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Técnicas de Som

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: OP00027    Sigla: TS
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 12 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Barreto Xavier   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

PROGRAMA (ALTERADO COVID19)

- Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre o fenómeno do som, sua origem, propagação, captação e edição;
- Habilitar os alunos a realizar trabalhos simples em áudio, dominando os equipamentos digitais essenciais para que possam utilizar esses conhecimentos nas múltiplas áreas do audiovisual;
- Gerir e selecionar técnicas e tecnologias adequadas a cada tipologia de edição sonora;
- Montar e editar áudio aplicando as técnicas e tecnologias adequadas.

Conteúdos programáticos

- O som (origem e representação gráfica);

- Propriedades e características do som (frequência, intensidade, timbre e duração);

- Software de gravação e edição PROTOOLS: edição e processamento de fontes sonoras (equalização, compressão, ganho, filtros); sequenciação e sobreposição de materiais sonoros; ambientes e efeitos especiais, mistura e masterização).

Software

PROTOOLS

Palavras Chave

Ciências tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia do som


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

- Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da comunicação social, pretende contribuir para a compreensão dos produtos áudio como elementos críticos face ao envolvimento e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza áudio.

- Os conteúdos programáticos encontram-se traçados para a aquisição de competências de técnicas de som que permitam uma melhor integração destas ferramentas no manuseamento áudio na comunicação social.

- A progressão na abordagem dos conteúdos permite aos estudantes compreenderem a importância das técnicas de som, para que possam criar produtos áudio que transmitam com rigor e criatividade claramente um produto de comunicação.

Metodologias de ensino

As sessões serão centradas nas plataformas moodle e teams em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de materiais variados. O processo compreenderá:

- Audição e análise de excertos áudio;
- Manipulação de diferentes ferramentas de edição áudio no software PROTOOLS;
- Elaboração de diferentes produtos áudio individuais;
- Realização de dois produtos áudio individual;

Participação dos estudantes / Espera-se que cada aluno:

(a) participe, nas plataformas convencionadas, na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos;
(b) leia, visualize, analise e esteja preparado para discutir os materiais de apoio apresentados;
(c) execute os trabalhos programados.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, deem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

- Uma componente forte da UC está relacionada com a teoria do som, através da explicação da sua componente física, fisiológica e psicológica, para que os estudantes estejam aptos a compreender os fenómenos relacionados com a acústica;

- A componente prática pretende habilitar os estudantes a manusear os equipamentos básicos de som, interiorizando assim os conhecimentos teóricos e desenvolvimento da sensibilidade técnica necessária à execução de trabalhos de áudio para diversos suportes.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:

I) Avaliação Formativa (processo) 40%
- Participação nas componentes teórico-práticas de áudio;
- Discussão on-line dos temas propostos;
- Realização, apresentação e discussão de experiências áudio individuais;

II) Avaliação Sumativa - 60%
- Produto áudio final 1 - 20%
- Produto áudio final 2 com reflexão escrita - 40%.

Em caso de impossibilidade de participação nos momentos de avaliação, a avaliação será realizada por exame em data a definir pela Direção (exceto estudantes com estatuto especial, ver ponto 9).

Classificação
A avaliação final da UC será afixada no portal da ESE/IPS em data conforme calendário letivo, resultando das avaliações parcelares descritas anteriormente, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

A avaliação das UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, podendo ser contínua ou periódica, sempre com possibilidade de exame final, exceto a UC de Estágio.
Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Regime de assiduidade

A aprovação desta UC está sujeita ao cumprimento dos seguintes requisitos:

- Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a UC poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com os docentes da mesma. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.

- Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a UC, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

LANGFORD, Simon (2013) - Digital Audio Editing - Correcting and Enhacing Audio in ProTools, Logic Pro, Cubase e Studio One, Focal Press
PURCELL, JOHN (2013) - Dialogue Editing for Motion Pictures - A Guide to the Invisible Art, Focal Press
BARLETT, Bruce (2009) - Pratical Recording Techniques, Burlington, Focal Press.
FERREIRA, Daniela & PAIVA, José (2008) - O Áudio na Internet. Uberlândia. Edibras.
GOTTLIEB, Gary (2007) - Shaping Sound in the Studio and Beyound: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar.
FONSECA, Nuno (2006) - Introdução à Engenharia do Som, Lisboa, Lidel.

Observações

O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
- Componente 1 (40%)- teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1 hora.
- Componente 2 (60%)- apresentação (10 minutos) e discussão oral (20 minutos) de produto áudio no dia do exame.

O produto será realizado pelo estudante, mediante enunciado fornecido préviamente pelo docente.

Opções
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