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Comunicação e Património Literário

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: LGP30013    Sigla: CPL
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 7 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luciano Pereira   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e
pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos
diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas
- Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os
discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos
- Compreender o valor da comunicação e do património literário como fator de coesão,
representação e transformação social
- Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor regional, nacional e
universal e pertinência formativa, com destaque para os textos contemporâneos

Conteúdos programáticos

- Evolução semântica dos conceitos “comunicação” e “literatura”
- Modelos de comunicação e conceitos de literatura
- Tipologias textuais; o literário e o não literário
- O conceito de património
- Textos literários e representação do património
- Literatura tradicional o oral: sua importância e funções
- O património literário e a cultura portuguesa
- O diálogo entre culturas (influências externas)
- O património literário, mistérios e espaços do sagrado
- O património literário local:
- Lendas do distrito de Setúbal
- As representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa)
- Representantes do património literário local e a sua intervenção social
- Literatura, sociedade e animação
- Literatura, línguas e falas de portugal e do espaço lusófono
- Literatura e outras linguagens estéticas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Unidade Curricular de Comunicação e Património Literário é o espaço privilegiado
para equacionar os fenómenos da comunicação, da língua e do património literário, nas
suas dimensões verbal, semiótica e simbólica. O texto literário, nas suas diferentes
modalidades, é encarado na sua complexa articulação com os fenómenos sociais e
culturais, espaço de mediação entre o indivíduo e os outros , entre os diferentes grupos
sociais e entre os diferentes povos. A dimensão comunicativa permite o reforço das
competências do domínio de diferentes registos de linguagem, com maior enfoque no
registo culto. A dimensão literária permite a conquista de novas competências do
imaginário, avaliando formas, manifestações e configurações culturais, assim como o
seu valor na construção das identidades e do desenvolvimento coletivo.
A valorização do património literário regional reforça a autoestima e exige o domínio de
competências de comunicação, assim como de leitura critica.

Metodologias de ensino

5.1. Estratégias de gestão do programa (grupo-turma)
As sessões presenciais terão um carácter teórico e teórico prático, nomeadamente através de métodos
diversificados (exposição pelo/a professor/a ou pelos estudantes de alguns temas a abordar, a discussão
orientada sobre textos previamente disponibilizados pelos docentes ou propostos pelos estudantes. A
participação dos estudantes nas sessões presenciais inclui a participação individual e em grupo, oral e
escrita, através de pequenos comentários críticos, de recensões, de leituras individuais e colectivas
sempre acompanhadas de análise e de discussão.
Para além das sessões presenciais, prevê-se a comunicação professora/estudantes através de alguns dos
recursos informáticos disponíveis.
5.2. Acompanhamento tutorial (presencial ou à distancia)
Haverá também acompanhamento tutorial a pequenos grupos ou estudantes, individuais, sempre que essa
opção se considere válida para promover a aprendizagem dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos
estudantes e dos estímulos introduzidos pela professora. Por isso os métodos usados
terão que ser variados quer na forma quer no conteúdo, de modo a tornar explícito o
interesse da UC no plano de estudos, mas também na formação pessoal e cultural dos
estudantes.
No final do trabalho, os objetivos e as aprendizagens esperadas situam-se em torno
de três grandes domínios:
a) Capacidade de pesquisa, de seleção, de organização e de gestão da
informação, evidenciando uma correta apropriação dos diferentes conceitos;
b) Produção de textos orais e escritos de géneros, modos, registos, dimensões e
problemáticas variáveis, com destaque para os de descrição e interpretação do
texto literário. As competências comunicativas e linguísticas específicas da
leitura e da interpretação evidenciar-se-ão em resumos, relatos, fichas de
leitura, textos de opinião,...
c) Apresentação pública de trabalhos

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação será negociada coletivamente tendo em conta as seguintes propostas:
1. Assiduidade e participação (10%).
2. Uma reflexão individual sobre o conjunto do trabalho realizado ao longo das aulas (50%).
3. Elaboração e apresentação de um trabalho de pesquisa, em grupo, sobre um dos temas negociado com o professor. O trabalho visa aprofundar um ou vários conteúdos do programa (40%).

Regime de assiduidade

Os estudantes em regime de avaliação contínua comprometem-se a participar em 80% das sessões presenciais, excluindo os casos previstos pela legislação e pelas regras internas. Os estudantes trabalhadores apenas estão obrigados a participar em 50% do total das sessões presenciais, podendo negociar com o docente uma participação inferior mediante a elaboração de um ou vários trabalhos complementares.

Bibliografia

Brandão, Raul (2003) Os Pescadores. Porto, Porto Editora.
Brandão, Raul (2013) As ilhas desconhecidas. Lisboa: Quetzal.
Coelho, A. (org.) (1999). Contos populares portugueses. Lisboa: D. Quixote.
Eusébio, A. M. (O Calafate) (1985). Versos do cantador de Setúbal. 2 Vol. Lisboa: Ulmeiro.
Guerreiro, M. V. (1983). Para a história da literatura popular portuguesa. Lisboa: ICLP.
Ortigão, Ramalho (2002)As praias de Portugal. Lisboa: Frenesi
Pedroso, Consiglieri, (ed.) (2000). Contos Populares, Lisboa: Ulmeiro
Pereira, Luciano (2019) Lusofonografias: Ensaios pedagógico-literários. Tübingen: Calepinus Verlag.
Pinto-Correia, J. D. (org.) (1984). Romanceiro Tradicional Português. Lisboa: Editorial Comunicação.
Saraiva, A. J.; Lopes, Ó. (2010). História da Literatura Portuguesa. 17ª Ed. Porto: Porto Editora
Silva, V. M. Aguiar e. (2007). Teoria da Literatura. 8ª Edição. Coimbra: Almedina.
Vilhena, A. M.; Pires, D. (seleção e notas) (2002). A Serra da Arrábida na poesia portuguesa. Setúbal: CentrodeEstudosBocageanos. Http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/ot_leitliter_a.pdf

Observações

DEVIDO ao surto de COVID 19, as aulas presenciais foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle e Teams assim como ao correio eletrónico. Os produtos de avaliação solicitados serão, igualmente, sujeitos a adaptações e simplificações.

Opções
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Página gerada em: 2022-12-08 às 20:19:47 Última actualização: 2010-07-19