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Dimensões Socio-Históricas da Educação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
MP1C10020 |
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Sigla: |
DSHE |
Áreas Científicas: |
Área Educacional Geral |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
22 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que as(os) mestrandas(os) sejam capazes de se apropriar de meios que lhes permitam fazer uma leitura dos principais e mais significativos momentos da evolução histórico-educativa. Promover o conhecimento dos problemas educacionais numa perspetiva sincrónica e diacrónica, conhecer o passado para melhor compreender a atualidade e a forma como evoluíram as diversas propostas educativas, sobretudo no campo nacional. E ainda proporcionar uma reflexão crítica sobre os temas/problemas educacionais encarados na complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares
Conteúdos programáticos
1- Sentido e pertinência da História da Educação. 2- Contributos para uma breve leitura da evolução histórico-educativa. 3- A Educação na Idade Média. 4- A pedagogia realista na Idade Moderna. 5- A educação iluminista. 6 – O pensamento pedagógico nos séculos XIX e XX. 7- Génese e desenvolvimento do sistema de educação pública em Portugal. 8- O ideário da 1ª República e a escola (1910-1926) 9- Estado Novo sob o signo da sagrada oficina das almas 10- O 25 de Abril de 1974 e a educação – transformações do sistema de ensino no quadro do regime democrático. Tendências e influências pedagógicas. Evolução e desafios colocados à educação em Portugal no contexto europeu e mundial
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Com estes conteúdos programáticos pretende-se que os mestrandos compreendam a importância da História da Educação numa perspetiva sincrónica e diacrónica uma vez que é fundamental que conheçam a organização, princípios e valores que integram e orientam as bases estruturantes de uma profissionalidade docente; Estes conteúdos permitem ainda que os mestrandos identifiquem, compreendam e reflitam sobre a complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. É neste sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo com os seus conteúdos e metodologias para a formação, intervenção e reflexão de nível avançado.
Metodologias de ensino
Como o desenvolvimento da Unidade Curricular assenta em dois eixos - abordagem das questões da evolução e caracterização das diversas dimensões sociais e históricas da Educação - As sessões são programadas de forma a evidenciar diversas perspectivas do mesmo problema e não como áreas ou módulos desligados entre si. Assim sendo as sessões são centradas na apresentação e discussão, em plenário e/ou pequenos grupos, da informação fornecida pelas(o) docentes ou pesquisada pelas(os) mestrandas(os). O processo compreende a: (1) a apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão (2) a leitura, discussão e análise de textos; (3) Observação e análise de documentos diversos; (4) Apresentação e discussão de sínteses elaboradas. Cada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (50%); intervenção nas aulas teórico/práticas (25%) e teste escrito (25%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga `a realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e reflectir sobre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. A observação e análise de documentos diversos permite que os mestrandos tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão. O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais a partir de fontes primárias. O teste escrito permite, ainda, a sistematização de conteúdos teóricos considerados indispensáveis na área da História da Educação.
Metodologia e provas de avaliação
Cada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (50%); intervenção nas aulas teórico/práticas (25%) e teste escrito (25%)
Regime de assiduidade
Os estudantes terão que participar em 75% das aulas previstas.
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