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Práticas de Diferenciação Pedagógica na aula do 1.º e do 2.º Ciclo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2023/2024 - 1S
| Código: | 
MEPHGP110 | 
   | 
Sigla: | 
PDPA12 | 
 
| Áreas Científicas: | 
Prática de Ensino Supervisionada | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| MEPHGP | 
11 | 
Planos de Estudo | 
1º | 
  3,0 | 
36 | 
  81,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os/as estudantes desenvolvam competências que lhes permitam:
 - compreender a diferenciação pedagógica como uma metodologia que incide sobre os meios e modalidades de trabalho;
      -  reconhecer a diversidade existente nas salas de aula que obriga a desenhar tarefas diferenciadas para responder melhor às necessidades específicas dos/as alunos/as;
      - responder às diferentes necessidades dos/as alunos/as, uma vez que cada um tem uma história de vida própria, uma experiência escolar e uma forma de aprender singular;
       - equacionar uma nova organização pedagógica de espaços e tempos, utilizando materiais diversificados no que se refere aos conteúdos e ao grau de dificuldade das tarefas;
 - apoiar grupos e  alunos/as individualmente numa perspetiva da sua autonomia progressiva;
 - conhecer dispositivos pedagógicos inerentes à construção de uma escola inclusiva;
 - conhecer  contribuições da investigação nacional e internacional sobre a temática em estudo.
  
Conteúdos programáticos
Da pedagogia dos “inadaptados” à pedagogia para todos.
 Os fundamentos da pedagogia diferenciada.
 Princípios de diferenciação pedagógica.
 Tipos de diferenciação pedagógica: conteúdos, processos e produtos.
 Diferenciação pedagógica: uma nova organização de espaços e tempos.
 A investigação nacional e internacional sobre as temáticas em estudo.
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação entre objetivos e conteúdos pressupõe o possibilitar aos/às estudantes o conhecimento e o estímulo para a análise, a reflexão e o debate no âmbito da Diferenciação Pedagógica, bem como, lhes propicie o desenvolvimento de competências que os/as preparem, enquanto futuros/as profissionais, para que, em contexto contribuam para a construção de uma escola inclusiva.  
Metodologias de ensino
Os diferentes conteúdos serão abordados privilegiando uma metodologia que estimule a reflexão e a participação dos/as estudantes, serão realizadas atividades de:
 - análise de orientações curriculares, manuais e diferentes materiais pedagógicos;
 - apresentação e discussão de trabalhos elaborados pelos/as estudantes;
 - análise e discussão de textos de modo a desenvolver nos/as estudantes a capacidade crítica de análise e autoformação.
  
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
O objetivo central da unidade curricular é o de preparar os/as estudantes a agir em escolas, turmas e comunidades heterogéneas. A metodologia adotada, surge particularmente adequada quer para fornecer aos/às estudantes os conhecimentos essenciais à participação informada nas discussões a desenvolver em aula, quer para possibilitar o aprofundamento de temáticas que considerem  importantes no contexto do seu percurso formativo.
 
 Considera-se, que a análise e debate de textos, a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados, a problematização de situações concretas e/ou conhecidas, a análise de materiais, a análise de propostas de intervenção adequadas a contextos escolares de grande diversidade a vários níveis, são indicadores da articulação das metodologias e dos objetivos de aprendizagem que se pretende que os/as estudantes evidenciem. Também se considera que é demonstrativo dessa coerência a conceção de uma planificação e a  construção de materiais de modo a incluir todos/as os/as alunos/as.
  
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação contemplará  trabalho individual e em grupo.
 
 Individual: 
 (a) a participação e discussão nas temáticas abordadas em aula, bem como de elaboração de tarefas propostas em aula (25%); (b) apresentação, à turma, da análise realizada a um texto relacionado com a temática em estudo (25%).
 
 Em grupo:
  (a) elaboração de um trabalho em grupo – uma proposta de planificação de uma tarefa interdisciplinar numa perspetiva diferenciadora, com inclusão dos recursos necessários à sua implementação (50%). 
  
Regime de assiduidade
Presencial 
Bibliografia
Esteves. M. (2017). Diferenciação Pedagógica e Formação de Professores. In: Livro de Atas II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva (pp.12-21). Faro: Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. 
 Graves-Resende, L.; Soares, J. (2002). Diferenciação Pedagógica. Lisboa: Universidade Aberta. 
 Kakn, S. (2010) Pédagogie différenciée. Brussels: de Boeck.
 Perrenoud, Ph. (2001). A Pedagogia na Escola das Diferenças. Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora.
 Rodrigues, D. (2008). Educação e Diferença – Valores e práticas para uma educação inclusiva. Porto: Porto Editora. 
 Santos, L. (2009). Diferenciação Pedagógica: um desafio a enfrentar. In Revista Noesis. Vol.79 (pp.52-57). Lisboa: instituto da Educação da Universidade de Lisboa.
 UNESCO (2004). Changing Teaching Practices - using curriculum differentiation to respond to students`diversity. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. 
  
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