Pereira-2006 
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