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Tecnologias Artísticas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 2S

Código: OP0001    Sigla: TECART
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0
LAS 20 Plano de estudos_2021 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos Rozendo Barreto XavierResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Barreto Xavier   2,00
Joana Matos   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a) Conhecer a variedade de meios e técnicas utilizadas no âmbito da Arte Têxtil;
b) Compreender as potencialidades plásticas e estéticas das matérias têxteis tradicionais bem como de novos materiais;
c) Relacionar o pensamento têxtil com outras áreas nomeadamente Multimédia, Pintura, Escultura, Fotografia ou Vídeo.
d) Proporcionar ao estudante o conhecimento prático e o domínio de técnicas e métodos expressivos que contemplem as componentes visuais e sonoras, aliados a conhecimentos teóricos;
e) Conhecer a importância da paisagem sonora na construção de um projeto artístico;
f) Integrar as artes visuais e as tecnologias na produção de conteúdos originais para a comunidade que estimulem e valorizem a criatividade;
g) Conceber, executar e produzir paisagens sonoras e visuais mediante a elaboração de um projeto.

Conteúdos programáticos

a) A Tapeçaria contemporânea e fiberart: novos materiais, novas técnicas, novas estéticas;
b) Experimentação de técnicas e materiais;
c) A cenografia e a sua evolução;
d) Paisagens sonoras: enquadramento e panorama contemporâneo;
e) Artes, tecnologias e criatividade;
f) As componentes plásticas e sonoras presentes em projetos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Considerando as especificidades técnicas e plásticas do universo têxtil, por um lado, e, por outro, a transversalidade que a tapeçaria poderá assumir em termos das práticas artísticas, os conteúdos programáticos a explanar durante a Unidade Curricular de Tecnologias Artísticas procuram contemplar uma dupla vertente da aquisição de competências no domínio específico das técnicas e dos materiais, numa estreita relação com as modalidades do pensamento plástico em geral, tanto no que concerne às práticas bidimensionais como tridimensionais.

Neste sentido, os conteúdos desenvolvem-se em torno de três eixos fundamentais:
Em primeiro lugar, a abordagem das grandes linhas condutoras de uma renovação da linguagem têxtil durante a contemporaneidade, atendendo por um lado, às transversalidades e mestiçagens com outros domínios das artes plásticas, e, por outro, a toda uma reinvenção de técnicas tradicionais, desenvolvimento de novas técnicas e utilização de novos materiais.

Em segundo lugar serão desenvolvidas um conjunto de aproximações experimentais ao objeto têxtil que, considerando a diversidade de técnicas e materiais integrados no universo da tapeçaria contemporânea, contemplam as vertentes da tecelagem, construção/assemblagem e técnicas mistas bem como técnicas de tingimento e estampagem. A exploração destes conteúdos terá em consideração não só as características físicas dos materiais (tradicionais ou novos materiais) mas igualmente as potencialidades plásticas e estéticas das técnicas envolvidas.

Em terceiro lugar, procurar-se-á aplicar os conhecimentos técnicos e formais, adquiridos anteriormente à conceção e desenvolvimento de um projeto de Arte Têxtil integrado num espaço cénico acompanhado da sua paisagem sonora. Aqui, para além de uma compreensão e adaptação de matérias e processos técnicos específicos do universo têxtil a modelos previamente definidos, procurar-se-á contribuir para a criação de linguagens particulares e originais, alicerçadas nas grandes linhas orientadoras das práticas artísticas na contemporaneidade.

Os conteúdos programáticos previstos ajustam-se aos objetivos no pressuposto de que se pretende dar aos estudantes uma perspetiva atualizada e crítica acerca da paisagem sonora contemporânea. Permitem a análise do panorama contemporâneo nacional e os principais temas e problemas que se associam à paisagem atual de som e imagem. Visam dotar os estudantes de competências para a elaboração de um projeto neste âmbito, concretizado através da construção de um produto sonoro.

Metodologias de ensino

No desenvolvimento desta Unidade Curricular serão privilegiadas as metodologias ativas, assentando na realização de sessões de trabalho que contemplam, em primeiro lugar, a apresentação e discussão prévia das problemáticas geradas pelas práticas têxteis na contemporaneidade - apoiadas nos meios audiovisuais à disposição – em segundo experimentação prática de técnicas e materiais atendendo, por fim, ao subsequente desenvolvimento de projetos individuais ou em grupo.

O trabalho será desenvolvido em torno de dois blocos de trabalho principais: um primeiro bloco em que os alunos realizarão uma primeira aproximação à Arte Têxtil através de experiências com técnicas e materiais diferenciados; um segundo bloco ocupado pela conceção de um projeto, que procurará conciliar os conhecimentos sobre cenografia e paisagem sonora à execução de uma peça de tapeçaria experimental.

Todo o processo de trabalho será documentado num diário de bordo que evidencie os caminhos apontados, desenvolvidos ou abandonados, referências plásticas, artísticas e conceptuais que fundamentam os processos e opções tomadas bem como as sucessivas etapas de construção da tapeçaria e respetiva implantação no espaço.

Cada aula será composta por duas partes: a primeira parte será composta por uma secção expositiva em plenário, durante a qual será feita uma apresentação dos principais conceitos, à qual se seguirá a projeção de excertos de objetos plásticos e/ou sonoros ilustrativos dos conceitos antes abordados, para análise e discussão coletiva; na segunda parte, está prevista a participação ativa e criativa dos alunos e o acompanhamento prático das diversas etapas do trabalho proposto.

O percurso realizado nesta Unidade Curricular será alvo de uma orientação contínua e individualizada quer através de acompanhamento tutorial quer através da realização de sessões de reflexão, análise, debate e avaliação dos processos de trabalho e resultados obtidos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A sedimentação do diálogo entre a aquisição de conhecimentos de ordem técnica, os processos criativos desenvolvidos pelos alunos e a diversidade de contextos, passíveis de apropriação e intervenção plástica e sonora, assume um papel de fundo na estruturação das aulas, com vista a promover um conhecimento dinâmico e sistematizado das questões implicadas na articulação entre tecnologia, objeto e espaço de intervenção.

Assim, o trabalho de natureza prática assentará na análise e conhecimento das características físicas e plásticas apresentadas pelos vários materiais, através de aproximações experimentais que possibilitem a aquisição sistematizada de conhecimentos tecnológicos e formais, indispensáveis às práticas artísticas têxteis. Ao mesmo tempo procura apresentar-se igualmente como estímulo para uma exploração consequente e fundamentada dos valores técnico – formais, plásticos, sensoriais e expressivos, inerentes ao discurso têxtil contemporâneo, promovendo a autonomia e liberdade criativa dos estudantes.

A metodologia de ensino adotada na primeira parte da aula, pretende incrementar a capacidade de conciliar a reflexão teórica com a sua aplicação pratica em exemplos concretos, permitindo contribuir para o aprofundamento da compreensão dos conceitos estudados. A metodologia adotada na segunda parte da aula tem como propósito permitir aos estudantes testar as ligações entre a teoria e a sua aplicação num trabalho em curso. A realização e participação nas atividades promove a aquisição de competências na construção de novos produtos artísticos.

Neste sentido o desenvolvimento de metodologias de projeto suficientemente flexíveis - de forma a corporalizar processos e percursos artísticos particulares – complementadas, por um lado, com a reflexão e análise crítica das trajetórias empreendidas e resultados obtidos e, por outro pelo contacto com diferentes manifestações, intervenções e processos criativos plasmados em visitas de estudo, mostra-se como uma estratégia de desenvolvimento do programa capaz de fundamentar conceptualmente a prática artística sem deixar de reservar um lugar à criação e desenvolvimento de linguagens originais, ecléticas e multidisciplinares.

Metodologia e provas de avaliação

O processo de Avaliação Contínua incidirá sobre:
Componente 1(Individual): Empenho e Participação (20%)
Expressa pelo desempenho do aluno, consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas.

Componente 2 (Grupo): Projeto (80%)
Expressa na conceção e execução de um projeto que contempla as componentes plásticas e sonoras:
a) Elaboração de um projeto (10%)
b) Construção de objetos sonoros e plásticos (35%)
c) Apresentação pública (materiais, performance, animação de espaços urbanos, instalações, entre outros.) (15%)
d) Portfólio (20%)

O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na unidade curricular, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Penalização: por cada dia de atraso, relativamente ao prazo definido pelas docentes, a nota final do trabalho, sofrerá uma penalização de 0,5 valores por cada dia de atraso.

Adaptação (COVID 19) / Avaliação/instrumentos
O processo de Avaliação Contínua incidirá sobre:
Componente 1(Individual): Empenho e Participação (20%)
Expressa pelo desempenho do aluno, consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas online e participação nos fóruns.

Componente 2 (Grupo): Projeto (80%)
Expressa na conceção e execução de um projeto que contempla as componentes plásticas e sonoras:
a) Elaboração de um projeto (criação de um guião) (10%)
b) Esboços e/ou construção de objetos sonoros e plásticos (desenho, estudos de cor, escolha de materiais e construção de uma maquete) (50 %) (adaptação Covid 19)
c) Portfólio (reunião de todos os documentos anteriores seguidos de uma reflexão individual) (20%)

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente em, pelo menos, 2/3 das aulas previstas e participe nas actividades propostas, executando os trabalhos programados. Os alunos que se encontrem ao abrigo do estatuto de trabalhador-estudante, ou dirigente associativo que não possam assistir às sessões programadas, deverão negociar a sua forma de avaliação com o docente, de acordo com o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação, durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo, remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Bibliografia

AA.VV. (s/d). Abakanowicz. New York: Abbeville Press.
AA.VV. (1985). La Nouvelle Tapisserie. Paris: Gallimard.
AA.VV. (1998). 50 anos de Tapeçarias de Portalegre. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Castro, E.M. (1985). Introdução ao Desenho Têxtil. Lisboa: Editorial Estampa.
Chetwynd, H. (1979). A tecelagem. Queluz: Celditor.
Coffinet,J., Pianola,M. (1971). La Tapisserie. Genève: Les Editions de Bonvent.
Hendy, David, Noise ¿ A Human History of Sound and Listening, London: 2013, Profile books.
Langlois, N., PERRIER,M. (1974). La Tapisserie. Creation-Execution. Ottawa: Les Editions de l´Home.
Leavy, P. (ed.) (2018). Handbook of Arts-Based Research. New York: The Guilford Press.
Ribeiro, Luís Cláudio, O Mundo é Uma Paisagem Devastada pela Harmonia, Lisboa: 2011, Vega.
Santos, J. (2010). Fotografia – Luz, Exposicão, Composicão, Equipamento. V.N.Famalicão: Centro Atlântico.
Santos, J. (2015). Fotocomposição, Princípios, Técnicas e Inspirações. Para Criar Fotografias Únicas. V.N.Famalicão. Centro Atlântico.
Thomas,M. ; Manguy,C.; Pommier,S. (1985). L’Art Textile. Genève: Skira.

Observações

No presente ano letivo, devido (Covid 19) foram efetuadas algumas adaptação neste programa. Estratégias Adaptadas:
Realização de sessões síncronas via Microsoft Teams/Zoom no horário da aula, sempre que possível, para apresentação e exploração de conteúdos, acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas;
Disponibilização de documentos para consulta no moodle;
Fóruns de debate no moodle, organizados por tipologia de equipamentos e programas informáticos.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 08:46:39 Última actualização: 2010-07-19